quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Ed. 2069

PMU perde e Viação Pastoril tranca licitação outra vez
Crítica sem autocrítica
Acidente
Guarda escolar
Falta de quórum
Usina 
13º salário
Damas de Caridade
Amigos do Canil
Chapa do HB 
Horários especiais
Horários especiais II
Horários especiais III
Horários especiais VI
Câmara confirma nova parceria com o “Fornecer”
Disque 100 recebeu mais de 120 mil denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes
Estados terão R$ 28,5 milhões para qualificar gestão do SUS
Prefeito atribui a Unimed suas falhas administrativas e salários atrasados
Tunico da Vila agora é Rouxinóis
Músicos recebem homenagem da Câmara
Império lança enredo em noite iluminada por Jorge Aragão
Ronnie recebe homenagem em Porto Alegre
MPF garante na justiça restrição publicitária de bebidas alcoólicas
Mudança em lei sobre possibilidade de MP propor ação por injúria racial não atinge fato ocorrido antes
Ironia de advogado em sessão do Júri não é desacato
Delegado dá dicas e fala sobre o fácil acesso de bandidos a residências
Militar não pode ser punido antes de se defender
Homem é baleado na Setembrino
Delegado regional batalha pela vinda de novos delegados
Polícia busca pistas sobre o paradeiro do assassino do irmão errado
Avaliação aponta melhora em todos indicadores de 2008 a 2011
Senac Uruguaiana inscreve para Cursos Técnicos
Olimpíada premia os estudantes vencedores da terceira edição
Arte Sesc apresenta sessões gratuitas de Contação de Histórias
Venda de ‘O Livro Maldito’ pode ser proibida no Brasil
Livro elege os mais curiosos golpistas da história do Brasil; ouça autor
Filme sobre morte de Bin Laden terá lançamento especial em Washington
Cuide do seu amigo com carinho e respeito
Periodontite
Você já escovou os dentinhos do seu pet hoje?
Filme De Pernas Pro Ar faz vendas de sex shop alavancarem
Fazenda de Verão: Flávia ameaça “agarrar” Dan na próxima festa

CineSesc de Rua está em Uruguaiana

Com o objetivo de facilitar o acesso das comunidades gaúchas ao cinema, o projeto CineSesc de Rua promove diversas sessões gratuitas da sétima arte durante o mês de dezembro. Dentre as várias cidades gaúchas, os moradores de Uruguaiana terão a oportunidade de participar do projeto no dia 12, às 21h, com o filme franco-belga “O Pequeno Nicolau”. A exibição ocorre na Praça do Exército (em frente ao QG).

A iniciativa do Sistema Fecomércio-RS/Sesc apresenta a comédia, dirigida por Laurent Tirard, que conta a história de Nicolau (Maxime Godart), que leva uma vida tranquila, sendo amado por seus pais e com diversos amigos, com os quais se diverte um bocado. Um dia ele surpreende uma conversa entre os pais, a qual faz com que acredite que sua mãe está grávida. Ele logo entra em pânico, pois acredita que assim que o bebê nascer ele não mais receberá atenção e será abandonado na floresta, assim como ocorre nas histórias do pequeno Poucet, de Perrault. A classificação indicativa do filme é de 12 anos.

Para participar da sessão gratuita basta levar cadeiras e chegar com antecedência. Mais informações podem ser obtidas diretamente no Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984) pelo fone (55) 3412-4624.

Bolsista que não voltar ao país pode ter dívida anistiada

Brasileiros que fazem pós-graduação em outros países com bolsas do governo federal poderão permanecer no exterior após a titulação sem ter a obrigação de devolver o dinheiro investido à União. A decisão ficará a cargo de uma comissão de especialistas, que julgará a "relevância para o país ou para a humanidade" das atividades desenvolvidas pelos brasileiros após o término da pós no exterior. A decisão é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que publicou uma portaria no Diário Oficial da União (DOC) no fim de setembro, e é alvo de crítica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 

Até então, a legislação brasileira determinava que, terminado o prazo da bolsa de estudos no exterior, o beneficiado deveria voltar ao Brasil dentro de 90 dias. Ele deveria permanecer aqui por um intervalo equivalente ao do período de estudos em outro país. O objetivo era fazer com que o ex-bolsista continuasse as pesquisas aqui, aplicando o conhecimento adquirido fora do Brasil. 

As regras antigas continuam valendo, mas agora os bolsistas que desejarem parmanecer no exterior terão a chance de provar vínculo com pesquisas de relevância. "A ideia não é facilitar a permanência do bolsista no exterior. É criar mecanismos mais afinados para entender e avaliar por que esse estudante não voltou", diz Denise de Menezes Neddermeyer, diretora de relações internacionais da Capes. "Até então, quando recebíamos um pedido de permanência, automaticamente dizíamos não. Agora, vamos examinar com cuidado." 

Nos últimos dez anos, 19.758 brasileiros foram fazer pós-graduação no exterior com bolsas da Capes. Desses, 380 não retornaram ao país dentro do prazo exigido - o que representa quase 2% do total. 

Os pedidos de ex-bolsistas para permanecerem no exterior vão para uma auditoria interna na Capes. Os processos encerrados na coordenação são enviados à Controladoria-Geral da União (CGU) e depois ao Tribunal de Contas da União (TCU), que inicia outro processo de investigação das contas. 

Segundo Denise, atualmente há 52 processos em fase de apuração relativos a bolsistas que não cumpriram o termo de compromisso assumido com a Capes. Desses, seis estão em fase de cobrança judicial, totalizando 1,3 milhão de reais. 

Não existe um cálculo exato do valor que esses ex-bolsistas devem à União - é necessário consultar cada processo no TCU individualmente -, mas estima-se que cada dívida gire em torno de 400.000 reais, considerados juros e correção monetária. "Essa dívida é com o erário, com a sociedade e a União. São cidadãos que devem ao Estado", diz Denise. Ainda assim, para Denise, o número de bolsistas que não retorna é pequeno em comparação com o de bolsas concedidas. "Não é comum os bolsistas ficarem no exterior. A taxa de permanência é baixíssima. Eles voltam, especialmente agora que o mercado brasileiro está aquecido." 

Críticos discordam da nova postura adotada pela Capes. Para Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o texto da portaria da Capes é confuso e pode abrir margem para que muitos ex-bolsistas não retornem ao país, já que toda pesquisa financiada com dinheiro público é relevante. "A solução para o problema não é abrir a porta. Pesquisa que não é relevante não é financiada. Como avaliar o que é relevante? Do jeito que a portaria está escrita, abre um precedente para os milhares de bolsistas que viajam todo ano não voltarem", avalia. 

Para Helena, a Capes deveria analisar cada caso individualmente, sem ter uma portaria. "Não dá para legislar em cima da exceção", diz. Para ela, nem o fato de a pesquisa ser relevante justificaria o não retorno ao país. "Ele tem de voltar. Se não quiser, tem de devolver o dinheiro para a União."

Critérios do Governo Federal apontam: Vivemos uma epidemia de homicídios

Vinte homicídios e um latrocínio retratam a falta de investimentos dos Governos no setor de segurança pública em Uruguaiana. Foram registrados 21 assassinatos só neste ano e na grande parte dos casos, os assassinos ou vítimas estavam ligados ao mundo do crime. Segundo regras adotadas pelo Governo Federal e apresentadas no site do Governo, a contagem de casos se faz a partir de uma porcentagem, ou seja, conta-se um homicídio/mês a cada 100 mil habitantes e a cidade que ultrapassar este número é apontada como um centro de violência. A referência utilizada nestes casos é de epidemia de crimes. Fala-se em índices estaduais, em aumento geral da criminalidade, porém, nada se fala sobre soluções. O próprio secretário de Segurança do RS, Airton admitiu a onda de insegurança que assola o Estado comparando Porto Alegre a São Paulo. Na comparação, Michels destaca que o RS nunca esteve tão violento e que Porto Alegre está mais perigosa que São Paulo. Ele atribui os crimes a acertos de conta, a violência doméstica e disse que entende a preocupação da comunidade. 

Investimentos
Ontem pela manhã, a Brigada Militar deu início a Operação Papai Noel. Durante a cerimônia realizada na Praça do Barão, foi oficializada e entrega de viaturas à instituição. Foram entregues ao Comando, três novas viaturas, angariadas através do empenho da comunidade. Sabedores da necessidade do setor e motivados por campanhas feitas através dos órgãos de segurança, os uruguaianenses foram às urnas e votaram a favor da área de segurança em Consulta Popular. As viaturas foram adquiridas com recursos de programas estaduais, porém foi o empenho dos munícipes que garantiu novos veículos à BM. Apesar da conquista, os investimentos são irrisórios, se levados em consideração os dados e tempo que Uruguaiana ficou sem receber nada. Para se ter uma ideia, os automóveis utilizados por nossos policiais só estão nas ruas devido ao empenho do Comando, do Consepro e pessoas que se dispõe a ajudar. Se dependessem do Governo do Estado, as viaturas que já estavam em uso estariam até agora com pneus carecas, sem retrovisor ou motor fundido.

Delegados da PF questionam no Supremo instrução que limita entrevistas

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal ajuizou, no Supremo Tribunal Federal (STF), a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 270, na qual pede a concessão de liminar para suspender dispositivos da Instrução Normativa (IN) 13/2008 da Diretoria-Geral do Departamento de Polícia Federal, que proíbe a concessão de entrevistas por qualquer servidor, sem a interveniência da unidade de comunicação social respectiva. No mérito, pede que os dispositivos questionados da Instrução sejam declarados não harmonizados com os artigos 5º, inciso IV, e 220, caput e parágrafo 1º, da Constituição Federal (CF), que asseguram a liberdade de pensamento e de sua manifestação. Pede, também, que seja declarado não recepcionado pela CF, por arrastamento, o disposto no inciso I do artigo 43 da Lei 4.878/65 (norma que dispõe sobre o regime jurídico peculiar dos policiais civis da União e do Distrito Federal). 

O artigo 43, em seu inciso I, prevê como transgressões disciplinares as de “referir-se de modo depreciativo às autoridades e atos da administração pública, qualquer que seja o meio empregado para esse fim”. 

Por seu turno, dispõe a IN 13/2008, em seu artigo 8º, que a comunicação social da Polícia Federal (PF) “será desenvolvida com fiel observância às normas emanadas das diretrizes e orientações técnicas do Sistema de Comunicação Social do Poder Executivo Federal, nos termos do Decreto 3.296/1999”. E, em seu artigo 31, prevê que, ”em consonância com os princípios, diretrizes e fundamentos jurídicos e regimentais da Política de Comunicação Social da PF, deverão ser adotadas as seguintes condutas na divulgação: XIX: “A proibição da concessão de entrevistas por qualquer servidor, sem a interveniência da unidade de comunicação social respectiva”. 

Alegações 
A entidade defende a liberdade dos policiais federais de se manifestarem em caráter pessoal, em situações nas quais não emitam declarações em nome da instituição. “A possibilidade de impedir que os policiais federais se manifestem, ou condicionar suas declarações à prévia autorização da direção da Polícia Federal, em situações nas quais estes não emitem declarações em nome da instituição, mas sim em nome próprio, na condição de cidadãos brasileiros, viola a liberdade de expressão, princípio que configura um dos pilares da nação, configurando absurdo de censura”, afirma a associação. 

“A ordem jurídica brasileira premia pela liberdade e, portanto, não recepciona práticas de censura como a que tenta impor o Departamento de Polícia Federal, que objetiva engessar quaisquer tipos de manifestações pelos servidores policiais federais junto aos órgãos da mídia”, sustenta ainda a entidade representativa dos delegados da PF. “Todos os cidadãos brasileiros têm o direito de se manifestar pacificamente perante a imprensa”, arremata. Segundo a associação, “na hipótese de o servidor se manifestar em nome próprio, não há qualquer necessidade de interveniência ou permissão da comunicação social da PF”. 

Em síntese, sustenta que, “com o advento da Constituição Federal de 1988, é de fácil percepção que a Instrução Normativa 13/2008 não guarda sincronia com a atual realidade jurídico-constitucional, chegando a ser redundante a assertiva de que, em respeito ao sistema de garantias e proteção ao livre pensamento, o constituinte não mediu esforços para afirmar que o Administrador não pode mais impedir que o indivíduo (administrado) expresse o que pensa sobre assuntos de seu interesse”. 

Embora admita que “o direito de crítica não assume caráter absoluto”, a entidade autora afirma que “não se deve perder de mente que a crítica, por mais dura, veemente, áspera ou contundente que seja, quando dirigida contra a conduta de autoridade pública que possua alto grau de responsabilidade pela condução dos negócios do Estado, não configura ilícito passível de repreensão, na esfera civil, penal ou administrativa, mormente quando devidamente apoiada no interesse público consubstanciado na necessidade de preservação dos limites ético-jurídicos dos detentores de poder”.

Dupla da moto vermelha é indiciada por 31 roubos

A Polícia Civil de Uruguaiana, no mês de dezembro, realizou o trigésimo segundo indiciamento de A.G.G., 21 anos, e A.M.M.M., 24 anos, os quais, após investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas - Defrec, foram presos no mês de julho, pela prática de diversos roubos perpetrados com uso de arma de fogo e uma motocicleta vermelha. A ação dos delinquentes se caracterizou pela prática, em alguns casos, de agressões físicas contra suas vítimas, geralmente mulheres. Na ocasião da prisão, foram apreendidos diversos objetos roubados pela dupla, muitos dos quais foram reconhecidos pelas vítimas. O delegado Rodrigo Duarte ressalta que a investigação sobre ação dos referidos homens permanece sendo realizada com o fim de identificar outras vítimas, visto que alguns dos objetos apreendidos ainda não tiveram sua origem esclarecida.
Esta prisão também faz parte das ações dos órgãos de polícia judiciária na repressão aos delitos de alta potencialidade ofensiva. Denuncie anonimamente através dos telefones (55) 3413-1951 e 197.

Caminhoneiro dispensado após assalto é reintegrado ao trabalho

A titular da 1ª Vara do Trabalho de Uruguaiana,  juíza Laura Antunes de Souza, determinou a reintegração do trabalhador (motorista), Nei Quadros da Costa, funcionário de uma empresa de transportes e logística localizada no Município. A juíza declarou nula a dispensa do motorista que sofreu um assalto durante deslocamento ao trabalho. Após o fato, a empresa demitiu o trabalhador ignorando o direito do mesmo ao auxilio - acidente de trabalho do INSS. O trabalhador ajuizou ação ao Ministério do Trabalho e a Juíza deferiu a reintegração, por entender que conforme o artigo 118, da Lei 8213/11, que o fato ocorrido era acidente de trabalho. “Art. 118. O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida pelo prazo mínimo de doze meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente de percepção de auxílio-acidente”. Nei foi reintegrado no último dia 7/12, acompanhado pelo vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Cargas de Linhas Internacionais do RS – Sindimercosul, Cesar Fresinghelli.

Cpers/Sindicato cruza os braços a dez dias do fim do ano letivo

Em assembleia geral realizada pelo Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Cpers) em frente ao Palácio Piratini ficou decidido que os professores da rede estadual de ensino vão paralisar as atividades nesta quarta-feira, dia 12 de dezembro. A medida será em protesto ao reajuste salarial do piso do magistério. 

A categoria exige o reajuste emergencial de 28,98% imediato e não parcelado em três vezes, conforme propõe o governo do Estado. A ideia do Cpers é pressionar o governador Tarso Genro, inclusive, durante as interiorizações, que devem ser realizada sem diferentes regiões gaúchas, e também tentar mobilizar os deputados. 

Em entrevista, o secretário estadual de Educação, José Clóvis Azevedo, disse que não acredita na manutenção do estado de greve. “Eles não estão mais dispostos a uma mobilização de uma greve que não tem nenhuma possibilidade de êxito”, comentou.

Justiça condena Felice a indenizar Mauro Brum

Depois de perder para o vereador Clemente Corrêa, foi a vez de Mauro Brum derrotar Sanchotene Felice ser na Justiça. O vereador havia movido Ação contra o prefeito no ano passado, logo após ter sido chamado de “diabólico” e “inimigo da nação”. As ofensas aconteceram durante o programa Uruguaiana Vencerá, em referência a votação do Piso do Magistério. Os vereadores da oposição votaram a favor do Magistério e contra a proposta de reajuste apresentada por Felice. Aquela não foi a única vez que Mauro foi atacado pelo prefeito. Após votar contra a proposta para a criação do aterro sanitário, Mauro também foi ofendido através do espaço radiofônico pago com o dinheiro público. Mauro votou contra por considerar a área destinada à construção, inadequada, já que ofereceria riscos ao meio ambiente da cidade. A Justiça estipulou que Felice pague multa de R$ 13 mil.

Comunidade cobrar fiscalização dos plantões de bebidas e festas de formaturas

A comunidade Uruguaianense se mobilizou neste final de semana para cobrar providencias ao prefeito eleito Luiz Augusto Schneider, no que diz respeito a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade. O pai de dois adolescentes pediu ao prefeito eleito que se dedique a cumprir a lei. “A lei existe e quem deve cumpri-la são os estabelecimentos. Fechem os estabelecimentos que não cumprirem”, disse o pai indignado. Ele destaca que as festas de final de ano estão chegando e que com elas a liberação de bebidas aos adolescentes é explicita. “As batidas devem ser feitas e os estabelecimentos que cumpram essa lei”, diz o pai que vai além e cita os nomes dos vereadores eleitos Ronnie Mello, Rafael Alves, Josefina Soares, Egídio Carvalho, Marcelo Lemos, Risso, Irani Fernandes, Dudu do Samba, Adalberto Silva, Rogério de Moraes e Jussara Osório. A intenção é questioná-los a prevenção.

O Comandante do 1º Batalhão de Policiamento de Fronteira, major Joni Alvin, disse que a ações preventivas serão intensificadas. “Estaremos intensificando a fiscalização e a realização de barreiras. Nossa intenção é acabar com o consumo de bebidas entre os menores de idade e punir as pessoas que estejam vendendo”. Quanto as festas de formatura, o Major explica que a regra é mesma aplicada nos clubes. “Se houver denúncia e flagrante de pessoas comercializando bebidas, os vendedores serão punidos”, ressaltou. As denúncias devem ser encaminhadas à BM, através do telefone 190.

Denatran e Dnit descartam existência de "indústria de multas" no País

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) descartaram na terça-feira (4) a existência de uma indústria de multas no País. Representantes dos dois órgãos participaram de audiência pública realizada pela Comissão de Defesa do Consumidor. O debate teve o objetivo de verificar os critérios usados na instalação de controladores de velocidade nas estradas brasileiras. Deputados questionaram, entre outros pontos, se as empresas que exploram esse serviço recebem um percentual por multa aplicada. O coordenador-geral de Operações Rodoviárias do Dnit, Romeu Scheibe Neto, respondeu, no entanto, que a cobrança é feita por faixa monitorada. "Se nós instalarmos lá e o equipamento não aplicar uma penalidade e é o que a gente mais deseja -- que aquele equipamento não registre nenhuma autuação -- eu pago pelo serviço prestado. Um equipamento que registra um milhão de autuações e um equipamento que não registra absolutamente nenhuma, o custo por aquela faixa monitorada é o mesmo", explicou. Os deputados também quiseram saber como os órgãos determinam a velocidade da via e a necessidade de instalação de pardais. Dilson de Almeida Souza, representante do Denatran, explicou que são feitos estudos que levam em conta diversos fatores. "A estrutura da via, o pavimento, a oferta que ela dá de dimensão e o tráfego de pedestres e veículos [são fatores]. Tudo é contado e levado em consideração", detalhou. 

Questões
O deputado Augusto Coutinho (DEM-PE), que sugeriu o debate, não ficou satisfeito com as respostas. "Você vai numa rodovia e em pouco espaço de tempo, você tem diversas velocidades, isso mais parece que é feito exatamente no sentido de que o condutor seja multado. É isso que a gente questiona”, respondeu. 
O parlamentar tem dúvidas se é feito um estudo pormenorizado sempre que uma nova lombada é instalada. “Vou fazer um pedido por escrito para que o Denatran me mande alguns desses estudos pormenorizados", relatou Coutinho.

Painel

Melhor amigo
A partir da edição de terça-feira, o Jornal CIDADE publicará, uma vez por semana, uma página dedicada aos animais de estimação. Serão dicas, histórias contadas por nossos leitores, além de novidades quanto á medicina veterinária. Imperdível. 

Acidente
Mais um veículo de transporte escolar se envolveu em acidente. O motorista trafegava pela Rua General Vitorino quando, ao cruzar a Rua Presidente Vargas, colidiu com um veículo Celta. A van estava levando crianças para a escola, sendo que uma delas ficou machucada. A condutora do Celta também ficou ferida.

Urucanto
A Prefeitura de Uruguaiana realizou no final de semana, o II Urucanto. Segundo os organizadores, o evento reuniu cerca de dez mil pessoas. 

Museu
Autoridades e convidados participaram na sexta-feira, da solenidade de inauguração do Museu Histórico Raul Vurlod Pont, localizado na Rua Tiradentes. Na oportunidade, a senhora Miriam Pont Beheregaray representou a Família Pont, e o advogado e professor Luiz Machado Stabile usou da palavra para agradecer, em nome dos familiares, a homenagem ao historiador Raul Pont. Ainda, simbolizando as doações, a professora Iara Maria dos Santos Saucedo entregou em comodato ao Município de Uruguaiana, uma Medalha datada de 1870 que foi recebida por seu bisavô, Francisco Gonçalves dos Santos, veterano da Guerra do Paraguai, e outros fotos e documentos históricos. 

Contação de Histórias 
Durante todo o mês de dezembro, o Arte Sesc – Cultura por toda parte promove em Uruguaiana ações voltadas à literatura e à formação de novos leitores. O projeto “Contação de Histórias” será realizado no Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984), de segunda a sexta, em dois horários, às 9h e 15h. Alunos de todas as escolas do município poderão entrar num mundo encantado através de uma história que faz o resgate dos principais valores do ser humano.

Contação de Histórias II
A obra “A alegria da joaninha”, do escritor Muff Singer, foi traduzida em muitos países e agora será apresentada pelas contadoras Márcia Guterres e Elke Bahi. Encantados pela vaidosa joaninha da literatura, as crianças aprendem o real sentido de valores como amizade, bondade, solidariedade e simplicidade. 

IPVA
Começa na quinta-feira (13) o pagamento do IPVA 2013. O contribuinte que fizer a opção de pagamento até 2 de janeiro receberá descontos que variam entre 8,5%, 18,2% e 23,05%. Os 8,5% valem para quem não tem direito ao desconto do Bom Motorista, e os 18,2% são para quem não teve multas entre novembro de 2011 e outubro de 2012. O desconto máximo, por sua vez, é concedido a quem não teve multas entre novembro de 2010 e outubro de 2012. Quem pagar até a data limite também se beneficia do desconto pela utilização da Unidade Padrão Fiscal (UPF) de 2011 (aproximadamente 5,5%). 

IPVA II
A base de cálculo para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é o valor médio de mercado com base em pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Para o IPVA 2013, haverá uma redução média de aproximadamente 12,8% do valor a ser pago em relação ao ano passado. A expectativa de arrecadação com o IPVA 2012 é de R$ 1,85 bilhão, sendo que 50% do valor pago pelo contribuinte ficam com o Estado e os outros 50% com o município onde o veículo foi emplacado.

IPVA III
Conforme o subsecretário adjunto da Receita Estadual, Newton Guaraná, a redução da base de cálculo deste ano no Rio Grande do Sul (média de 21,8%) resultou em valores finais mais baixos para o contribuinte, na maioria dos casos. O pagamento integral antecipado do IPVA com desconto de 5%, e sem a atualização da UPF, poderá ser feito somente até 02 de janeiro de 2013. A partir dessa data, o pagamento antecipado do imposto poderá ser feito até março com descontos no parcelamento. Para tanto, o proprietário do veículo precisa pagar a primeira parcela até 31 de janeiro - as duas subsequentes serão em fevereiro e março. Os descontos são de 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira. Proprietários que não optarem pelo pagamento antecipado terão seus vencimentos entre abril e julho, conforme a placa do veículo. 

IPVA IV
Os descontos para bons motoristas são de 10% e 15%, para quem não teve inserção de registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre novembro de 2011 e outubro de 2012 e entre novembro de 2010 e outubro de 2012, respectivamente.

Mega Bingo
Nesta terça-feira, a partir das 20h, no Clube Caixeiral um Mega Bingo. Dez rodadas, entre os prêmios: um Curso Completo de Informática; Vale compra no valor de R$ 300; e diversos eletrodomésticos. Adquira suas cartelas antecipadas na secretaria do clube. Leve quatro por R$ 10. 

Amigos do Canil
Grupo de Voluntários Amigos do Canil está organizando o Projeto encerramento das atividades 2012 Luz, Câmera Cão! Entre as atrações: Desfile de moda Pet que leva assinatura da grife Patinhas do Bem; Escolha do cão do ano; e escolha do cão mais parecido com o dono (eleito pelo voto popular). O evento será dia 17, às 19h, no Iate Clube Tamandaré. A renda será revertida para tratamento, alimentação e principalmente a castração de animais.

Sicredi e Ministério da Cultura apresentam: Rir e Poupar é só começar