sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Ed. 2070

  1. A apuração se impõe
  2. Convênio
  3. Convênio II
  4. Almoço da Cova
  5. Conselho de Saúde
  6. Conselho de Saúde II
  7. Piscinas
  8. Parabéns, Drª Sausan!!!
  9. Sindimercosul
  10. Do blog
  11. Uruguaianense no carnaval carioca
  12. Escola Agrícola
  13. Seminário debate estratégias para conservar o Bioma Pampa
  14. Votação da MP do setor elétrico será concluída na semana que vem
  15. Comissão especial aprova projeto que altera Lei Antidrogas
  16. Secretário afirma que enfermeiros que participaram de “festinha” em horário de expediente já foram punidos
  17. Aprovado projeto que garante maior isenção de imposto
  18. Vantagens aos celetistas são aprovadas
  19. Criação da Guarda é aprovada,nporém sem novos contratos
  20. Expectativa de crescimento econômico para 2013: Usina volta a operar
  21. Procon/RS divulga lista das 20 empresas campeãs de reclamações em 2012
  22. Ceia de Natal está 18,6% mais cara este ano, diz FGV
  23. Estudo de consultoria mostra que tarifas de pedágio deveriam ser menores e rodovias duplicadas
  24. PRF apreende mercadorias contrabandeadas do Uruguai e Argentina
  25. Menores do Case de Uruguaiana estiveram em Porto Alegre
  26. PC investiga morte de piloto
  27. Quarteto de abigeatários é preso pela BM
  28. Bandidos são cercados pela Operação Simultânea
  29. Dirval Naziazeno foi o único a escapar da segunda denúncia
  30. Redação do Enem para presos mostra que provas não são comparáveis
  31. Professor pede que alunos escrevam redação como se fossem suicidas
  32. Seduc publica resultado para Orientadores de Estudo do Pacto
  33. Lista de filmes indicados ao Globo de Ouro 2013
  34. Urbano Villela expõe telas em Uruguaiana
  35. “Índios Charruas: A história dos primitivos é destaque o Sesc
  36. Bem vinda à ala das mulheres!
  37. As mulheres e a insônia
  38. Dicas para uma menopausa saudável:
  39. Bruno Gagliasso não é pai de filha de Carol Francischini
  40. Anunciados preços de ingressos para ver os Jonas Brothers
  41. A mágoa do herói: 20 anos depois, Célio Silva se diz esquecido pelo Inter
  42. Inter corrige gramado e centraliza campo em reforma do Beira-Rio
  43. Grêmio ganha dois concorrentes na corrida por Eduardo Vargas
  44. Paulo Paixão confirma que deixa o Grêmio e está a caminho do Inter

Piloto agrícola morre em acidente

Uma perícia médica vai apontar os motivos da morte do piloto Aldemiro Delfino Andrade Lucero. Miro, como era conhecido, tinha 62 anos e segundo os primeiros levantamentos, teve um enfarto após ter decolado o avião agrícola com o qual ele trabalhava. O acidente ocorreu ontem, no interior do município. Detalhes no CIDADE de amanhã.

Arte Sesc apresenta sessões gratuitas de Contação de Histórias

Durante todo o mês de dezembro, o Arte Sesc – Cultura por toda parte promove em Uruguaiana ações voltadas à literatura e à formação de novos leitores. O projeto “Contação de Histórias” será realizado no Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984), de segunda a sexta, em dois horários, às 9h e 15h.
Alunos de todas as escolas do município poderão entrar num mundo encantado através de uma história que faz o resgate dos principais valores do ser humano. A obra “A alegria da joaninha”, do escritor Muff Singer, foi traduzida em muitos países e agora será apresentada pelas contadoras Márcia Guterres e Elke Bahi. Encantados pela vaidosa joaninha da literatura, as crianças aprendem o real sentido de valores como amizade, bondade, solidariedade e simplicidade. 
Serviço:
Contação de Histórias – A alegria da joaninha (Muff Singer)
Dezembro – De segunda a sexta - 9h e 15h (mediante agendamento prévio)
Local: Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984)
Agendamento para escolas: (55) 3412-2482.

Senac Uruguaiana inscreve para Cursos Técnicos

Com duração média de dois anos, os cursos técnicos de nível médio são uma ótima opção para quem deseja uma inserção rápida no mercado de trabalho. Para quem pretende ter uma formação com ensino de qualidade, o Senac Uruguaiana está com inscrições abertas para oito cursos, nas áreas de gestão, saúde e segurança. As matrículas podem ser feitas na Unidade, localizada na Travessa Cesar Cunha/Esq. Osvaldo Cruz.
Os interessados podem optar pelos cursos na modalidade presencial e Ensino a Distância. Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Transações Imobiliárias, Técnico em Logística e Técnico em Segurança do Trabalho são as opções EAD, nas quais a metodologia é pensada especialmente para aqueles alunos que precisam conciliar os estudos com outras atividades. O material didático é disponibilizado em um ambiente virtual com uma aula presencial durante a semana. Já para quem tem preferência pelas capacitações presenciais, a Escola oferece os cursos de Técnicos em Comércio Exterior, Técnico em Enfermagem, Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho, Especialização Técnica em Logística Internacional.
Os Cursos Técnicos oferecidos pelo Senac têm em seu currículo a proposta de estudo aliada à prática. A integração direta com o mundo do trabalho possibilita que os alunos desenvolvam capacidades como trabalho em equipe, empreendedorismo e respeito pela diversidade. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (55) 3412-3838 ou no site www.senacrs.com.br/uruguaiana.

Polícia busca pistas sobre o paradeiro do assassino do irmão errado

O assassino confesso de Alex Rodrigo Goulart continua foragido. Em agosto deste ano, o caminhoneiro Sérgio Luiz Back matou o jovem pensando ser o irmão, Fábio, que mantinha relacionamento amoroso com a companheira do caminhoneiro, situação que o levou ao desequilíbrio. Sérgio Luiz executou a vítima com três tiros a queima roupa e no dia seguinte se apresentou na Delegacia de Polícia. A atitude garantiu a ele o direito de responder ao Inquérico em liberdade, no entanto, ameaças feitas por Sérgio ao amante da esposa (o irmão certo) fez com que o delegado Rodrigo Duarte solicitasse sua prisão ao poder judiciário. Assim que o mandado foi expedido, o caminhoneiro desapareceu.
A Polícia solicita a ajuda da comunidade para tirar de circulação o caminhoneiro traído. Se você tem informações sobre o paradeiro dele, faça contato com a Polícia Civil através do telefone 3413-3447. 

Homem é baleado na Setembrino

Um homem foi baleado na noite de terça-feira, na Rua Setembrino de Carvalho. Trata-se de Dagoberto Pereira Junior. Segundo informações, Dagoberto estava em via pública quando foi abordado por Diego Figueira, o qual armado de revólver efetuou vários disparos em direção sua direção. Três tiros atingiram a vítima que foi encaminhada em estado grave ao hospital. O homem continua hospitalizado.

Delegado regional batalha pela vinda de novos delegados

O delegado regional Álvaro Neto disse em entrevista ao Jornal CIDADE estar batalhando pela vinda de nossos delegados a Uruguaiana. Segundo ele, diante das transferências dos delegados que atuavam na cidade, a vinda de novos profissionais tornou-se evidente. “Teremos a formação de novos delegados no mês de abril e por isso já estamos na luta pela vinda. Serão quarenta novos profissionais e esperamos a destinação de pelo menos dois pra cidade”, disse ele. Uruguaiana fechou o ano de 2011 com seis delegados: Newton Gomes Filho, Waldemar Tassara, Rodrigo Kegler Duarte, Thiago Albeche, Thiago Carrijo e Gustavo Arais. Durante o ano de 2012, Tassara e Newton foram transferidos e Carrijo expulsão da instituição pelo crime de peculato (roubo). A redução do número de delegados provocou o fim do sistema de “volantes”, quando delegados revezavam-se no plantão na coordenação de equipes. O número de delegados antes existentes permitia que o profissional permanecesse ás 24 horas do seu plantão na delegacia de polícia. Além disso, cada delegado era responsável por uma delegacia, dedicando-se exclusivamente ao assunto de sua competência. A nova turma de delegados se formará em abril de 2012 e até lá, a cidade ainda corre o risco de perder o mais experiente de seus delegados – Rodrigo Duarte. Ele solicitou transferência devido a situação da esposa, também policial. Acontece que a esposa atua em Santa Maria e não tem obtido êxito na transferência para Uruguaiana. A distância levou Rodrigo a pedir a mudança em sua situação. Mesmo com a falta de recursos humanos, os delegados que aqui estão obtiveram sucesso em 77% dos casos de homicídio.

Segurança nas férias: Delegado dá dicas e fala sobre o fácil acesso de bandidos a residências

Duas ocorrências de furto a residência registradas na terça-feira chamam a atenção. Nas duas, segundo o delegado Gustavo Arais, os proprietários contaram que a entrada dos bandidos ocorreu devido ás portas estarem abertas. “É incrível, mas foi exatamente isso que aconteceu. As vítimas esqueceram as portas abertas e facilitaram a entrada dos bandidos. É preciso haver um cuidado maior, pois além das casas abertas, as vítimas costumam esquecer carros destrancados, vidros abertos e roupa no varal”, explicou o delegado. Com a chegada das férias, Arais separou algumas dicas para ajudar os viajantes a fugirem da bandidagem. Confira.

1 – Caso não possua dispositivos de segurança, como câmeras e alarme, tente adquiri-los a preços acessíveis. Procure os equipamentos nas lojas de matérias para construção ou no varejo especializado em segurança. 
2 – Não comente sua viagem com pessoas estranhas. 
3 – Comunique sua ausência a um vizinho de confiança. Telefone para ele de vez em quando, para saber se está tudo bem. 
4 – Em ausências prolongadas, peça a um parente para visitar sua casa, para demonstrar a presença de pessoas – abrindo janelas, regando jardins, entrando com o carro na garagem. No caso de apartamento, deve-se deixar uma autorização por escrito, com anuência do síndico, para que a pessoa possa entrar no prédio. 
5 – Evite colocar cadeado do lado externo do portão. Isso poderá denunciar a saída dos moradores. 
6 – Desligue a campainha. Assim, você deixa em dúvida quem tocá-la apenas para verificar se há alguém em casa. 
7 – Feche as portas com trincos e trancas. Reforce a porta da frente com fechaduras auxiliares. 
8 – Suspenda a entrega de jornais e peça a alguém que recolha as correspondências 
9 – Se sua casa possuir jardim, contrate ou peça para alguém mantê-lo limpo, evitando aspecto de abandono. 
10 – Se a viagem for longa, deixe dois jogos de chaves com pessoas de confiança para facilitar qualquer emergência.

Ronnie recebe homenagem em Porto Alegre

O vereador Ronnie Mello recebeu em Porto Alegre, das mãos do Presidente Estadual do Partido, Celso Bernardi, do Presidente da Juventude do PP, Fernando Rodrigues Lopes, e do
Deputado Estadual Frederico Antunes, o Troféu Mérito Jovem Progressista – Vereador Destaque. A homenagem foi devido a expressiva votação registrada por Ronnie no último pleito. Com 5.474 votos, Ronnie tornou-se o vereador mais votado nas últimas
eleições em todo Estado do Rio Grande do Sul pela sigla do Partido.
Na oportunidade, também foram deliberados assuntos de relevância no PP, com a presença de lideranças estaduais e federais, onde houve consenso para candidatura própria ao Governo do Estado em 2014.

Músicos recebem homenagem da Câmara

A Câmara Municipal de Uruguaiana realizou sessão especial para prestar homenagem à banda uruguaianense Contraband. O percurso transcorrido pelo grupo durante 15 anos foi comemorado por sugestão do vereador Ronnie Mello que fez referência às dificuldades enfrentadas por artistas para ganhar destaque no cenário musical e manter a carreira. Os parlamentares ainda destacaram a importância da homenagem para valorizar os artistas locais e incentivar a produção cultural de Uruguaiana. 
“Levamos o sonho adiante e o nome de Uruguaiana para onde vamos”, considerou o representante da banda, Luiz Miquelli, em nome dos atuais integrantes da Contraband, Henrique Bagesteiro, Makley Ramos e Rodrigo Dornelles , e fazendo referência a todos os músicos que fizeram parte dos trabalhos da Contraband ao longo dos anos de sua existência.

Tunico da Vila agora é Rouxinóis

A escola de samba Os Rouxinóis completa 60 anos e o cantor e compositor Tunico da Vila é o autor do samba comemorativo. Em 2012, Tunico da Vila protagonizou um dos episódios mais comentados do Carnaval deste ano – vendeu o samba em homenagem ao seu pai e depois veio a público dizer que havia sido enganado. O filho de Martinho contou que a escola tinha mudado a letra do samba sem sua a autorização. A promessa de que o pai viria a Uruguaiana participar do desfile foi por água abaixo e a Tunico falou poucas e boas sobre a escola nas redes sociais. Á época chegou-se a cogitar a participação de Tunico no desfile d’Os Rouxinóis, no entanto, a história do samba de Martinho foi abafada e nunca mais se falou no nome de sambista até ontem, quando a autoria do samba dos verdes foi anunciada. Confira abaixo a letra do samba que não fala na história dos 60 anos, mas que evidencia o pássaro rouxinol. 

UMA FESTA NAS ALTURAS
Tunico da Vila 

Vou festejar abalar Uruguaiana
Comemorar 60 anos de paixão
Extravazar minha alegria
É o verde e branco do meu coração 

A cidade está em festa
O verde intenso e céu azul
O cheirinho da mata o canto do uirapuru
De flor em flor o beija flor buscando alimento
Pardais sanhaços e saíra 
A Bateria é o nosso sentimento
Nosso canto mais belo é a pura cadência do samba
Meu palácio é ninho e mais pura essência de bamba
Não sei dizer eu canto forte até ficar sem voz 

Sou tão petiz e tão feliz diante de ti os Rouxinóis
Sou tão petiz e tão feliz diante de ti os Rouxinóis 

E toda a revoada vem pra festejar
Canta o sabiá canta o quero-quero
Canário da terra bem te vi te cantar
É pintassilgo tico-tico trinca ferro
Desejando a liberdade voar voou
Salve Cesar Passarinho 
Sua voz perpetuou
A tesourinha trouxe o colibri... ...pra celebrar
João de barro a sua casa fez... uma festa nas alturas
Melro cantou anunciou 
Da presidente a marquês da Sapucaí
Desfila em noite de luar .....desfila em noite de luar
A passarada anima todos nós..... nesse carnaval
E todos se encantam Com o canto alado Dos Rouxinóis.

Prefeito atribui a Unimed suas falhas administrativas e salários atrasados

O prefeito Sanchotene Felice justificou durante assembleia realizada pelos enfermeiros da Santa Casa de Caridade, o não pagamento do 13º salário e dos salários atrasados. Segundo Sanchotene, o pagamento está atrasado devido a uma dívida pendente da Unimed com a Prefeitura, pois este dinheiro, de acordo com ele, seria utilizado para cumprir com os honorários. Nesta semana, Sanchotene Felice rompeu contrato com a Unimed e anunciou a desapropriação dos prédios e equipamentos da Santa Casa. As desapropriações, segundo ele, são fundamentais para que o hospital dê continuidade ao trabalho. Com o rompimento, os associados a Unimed não tem mais acesso ao serviço particular antes oferecido pela Santa Casa, como as internações, por exemplo, e prova disso é que na madrugada de terça-feira, pacientes vinculados a Unimed ficaram hospitalizados em leitos improvisados no Pronto Socorro, devido á falta de quartos pelo SUS e do rompimento do contrato com a empresa. A dívida da Unimed com a PMU é fruto do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN e de acordo com o médico Lourival Gonçalves já foi depositado em juízo. Segundo ele a dívida era de R$ 2 milhões (já depositados) e não de R$ 10 milhões como Felice considera. Segundo os enfermeiros, Felice tenta justificar o injustificável, pois está tentando transferir a responsabilidade de suas falhas administrativas e da falta de dinheiro à Unimed. Os enfermeiros prometem parar os serviços, caso Felice não cumpra com os pagamentos.

Câmara confirma nova parceria com o “Fornecer”

A Câmara Municipal de Uruguaiana garantiu apoio ao projeto “Fornecer” novamente. A proposta do Governo do Estado que busca abastecer a demanda de alimentos para instituições públicas com produtos de micro e pequenas empresas locais tem sua segunda etapa em andamento. Em Uruguaiana, a primeira fase ofereceu alimentos para casas prisionais. Nesta próxima fase de expansão do projeto, serão licitados alimentos para escolas estaduais do município. 
Na terça-feira, dia 11, o presidente em exercício do Poder Legislativo recebeu no gabinete o gerente operacional do “Fornecer”, Dionatan Santos de Sousa. Na ocasião, foi reforçada, pelo Poder Legislativo, a parceria para a execução do projeto oferecendo a estrutura necessária para a realização dos pregões presenciais que objetivam contratar serviços através de lances dos interessados. 
Uruguaiana está entre os 21 municípios contemplados com o projeto. Nesta etapa, será efetuada a distribuição de pães e outro item que será definido até janeiro para escolas estaduais. O Estado prevê economia para os cofres públicos com o projeto, em razão da redução de gastos com a logística para transportar alimentos de outros municípios, além do estímulo ao desenvolvimento do município e de empreendedores locais.

Prefeitura perde e Viação Pastoril tranca licitação outra vez

A 2ª Câmara Civil do Tribunal de Contas do Estado revogou a liminar que garantiu à Prefeitura de Uruguaiana a manutenção do processo licitatório do transporte coletivo. A Prefeitura Municipal rejeitou a participação da Viação Pastoril, atual responsável pelo processo, por considerá-lo fora das normas exigidas. Os empresários responsáveis pela empresa foram à Justiça e interromperam o processo através de liminar, porém Felice alegando não haver a lei citada em processo pela empresa, obteve nova liminar a seu favor. Ontem, o TJRS revogou a liminar acatando o pedido da empresa, já que a lei foi confirmada através de documento encaminhado ao Tribunal de Justiça pela Câmara. Com a revogação, a PMU fica mais uma vez proibida de licitar o serviço do transporte coletivo.

Painel

Acidente
Cinco pessoas foram encaminhadas à Santa Casa de Caridade na noite de terça-feira devido a um acidente ocorrido na BR 290, próximo ao antigo posto da Charqueada. O contador Mauro voltava de Porto Alegre com a família, quando a sua esposa perdeu a direção do volante. O veículo capotou, provocando escoriações nos passageiros. Todos estão bem.

Guarda escolar
O projeto da Guarda escolar não foi votado mais uma vez. Acontece que os vereadores do PSDB faltaram a penúltima reunião do legislativo, com a justificativa de terem sido convocados as pressas para uma reunião com Felice. O projeto foi alvo de muitas criticas quando apresentado na primeira vez, pois Sanchotene aponta o uso de recursos da Educação pra Segurança.

Falta de quórum
As integrantes do Patinhas do Bem foram convidadas a participar da sessão da Câmara de Vereadores da última terça-feira, com o objetivo de apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo grupo e os problemas detectados ao longo da jornada em prol dos animais abandonados. A falta de quórum promovida pelos tucanos impossibilitou a participação do grupo.

Usina
Mais de vinte pessoas chegaram a Uruguaiana na semana passada para trabalharem na Usina Termoelétrica. A empresa que está fechada devido a crise que atingiu o setor e a falta de entendimento entre os países do Mercosul pode ser reabertura muito em breve. Lamenta-se que a empresa tenha que trazer profissionais de fora, já que os nossos governantes nada fazem em prol da qualificação da mãe de obra.
 
Amigos do Canil
Grupo de Voluntários Amigos do Canil está organizando o Projeto encerramento das atividades 2012 Luz, Câmera Cão! Entre as atrações: Desfile de moda Pet que leva assinatura da grife Patinhas do Bem; Escolha do cão do ano; e escolha do cão mais parecido com o dono (eleito pelo voto popular). O evento será dia 17, às 19h, no Iate Clube Tamandaré. A renda será revertida para tratamento, alimentação e principalmente a castração de animais.
 
Horários especiais
O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), desembargador Marcelo Bandeira Pereira, por meio da Secretaria da Presidência, expediu as Ordens de Serviço que dispõem, respectivamente, sobre os horários especiais de funcionamento do Judiciário Estadual nos feriados de Natal e de Ano Novo, nos meses de janeiro e fevereiro e na Quarta-Feira de Cinzas. 

Horários especiais II
Nos dias 24 e 31 não haverá expediente no TJRS e no 1º Grau de Jurisdição. Nessas datas, serão mantidos os respectivos serviços jurisdicionais sob regime de plantão. Já nos dias 26 e 02 janeiro , o horário de expediente nesses locais será das 12h às 19h, de forma ininterrupta, mantendo-se os serviços jurisdicionais sob regime de plantão.

Horários especiais III
Nos meses de janeiro e fevereiro de 2013, o horário de expediente, nas segundas-feiras, nos serviços auxiliares do TJRS e no 1º Grau de jurisdição, será das 12h às 19h, de forma ininterrupta, mantendo-se os respectivos serviços jurisdicionais sob regime de plantão, e sem prejuízo das audiências já designadas.

Horários especiais VI
Nas sextas-feiras, o expediente ocorrerá das 8h às 15h, com intervalo para almoço de 30 minutos, mediante revezamento, a critério das chefias, mantendo-se os respectivos serviços jurisdicionais sob regime de plantão, e sem prejuízo das audiências já designadas. A mesma regra se aplicará no dia 1° março. Já no dia 13 fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas, o horário de expediente no TJRS e no 1º Grau de jurisdição será das 12h às 19h, de forma ininterrupta, mantendo-se os respectivos serviços jurisdicionais sob regime de plantão, e sem prejuízo das audiências já designadas.

13º salário
O Governo do Estado informou na terça-feira, que o pagamento do 13° salário dos servidores do Executivo acontecerá entre os dias 18 a 20 de dezembro. No dia 18/12 (Terça-feira) receberão os profissionais do Magistério e Quadro de Escola, Quadro Geral, Inativos Ferroviários e Fundo Estadual de Previdência do Parlamentar (Feppa); - 19/12 (Quarta-feira):  Cargos de Nível Médio da Segurança Pública e da Saúde e Cargos em Comissão vinculados ao Quadro Geral; - 20/12 (Quinta-feira): Demais servidores do Executivo.

Chapa do HB
A chapa da situação, da escola Hermeto Pinto Bermudez venceu a segunda eleição promovida no educandário. A chapa oponente alegava ter ocorrido uma diferença insignificante de votos, no entanto, e por isso conseguiu através de recurso a realização de uma nova eleição. A comunidade escolar foi às urnas e reafirmou a intenção de manter a atual direção no poder.

Damas de caridade
Durante todo o mês de novembro e dezembro a Associação Damas de Caridade, juntamente com a Rádio São Miguel, Rose Porto Ótica e o personal trainer Balaka Bermudez, trabalharam na montagem da grande festa de Natal, para 597 crianças. Elas participarão deste evento recebendo brinquedos, roupas e doces doados pela sociedade, com chegada do Papai Noel e um lanche festivo. A entrega está marcada para o dia 18/12 (terça-feira) a partir das 17hs nas dependências externas da Estação Rodoviária de Uruguaiana. Os “kits” presentes devem ser entregue na Rose Porto Ótica ou na portaria da Rádio São Miguel até o dia 17 /12. A Associação Damas de Caridade, através de sua presidente, Cristina Barzoni e de Balaka Bermúdez, agradecem a comunidade em geral, que mais uma vez colaborou e fez sonho destas crianças uma realidade.