segunda-feira, 4 de julho de 2011

Boxeadores uruguaianenses dão “sangue” Porto Alegre

Rafael da Costa Rosa representou Uruguaiana no último final de semana em mais uma etapa do Campeonato Gaucho de Boxe. O atleta apresentou excelente desempenho, superando seus adversários e vencendo as duas lutas disputadas. Com os resultados, Rafael confirma o crescimento que vem sendo constatado em suas lutas. Se para Rafael, o final de semana foi de sorte, para o boxeador uruguaianense Luciano Romeiro o momento foi de indignação. Apesar da superioridade em ringue, ele foi derrotado pelo porto-alegrense, Thiago Casado, por 2 a 1. Mesmo derrotado, Luciano manteve o cartel positivo de duas vitórias contra uma derrota no campeonato de boxe. Os vídeos das lutas estão disponíveis no Youtube. Para assistir é só digitar no espaço de procuras: boxeadores uruguaianenses em POa, 03 de julho 2011.
'Insensato Coração'
A personagem Norma deve ter um final trágico em "Insensato Coração", de acordo com a previsão do autor da trama, Gilberto Braga. Ele explicou, em entrevista para o "Fantástico", da "Rede Globo" que ela não deve ser feliz. "Desde que ela aparece no início como vítima, eu acho que a gente sente o sopro da tragédia. Provavelmente vamos optar por um final trágico para ela", destacou Braga. "A Norma no fundo é apaixonada pelo Léo. Ela quer ter o Léo para ela. Espero que o público goste, porque ela vai passar um mês se vingando dele", completou. As cenas de vigança já começaram a ir ao ar na trama do horário nobre da "Globo", na semana passada.

Nicole Bahls e Juju Salimeni
Por causa da briga protagonizada esta semana pelo Twitter, as panicats Nicole Bahls e Juju Salimeni não participaram do programa “Pânico na TV” neste domingo, 3. Nicole buscou refúgio em Londrina, no Paraná, onde vive a família. “Queria agradecer a todos pelas palavras de apoio. Estou em Londrina, vim para o meu refúgio, família. Beijos com lágrimas”, escreveu a morena no Twitter, para depois complementar: “Acredito e confio muito em Deus, ele sabe o que faz. Acredito que tudo é para o bem. Nada é por acaso.” Juju também usou sua página no microblog para comentar sua ausência no programa. “Eu não tinha noção do quanto eu sou amada! Muito obrigada por tudo, galera! Quando eu souber de alguma coisa vocês também saberão.” As informações são do Ego.

Carrossel
Na próxima semana, o SBT inicia os testes para o elenco da versão nacional da novela "Carrossel".
Na primeira fase serão testadas 400 crianças, sendo 40 por dia. A ideia é selecionar 15 crianças, com idades entre 7 e 9 anos. Simultaneamente, a emissora já pensa em outros atores para comporem o elenco adulto da trama. De acordo com informações do jornal Agora São Paulo, a atriz Maria Pina, que atualmente vive a Babi em "Malhação", da Globo, está sendo sondada para viver a professora Helena. Seu contrato com a emissora carioca vence em setembro. O remake de "Carrossel" será escrito por Íris Abravanel (de "Revelação" e "Vende-se um Véu de Noiva") e terá direção geral de Del Rangel ("Dance Dance Dance", "Vende-se um Véu de Noiva" e "Uma Rosa com Amor"). A trama está prevista para estrear em março de 2012.

Leandro Hassum
Depois de Faustão e Fabiana Karla, outro artista da Globo gostaria de fazer uma cirurgia para perda de peso. De acordo com o jornal Extra, o humorista Leandro Hassum, no ar em "Os Caras de Pau", pretende perder boa parte de seus quase 130 quilos. A também comediante Fabiana Karla tem dado dicas a Leandro sobre a cirurgia e o pós-operatório. Porém, via Twitter, Leandro Hassum desmentiu a informação: "Ola amigos so queria desmentir info q saiu de q vou operar estomago. Mentira violenta. Sou muito feliz gordo.

UNIPAMPA presente na interiorização do Governo do Estado

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participou da intensa programação que marcou a interiorização do Governo do Estado em Bagé, nesta sexta-feira, 1º de julho. Pela manhã, a Universidade, representada pela reitora Maria Beatriz Luce, esteve presente na reunião de trabalho que marcou a instalação do governo e do secretariado na cidade, realizada no Ginásio da Escola São Pedro. Na oportunidade, foram firmados um protocolo de cooperação entre a Secretaria de Estado de Educação, a Unipampa e a UFRGS, para fomentar a educação de qualidade social na rede municipal e estadual de Bagé, além de uma carta de intenções de cooperação entre a Instituição e a Companhia Riograndense de Mineração (CRM). Os secretários puderam apresentar à comunidade os esforços que vêm sendo realizados em prol da região de Bagé e dar conhecimento sobre os atos assinados ou com execução iniciada na ocasião. O governador Tarso Genro falou sobre a relação de transparência que o governo procura firmar com a sociedade e a importância do exercício democrático da crítica e acompanhamento constante pela Universidade. “Queremos transformar Rio Grande do Sul num exemplo para a democracia mundial. A crítica pública deve controlar o exercício de governo”, afirmou. A reitora Maria Beatriz Luce considera que processos de interiorização do governo como essa prestigiam muito o trabalho das comunidades locais, em suas prefeituras e órgãos estaduais e federais. “Temos sido recompensados com medidas e projetos auspiciosos para o desenvolvimento da região”, comemorou.
Durante o dia, a UNIPAMPA também esteve presente no Mutirão Social realizado na Praça Silveira Martins. No espaço foram apresentadas algumas das produções de alunos e professores da Universidade, como experimentos do curso de Física, apresentação do grupo Vozes do Pampa, além da interação com a comunidade.

Secretária visita o Campus
Durante a tarde, o Campus Bagé recebeu a visita da secretária adjunta da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Ghissia Hauser, acompanhada do diretor administrativo da Secretaria, Gilmar Valadares. Além disso, um debate sobre tecnologias livres para inclusão, governança e cultura digital reuniu representantes do Gabinete Digital do governo, da SEDUC, Procergs, do IF-SUL, da URCAMP, da prefeitura e sociedade com a UNIPAMPA, sob a mediação do diretor do Campus Bagé, Fernando Junges. Os membros da Secretaria conheceram a estrutura do Campus Bagé em visita acompanhada pela reitora e pelo coordenador Acadêmico, Carlos Betemps. A secretária e o diretor administrativo se mostraram bem impressionados com as instalações modernas do prédio, e puderam conhecer salas de aula, laboratórios, biblioteca, além de interagir com professores e estudantes. Eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento da UNIPAMPA e congratularam seu papel decisivo para o desenvolvimento da região e da ciência e tecnologia.

Banco de Sangue mobiliza a sociedade em prol dos portadores de leucemia

O Banco de Sangue de Uruguaiana dá inicio no próximo dia 15, a Campanha de Doação de Medula Óssea. Durante dois dias, a comunidade será mobilizada através de várias ações. Para ajudar na campanha, o Banco de Sangue recebeu do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 500 kits para a coleta de material. Os profissionais do setor estarão recolhendo doações das 8h às 18h, na Praça Barão do Rio Branco. O número de doadores de medula óssea cadastrados no Brasil cresce a cada ano. Mas a diversidade étnica do país, com a mistura de descendentes de tantos povos, acaba tornando mais complicado encontrar doadores compatíveis. Atualmente, 1.200 pessoas esperam por uma doação.
Com 2,2 milhões de inscritos no registro de doadores de medula óssea, o Brasil ocupa o terceiro lugar mundial, atrás dos os Estados Unidos, com nove milhões de doadores, e da Alemanha, com 5 milhões. Em um congresso recentemente, especialistas discutiam como aumentar e tornar mais eficiente o registro de doadores brasileiros. “Essa mistura que ocorreu no Brasil pelas correntes de imigração dificultam muito se encontrar um doador no exterior (...) Precisamos ter muito doadores, mas precisamos ter doadores vindo de todas as regiões do país, para que a gente possa ter a representatividade da própria população brasileira", explicou o coordenador do Centro de Transplante de medula óssea do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Luiz Bouzas. Por outro lado, essa mesma diversidade genética torna os brasileiros importantes para o cadastro mundial. O país é tão diversos que se pode encontrar doadores compatíveis para brasileiros, alemães, japoneses ou africanos.

O que é transplante de medula óssea?
É um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável. O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente. No transplante alogênico a medula vem de um doador. O transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical.

Quando é necessário o transplante?
Em doenças do sangue como a Anemia Aplástica Grave, Mielodisplasias e em alguns tipos de leucemias, como a Leucemia Mielóide Aguda, Leucemia Mielóide Crônica, Leucemia Linfóide Aguda. No Mieloma Múltiplo e Linfomas, o transplante também pode ser indicado.

Anemia Aplástica: É uma doença que se caracteriza pela falta de produção de células do sangue na medula óssea. Apesar de não ser uma doença maligna, o transplante surge como uma saída para 'substituir' a medula improdutiva por uma sadia.

Leucemia: É um tipo de câncer que compromete os glóbulos brancos (leucócitos), afetando sua função e velocidade de crescimento. Nesses casos, o transplante é complementar aos tratamentos convencionais.

O que a população pode fazer para ajudar os pacientes?
Todo mundo pode ajudar. Para isso é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e gozar de boa saúde. Para se cadastrar, o candidato a doador deverá procurar o hemocentro (Banco de Sangue), onde será agendada uma entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue (5 ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador). Os dados do doador são inseridos no cadastro do REDOME e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação. O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral, e requer internação de, no mínimo, 24 horas.

Crise dos arrozeiros atinge lojistas de Uruguaiana e região

A falta de renda que afeta os arrozeiros devido aos baixos preços do produto começa a preocupar os lojistas dos municípios do Rio Grande do Sul que vivem da produção do grão. Segundo os empresários do setor de varejo, algumas atividades comerciais comuns em época de colheita, como reformas, construções e troca de móveis, não estão acontecendo. O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado (FCDL-RS), Vitor Augusto Koch, disse ontem que o nível de consumo em pelo menos 143 municípios que dependem da produção arrozeira teve retração. Koch alerta que a perda de renda impacta na economia destas regiões.  – Por exemplo, em Uruguaiana, esta questão do preço do arroz afetará o meio circulante em mais de R$ 115 milhões. Como consequência afeta o rendimento do próprio município, que está na ordem de uma falta de arrecadação de R$ 8 milhões – informa.
Para que não haja aumento da inadimplência, Koch orienta que os comerciantes analisem com cautela casos de pedidos de crédito na hora das compras. O ideal, conforme o dirigente, é que as condições de pagamento sejam adequadas de forma a não elevar a dívida do produtor e que o comerciante não fique sem receber pelo produto ou serviço.

Depois da Operação Mercosul, camelôs voltam a vender óculos de grau

Cerca de 20 dias após as Polícias de Uruguaiana terem apreendido mais de 500 óculos de grau falsificados em algumas das bancas do Camelódromo local, o comércio ilegal volta a ser colocado em prática e as lentes falsas voltam a ser adquiridas sem nenhuma precaução. Na tarde de ontem, nossa reportagem esteve no Camelódromo e encontrou óculos de grau a venda em pelo menos cinco bancas. O produto sem procedência fiscal e que pode prejudicar a visão do cliente, é vendido a pouco mais de R$ 20. Em uma das bancas, tentando convencer o cliente da qualidade do produto, a vendedora disse que os óculos foram adquiridos em ópticas paraguaias e que possuem controle de qualidade no País de origem. Explicou que como lá o produto é mais barato, os camelôs os adquirem com o propósito da revenda. Quem compra um simples par de óculos de sol está sujeito a doenças oculares como fotoalergia, pterígio, ceratite, catarata, degeneração da visão central e câncer de pele na região das pálpebras. No caso dos óculos de grau, existem riscos de irritação cutânea, reações tóxicas e danos às pálpebras. Os óculos escuros falsos dilatam a pupila, o que aumenta a entrada de raios UVA e UVB, prejudiciais à saúde. Se fosse uma empresa, a pirataria de produtos seria uma das mais bem-sucedidas do mundo. Tão lucrativa quanto o tráfico de drogas ou de armas, a falsificação é uma instituição organizada com presença garantida em quase todos os mercados populares ao redor do globo. Possui uma rede eficiente de fabricantes, despachantes, atravessadores, vendedores, trabalha com produtos de diversos segmentos e tem um batalhão garantido de consumidores. A melhor forma de evitar estes crimes, ainda é a conscientização e a geração de emprego.

Painel - Ed. 1844

Competência
Parece mentira, mas 14 dias após um acidente ter vitimado a sinalização de uma das mais importantes esquinas da cidade, entre as ruas Duque de Caxias e Dr. Maia, a secretaria de Obras e Serviços Urbanos ainda não conseguiu restaurá-la.

Competência II
E também não conseguiu estabelecer uma sinalização adequada que, ao menos, minimizasse os acidentes que se repetem, com riscos constantes a motoristas, e também a pedestres. Certamente estão esperando que alguém perca a vida ali.

Conta d’água
Tem muito malandro pensando que não precisa mais pagar a conta da Corsan. Abram o olho. Calote não.

Niver
A forasteira Rede Vivo, oriunda de Santa Maria, embora ainda não tenha conseguido mostrar a que veio, comemorou no último sábado um ano de Uruguaiana. A escassa clientela foi bem tratada, com pipoca e cachorro quente. Parabéns.

Mesa farta
Embora nas conversas de esquina se encontre mais “pé rapado” do que arrozeiro reclamando do preço do arroz, o produto nunca esteve tão gostoso, e farto, na mesa da população. Algumas marcas custam menos de R$ 1 o quilo nas gôndolas dos supermercados. E se depender de Dilma, o todo poderoso mercado vai continuar mandando no preço.

Mesa farta II
A propósito, mesmo com preços aviltantes, os arrozeiros estão engajados na preparação do plantio. Por certo, estão de olho nos prejuízos com a safra vindoura.

Moral de cuecas
Toda empresa nova que se estabelece em Uruguaiana tem, por obrigação, oferecer acessibilidade, mas muitos órgãos da administração municipal não oferecem essa condição aos usuários. O segundo andar da Prefeitura, um exemplo; o Caps, outro; o segundo andar da secretaria de Saúde, também – lá, por exemplo, os alquebrados e os velhinhos que precisam de requisições, encaminhamentos, e até remédios, precisam rastejar na escada em busca de atendimento. Assim como Lula, Felice também não deve saber de nada disso.

Prejuízos à fronteira
O João Baptista Goulart confirmou que dos delegados de Uruguaiana poderá ser transferido a Alegrete nas próximas semanas. Segundo Goulart, o delegado da cidade vizinha pediu transferência, alegando problemas pessoais.

Prejuízos à fronteira II
Não se sabe ainda qual delegado deixará a cidade. O titular da Defrec, Thiago Carrijo, disse que não tem intenção de deixar o município; Jader Duarte assume haver a possibilidade de sua transferência, mas também diz que identifica-se com a cidade. Além da transferência, dois delegados aprovados num concurso, também estariam de malas prontas. Dos sete, dois ou três fecharão em Uruguaiana.

Grenal da solidariedade
Uma Kombi lotada de agasalhos. Este foi o resultado principal do Grenal da Solidariedade promovido pelo vereador Ronnie Mello no final de semana. Os gremistas venceram os colorados por 8 a 7, mas os grandes vencedores do evento foram os uruguaianenses carentes.

Consulta Popular
Uruguaiana escolheu na tarde de ontem, as demandas que integrarão a Consulta Popular 2011. Dez opções foram colocadas a votação e três delas escolhidas. As demandas escolhidas serão votadas pela comunidade ainda neste mês. O setor mais votado receberá verba do Governo Estadual. No ano passado, através da Consulta Popular, a Corporação de Bombeiros, recebeu a doação de uma ambulância, a qual está parada no pátio da Instituição, aguardando concerto.

Inauguração
O Ministério Público do Trabalho (MPT) inaugura novas instalações em quatro unidades no Interior do Rio Grande do Sul: Pelotas, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana e Novo Hamburgo. No município, a inauguração acontece nesta quarta-feira, 6, às 17h30min, na rua General Bento Martins, 2497, conjunto 1602 (edifício Dom Félix). A abrangência local é sobre dez municípios: Alegrete, Barra do Quaraí, Garruchos, Itaqui, Maçambará, Quaraí, Sant'Ana do Livramento, Santo Antônio das Missões, São Borja e Uruguaiana.

Arraial
A Escola de Samba Os Rouxinóis realiza festa julina no próximo domingo. O evento será na sede dos verdes.

Imperadores do Sol
A Escola de Samba Imperadores do Sol realizou no domingo à tarde, a sua festa em homenagem a São João. Houve mateada e bancas com brincadeiras.

Dia de campo
No dia 30 de junho, foi realizado um dia de campo, na localidade de João Arregui, na propriedade da produtora Márcia Pedrazzi Fumagalli, sobre cultivo de noz pecã. Esta propriedade foi uma das pioneiras no cultivo de nogueiras no município de Uruguaiana. A partir deste primeiro cultivo, outras propriedades estão ingressando na atividade, tanto em Uruguaiana quanto na Barra do Quarai. O dia de campo teve como objetivo visualizar o pomar implantado e nivelar informações a respeito do cultivo, bem como observar a tecnologia de ponta empregada nesta propriedade.

Água
A Corsan informa à comunidade que a última conta de água cobrada pela Companhia será baseada na média de consumo dos últimos seis meses. Os consumidores receberão a fatura nos próximos dias. A fatura da Foz do Brasil será remetida a partir do dia 24, quando a empresa completará um mês de atividades em Uruguaiana.

Ed. 1844

  1. Esvaziando prisões
  2. Prejuízos à fronteira II
  3. Prejuízos à fronteira
  4. Inauguração
  5. Niver
  6. Conta d’água
  7. Competência
  8. Competência II
  9. Consulta Popular
  10. Grenal da solidariedade
  11. Imperadores do Sol
  12. Moral de cuecas
  13. Mesa farta
  14. Mesa farta II
  15. Arraial
  16. Dia de campo
  17. PP de Uruguaiana participa de evento Nacional
  18. “O PP gaúcho é o farol do partido no país”, disse Dornelles no Encontro Nacional da sigla
  19. Deputado Heinze encaminha mais de R$ 1 milhão à Uruguaiana para compra de máquinas
  20. Artigo - RS no com à pobreza extrema
  21. Ana Amélia estará em Uruguaiana nesta sexta-feira
  22. Crise dos arrozeiros atinge lojistas de Uruguaiana e região
  23. Banco de Sangue mobiliza a sociedade em prol dos portadores de leucemia
  24. Depois da Operação Mercosul, camelôs voltam a vender óculos de grau
  25. Anunciada construção de nova ponte entre Brasil e Paraguai
  26. Apreensões de contrabando sobem 51% até abril, diz Fisco
  27. SDAERGS realiza interiorização nesta semana
  28. Países do Mercosul discutem defesa comercial conjunta
  29. Produtores do Centro-Oeste se frustram com exclusão em limite de crédito adicional para custeio
  30. Embrapa apresenta variedades de batatas melhoradas e com potencial de plantio
  31. Médicos-veterinários e zootecnistas elegem nova diretoria do CRMV-RS
  32. Petrobras Biocombustível adquire 50% de usina de biodiesel em Passo Fundo
  33. Atuação do professor em relação ao aprendizado das crianças
  34. UNIPAMPA presente na interiorização do Governo do Estado
  35. Programa Ativa Idade inicia atividades com idosos em Uruguaiana
  36. MEC divulga segunda lista de chamada do SiSU do meio do ano
  37. Arte Sesc promove lançamento de romance policial em Uruguaiana
  38. Município recebe programação cinematográfica em julho
  39. ‘Insensato Coração’
  40. Nicole Bahls e Juju Salimeni
  41. Carrossel
  42. Leandro Hassum
  43. Um caldo no inverno esqueta e reúne amigos
  44. Sopa de milho
  45. Canja de galinha
  46. Caldo de Feijão
  47. Creme de Couve-Flor-
  48. Sopa creme de legumes
  49. Creme de batata e salsa
  50. Crianças da Zona Leste participam da 1ª Ronda do Atletismo
  51. Atletas conquistam títulos no Panamericano de Judô e Copa Kobayashi
  52. Boxeadores uruguaianenses dão “sangue” Porto Alegre
  53. Sabe Tudo – Substituto
  54. Mais um motorista bêbado é preso após provocar acidente
  55. Polícia manda Gordo e Fufa para o xadrez
  56. Vereador se envolve em acidente no centro da cidade
  57. BM recupera veículo furtado do estacionamento