terça-feira, 16 de abril de 2013

Parlamentar encaminha dois projetos às Comissões

As Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana analisarão dois projetos de lei de autoria do vereador Rafael Alves.
Uma das proposições trata de dispor assistência religiosa de qualquer culto nas entidades hospitalares públicas e privadas, de forma a assegurar a enfermos de qualquer religião, acesso às suas crenças.
Outra proposição visa garantir aos secretários de diligências do Ministério Público e Oficiais de Justiça lotados em Uruguaiana, o privilégio de utilização graciosa do estacionamento rotativo.
Após análise pelas Comissões Técnicas, as propostas devem ser apreciadas e votadas pelo plenário para aprovação.

Magistério promete greve com prazo certo

O Magistério Público Estadual, através de convocação feita pelo Cpers Sindicato, vai aderir a greve nacional convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). A greve a princípio será de 23 a 26 de abril. O movimento faz parte da Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, pela votação do PNE, que se encontra no Senado, e também pelos 10% do PIB para educação, o piso salarial nacional e a profissionalização dos funcionários da educação. Além da greve nacional, o foco é a valorização dos profissionais em educação. Esta semana tradicionalmente se destina ao debate das questões educacionais e terá como prioridade o debate sindical da mobilização. Mais um ano que a categoria lutará para que o piso salarial nacional seja efetivamente aplicado no país. No dia 24 de abril será realizado um ato com representação dos estados na Câmara dos Deputados, em Brasília e também atos locais nas sedes de governo estaduais e municipais pelo país. Ontem, o Cpers de Uruguaiana reuniu os professores em plenária, definindo o calendário de greve.

Maria da Penha: Mais um marido vai para o xadrez

Mais um marido machão foi encaminhado ao xadrez. Na noite de quarta-feira, Josué Mendes, morador do loteamento João Paulo II, foi flagrado pela Brigada Militar durante a apuração de uma denúncia feita por  vizinhos, de que agredia sua companheira, F.C.M., que ficou com hematomas pelo corpo.
A contumaz agressão a mulheres tem preocupado as autoridades policiais que já identificaram aumento na incidência desse tipo penal.

Professora é ameaçada por mãe de aluno

Uma professora da escola Dom Bosco é vítima de ameaça. Segundo a professora Cíntia, uma mãe de aluna inconformada com a repreensão aplicada à sua filha, dirigiu-se ao educandário para ouvir explicações. Ao relatar para a mãe o ocorrido, a professora recebeu a ameaça de morte, ficando constrangida diante de outras pessoas.
Recentemente, um aluno de 14 anos também agrediu a professora durante a aula, puxando-a e empurrando-a pelo  braço quando esta tentava corrigir uma lição.

Profissionais de segurança pública receberão honrarias pelo cumprimento do dever

Servidores da área de segurança pública de Uruguaiana serão homenageados pela Câmara Municipal de Uruguaiana. Na próxima quinta-feira, dia 18, será realizada Sessão Solene alusiva a Tiradentes, Patrono das Polícias, para entrega de certificados e medalhas aos profissionais eleitos e indicados pela Corporação de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal do município. O evento acontecerá no plenário do Poder Legislativo, a partir das 20h, com a concessão da láurea aos cidadãos destacados pelas suas ações em benefício da comunidade uruguaianense.

Empresário barrense será indiciado por exploração sexual

Apurando denúncias de crime de exploração sexual, a Polícia Civil cumpriu dois mandados de busca e apreensão em residências na cidade da Barra do Quaraí. O delegado Álvaro Neto, titular da Delegacia daquela cidade, acompanhado de policiais de Uruguaiana e Alegrete, apreendeu vídeos e fotografias, encaminhado o material para analise pericial.
Ontem, em entrevista ao Jornal CIDADE, Álvaro Neto informou que parte do material já foi periciado e há provas suficientes para indiciamento de um dos investigados. “Já posso antecipar que um deles será indiciado. Quanto ao outro, aguardo o término da análise do material apreendido”, disse o Delegado que pedirá pela prisão do envolvido. À época, o empresário proprietário de uma das residência invadida foi preso por porte ilegal de arma, mas liberado após pagamento de fiança.

Caminhoneiro morre em acidente na Argentina

O caminhoneiro uruguaianense Jesus Machado, morador do Bairro Ipiranga, foi vítima fatal de um acidente ocorrido em Pilar, na Argentina. Segundo informações, o motorista passou um quebra-molas em velocidade anormal, perdendo o controle do caminhão e fazendo com que a carreta-baú esmagasse o cavalo-trator. O acidente ocorreu na quinta-feira, após Jesus ter descarregado a carreta, quando preparava-se para retornar a Uruguaiana. Seu corpo está sendo trasladado para sepultamento.

Gerente de loja é ferido durante assalto

A loja GP Pneus foi invadida por três bandidos encapuzados na manhã da última quinta-feira. Ao chegar à loja, por volta das 7h30min, horário em que costuma abrir o estabelecimento, o gerente João Câncio Soares Biscaino foi surpreendido com a presença dos delinquentes. Um deles efetuou um disparo de arma de fogo que atingiu sua cabeça, mas de raspão. Os ladrões empreenderam fuga tripulando um veículo Monza, de cor preta. Não há suspeitos e João Câncio passa bem.

Os torturadores: Policial e empresários condenados a 12 anos aguardam apelação em liberdade

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul ainda não julgou a apelação apresentada pelos advogados dos réus Júlio Barbosa, Diogo Gonsalez e Lucas Augusto da Silva Gonsalez (Ovelha), condenados recentemente, pelo juiz singular Ricardo Petry pelo crime de tortura ocorrido em dezembro de 2010. Quando da condenação, o trio teve garantido o direito de recorrer em liberdade.

Entenda o crime 
No dia 13 de dezembro de 2009, por volta das 23h, Júlio César Alves Barbosa, acompanhado de outras duas pessoas, mediante grave ameaça e violência exercida mediante emprego de armas, constrangeu a vítima Giovani Lemes da Silva (Urso), causando-lhe sofrimento físico e mental, como a fim de obter dela informação. Na oportunidade, o denunciado Julio, policial militar, tripulava um veículo Fiat/Pálio, de cor cinza e de quatro portas, em companhia de outras duas pessoas, as quais abordaram a vítima, em via pública, e, apontando-lhe armas de fogo, vieram a derrubá-la ao solo. A seguir, os dois companheiros de Júlio colocaram Giovani no interior do referido automóvel e foram para local afastado da cidade. Lá chegando, entre aproximadamente 23h30min e 2h30min, o Julio passou a agredir Urso, aplicando-lhe golpes com um bastão retrátil, visando dela obter informação sobre eventual relato seu acerca de roubo cometido no “Supermercado Rispoli” ao Delegado de Polícia Jader Ribeiro Duarte ou ao policial militar Herton.
No dia 03 de janeiro de 2010, por volta das 23h, na Rua Nemézio Fabrício, nas proximidades do “Motel Suíça”, Júlio César Alves Barbosa,  Diogo Gonsalez e Lucas Augusto da Silva Gonsalez (Ovelha) com uma quarta pessoa a época não identificada, agrediram Urso mediante grave ameaça. Nesta ocasião, os denunciados, todos tripulando duas motocicletas, abordaram Giovani, que caminhava em via pública. Então, os denunciados avançaram sobre a vítima, golpeando-a com um bastão retrátil, derrubando-a no chão. Em continuidade, com o intuito de obter da vítima informações relativa a eventual relato seu às autoridades de persecução penal sobre roubo cometido no “Supermercado Rispoli”, o brigadiano Julio, com Giovani caído ao solo, colocou-lhe um bastão contra a garganta e apontou-lhe uma arma de fogo no peito, disse-lhe que tinha “falado demais” e que “estava morto e fedendo”. Outrossim, ainda com a vítima inerte ao solo, os denunciados aplicaram pontapés contra a mesma. Depois, os denunciados e o quarto agressor subiram nas motocicletas e tomaram rumo ignorado.
Em 15 de janeiro de 2010, por volta das 21h30min, eles voltaram a abordar a vítima, a renderam e a empurraram para o interior do automóvel por eles tripulado. Na sequência, com Giovani sequestrado, os denunciados rumaram em direção à rodovia BR-472. Então, sempre buscando obter da vítima informações sobre eventual relato seu às autoridades de persecução penal sobre roubo cometido, os denunciados envolveram a cabeça do ofendido com um capuz, quando ameaçaram cortar sua língua, bem como torciam seus braços, impondo-lhe sofrimento físico e mental. A seguir, Julio ordenou que a vítima abrisse as mãos, quando, através de um instrumento vulnerante, amputaram o dedo mínimo esquerdo da vítima. Ainda não satisfeitos, e sempre objetivando obter da vítima informações sobre narrativa que tivesse feito a algum policial e já com o ofendido padecendo a parcial amputação de um dedo, os denunciados ameaçavam matar familiares de Urso, bem como estuprar sua filha, caso fizesse algum relato à polícia. Segundo o Ministério Público, o brigadiano e os outros dois denunciados associaram-se em 2009 a uma quadrilha, com o fim de cometer crimes.

Assembleia Sicredi reúne mais de 300 cooperados

A Cooperativa Sicredi realizou três assembleias na semana passada, em Maçambará, Uruguaiana e Itaqui. O encontro de uruguaiana reuniu mais de 300 cooperados que acompanharam a prestação de contas da Instituição, aprovando as deliberações apresentadas na Assembleia Geral em Itaqui. O evento ocorreu no Parque da Associação Rural de Uruguaiana.

Uruguaiana terá vacinação domiciliar contra a gripe

Começa na segunda-feira, dia 15, em todo o Brasil a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Neste ano, o período de vacinação ocorre entre 15 a 26 de abril. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 32 milhões de pessoas, o equivalente a 80% do grupo prioritário: idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade e profissionais de saúde. Também receberão a vacina mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) e os doentes crônicos, que terão o acesso ampliado a todos os postos de saúde e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs).Em Uruguaiana, segundo a secretária de Saúde, as doses estão sendo distribuídas em todas as unidades básicas: João Arregui, São Marcos, Vila do Açude, Plano Alto e Barragem Sanchuri. Elas estarão disponíveis no Centro de Saúde, na Presidente Vargas nº. 2990; Posto1, no Bairro Rui Ramos; Posto 2, no Bairro Mascarenhas de Moraes; Posto 3, no Bairro Cidade Nova; Posto 4, na Cohab I; Posto 5, no Bairro Tarragó; Posto 6, no Bairro São João; Posto 7, na União das Vilas; Posto 14, na Tabajara Brites; Posto 15, no Hípica I e II; Posto 16, na Cidade Alegria; Posto 17, no Bairro Nova Esperança; Posto 18, no Centro Comunitário do Bairro Profilurb; Posto 19, no Conjunto Habitacional João Paulo II; e Posto 20 na Promorar. Todos atenderão das 8h às 12h e das 14h às 17h. Para as pessoas com dificuldade de locomoção, a vacinação domiciliar dever agendada pelo telefone 3411-7367.

Schneider não altera trânsito e moradores prometem fechar a Pinheiro Machado

Moradores dos bairros Cabo Luiz Quevedo, Prolar, João Paulo II e Anita Garibaldi e proximidades reclamam constantemente das mudanças que transformaram o trânsito da Rua Pinheiro Machado em mão única a partir de certa altura. Segundo os moradores, em função as demais ruas que dão acesso aos bairros ou ao centro da cidade (Salgado Filho, Rodrigues Portugal, Estilac Leal) estão em péssimo estado e com as mudanças na Pinheiro, o trânsito por essas ruas se tornou obrigatório. “A Foz do Brasil transformou as ruas em um verdadeiro caos e com as mudanças feitas no trânsito a situação se tornou ridícula e digna de vergonha. Os buracos detonam automóveis e nem mesmo nossos familiares nos visitam, pois além dos buracos, do trânsito inviável e da falta iluminação, ainda existe a questão do mau cheiro proporcionado pelas escavações da Foz”, disse Claúdia, moradora do Bairro Cabo Luiz Quevedo. Nesta semana, os moradores convocaram reunião com os vereadores, pedindo que intervissem na atitude do Executivo de mudar o trânsito. Segundo eles, Luiz Augusto Schneider foi convidado a participar da reunião, mas não se fez presente, porém diz não ter sido convidado. Na reunião, os moradores foram apoiados pelos vereadores, que concordam que os mais de 40 mil moradores daquela área da cidade estão sendo prejudicados devido a buraqueira e o trânsito caótico. Luiz Augusto Schneider respondeu ontem, durante entrevista ao Jornal da Hits, que não voltará atrás e manterá a mudança adotada pelo Governo Felice naquela rua. Ele alega que os acidentes de trânsito reduziram após as mudanças e que as reclamações cessarão assim que as demais ruas de acesso ao bairro forem recuperadas. O prefeito garantiu que enquanto a Secretaria de Obras estiver trabalhando na recuperação das vias, o trânsito não ficará ainda pior. Os moradores realizam abaixo assinado e prometem fechar a Pinheiro Machado por uma hora nesta semana, em protesto ao Executivo.

Ed. 2122

  1. Lula privatizou a si mesmo
  2. Ladrão de motos é preso
  3. Cultura I
  4. Cultura II
  5. Cultura III
  6. O “vivo”
  7. Coisa de louco
  8. Luz
  9. Salário mínimo
  10. Centenário
  11. Congresso Técnico
  12. Piazzolla
  13. Programação do Teatro
  14. CDL
  15. Gripe
  16. Gripe II
  17. Gripe III
  18. Gripe IV
  19. Pintura
  20. Governo do Estado promove workshop para profissionais de saúde pública
  21. IBAMA demonstra trabalho na Câmara
  22. 97% dos eleitores não regularizaram o título
  23. Gestores debatem prioridade na saúde pública do RS
  24. Ônibus não oferecem acessibilidade e obras causam os atrasos, diz Trojan
  25. Universidade do Trabalho forma primeiros profissionais
  26. Prefeitura recebe doação da Receita Federal
  27. Trânsito é tema de palestra no teatro
  28. Inadimplência do consumidor tem 1ª alta mensal do ano em março
  29. Brasileiro paga 3 vezes mais por produtos de valor agregado
  30. Desequilíbrio na oferta do tomate ajudaram a aumentar nível da inflação
  31. PC confirma a morte de Baggio e já está com o suspeito “em cana”
  32. DJ morre vítima de acidente de motocicleta
  33. Mulher é encontrada morta e nua
  34. Duas pessoas esfaqueadas no domingo
  35. Tarado da “bici” atacava no centro
  36. Jovem é sequestrada e estuprada por bandidos do gol escuro
  37. SSP vai combater agressões contra as mulheres
  38. Embriaguez
  39. Maria da Penha
  40. Menor de idade
  41. Tacada na cabeça
  42. Briga entre irmãs
  43. 10ª CRE promove formação em braile
  44. Senac Uruguaiana abre inscrições para cursos através do Pronatec
  45. Redações do Enade contêm erros como “egnorancia”
  46. Como uma fábula
  47. Jamie Cullum promete novo álbum de inéditas para maio
  48. Filme 'Angie', de Márcio Garcia, é sensível e intimista
  49. Vacina protege adolescentes que estão prestes a iniciar vida sexual
  50. Divulgada a primeira foto de Paolla Oliveira em Amor à Vida
  51. Carolina Dieckmann será par romântico de Domingos Montagner
  52. André Gonçalves lamenta sumiço de seu personagem
  53. Confirmado: Grêmio na Arena na 2ª e Inter domingo no Centenário
  54. Grêmio divulga vídeo da expulsão de Cris e reafirma: 'Sobis provocou'
  55. FGF divulga escala de árbitros para última rodada da Taça Farroupilha