terça-feira, 21 de maio de 2013

Polícia Federal "invade" a Prefeitura da Barra do Quaraí

Em cumprimento a dois mandados de busca e apreensão, a Polícia Federal efetua buscas de documentos relacionados a denúncias de fraude eleitoral na vizinha cidade de Barra do Quaraí. São alvos dos mandados o gabinete do vice-prefeito Danilo Rodrigues, e do secretário de Meio Ambiente, Luciano Ramos.

Boxeadores uruguaianenses entram no rigue em Passo Fundo

Aconteceu no último sábado, na cidade de Passo Fundo, o 1º Torneio Integração de Boxe no Ginásio do Capingui, promovido pela Academia do Carmo.Os três pugilistas que puxam a lista dos melhores de Uruguaiana entraram no ringue confrontando atletas de Passo Fundo. 

Felipe Camargo estreou no boxe olímpico amador, na categoria dos leves; já o seu irmão Fabiano Camargo no profissional na categoria meio-médio, e o terceiro boxeador foi o conhecido Carlos Chaves , o “Corisco” que reaparece nos pesos super meio médio. “Corisco esta em férias e assim pode fazer um treino firme, e mais uma vez contribui para o boxe do nosso Estado, fazendo a luta de fundo”, disse o técnico Dione Ferreira.

Caminhoneiro morre esperando socorro do Samu

Um homem de 57 anos morreu na manhã da última quarta-feira, no pátio de uma empresa no Bairro Cidade Nova. Luiz Carlos Paim era caminhoneiro e estava enlonando a carreta de seu equipamento de transporte no pátio da firma individual de Márcia Andréia Silveira quando sofreu o enfarto.
Testemunhas dizem que a demora a demora no socorro por parte do Samu pode ter contribuído para a morte do caminhoneiro, que era cardíaco. De acordo com Jocemar, o socorro foi acionado pelos colegas de Luiz Carlos no instante em que ele caiu de cima do caminhão, mas demorou mais de 40 minutos. “Chamamos o Samu no mesmo momento. Luiz Carlos permaneceu vivo durante vinte minutos, depois não aguentou e morreu”. 
O Samu foi acionado através do CURE e da Brigada Militar, que diz ter retransmitido instantaneamente o pedido de socorro através do 192. “No momento da ligação, a testemunha não deu detalhes. Disse se tratar de um homem que passava mal. Acionamos o socorro imediatamente”, disse a policial.
O atendimento lento do SAMU desde a central em Porto Alegre, é alvo constante de reclamações, e inclusive seu uso é desestimulado pelos Vereadores.

Casal “cai” por furto, estelionato e tráfico

Policiais do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1º BPAF) prendeu duas pessoas na última terça-feira, por volta das 21h, no Bairro Santo Antonio. E.G., de 32 anos, furtou um ferro de passar roupas, uma bolsa de cimento e dez metros de lajotas da casa do seu pai, fugindo de táxi. A mulher presa deixou os objetos com J.A.P.S., de 30 anos, que foi preso por receptação. Também foi encontrado na sua casa, pedras de crack e dinheiro. O taxista foi localizado pela polícia, e indicou a casa do comparsa onde o material foi deixado.
E.G. era detenta do regime de prisão domiciliar e foi recolhida ao Instituto Penal, sendo posteriormente encaminhada à Penitenciária Modulada. J.A.P.S. foi apresentado na Delegacia de Polícia, onde foi lavrado o flagrante.

PF desarticula esquema que sustentava a pirataria

Na manhã de sexta-feira, a Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão com a finalidade de desbaratar esquema que abastecia o comércio informal da cidade com CDs/DVDs piratas e mercadorias fruto de descaminho provenientes do Paraguai. Na ação, foram apreendidos mais de 8.000 (oito mil) CDs/DVDs piratas, além de diversas impressoras e copiadoras de mídias, e razoável quantidade de produtos irregularmente importados do Paraguai. Os investigados, todos integrantes de uma mesma família, foram indiciados como incursos nos artigos 334 e 184, § 1º c/c artigo 288, todos do Código Penal.

Mãe denuncia agressão do filho viciado em crack

Uma mãe precisou acionar a polícia para se proteger do filho. O caso aconteceu na última quarta-feira, quando Luciana foi insultada e agredida pelo filho "Tigrão", que também causou transtornos à vizinhança. Segundo Luciana, “Tigrão” é usuário de drogas e na noite de terça-feira chegou em casa desequilibrado e mesmo sendo repreendido por ela, continuou a agir de forma violenta. Luciana ainda tentou conter o filho e resistiu a denunciá-lo, porém na manhã do dia seguinte, diante de ameaças feitas também aos vizinhos, chamou a Brigada Militar. “Tigrão” foi apresentado na Delegacia de Polícia, onde foi feito registro policial à luz da Lei Maria da Penha. O caso ocorreu na Rua Padre Anchieta.

Delinquentes atacam menina na Profilurb

Por volta das 12h da última terça-feira, uma menina de 16 anos foi atacada pela gangue denominada Primeiro Comando da Profilurb (PCP). A ocorrência foi registrada pelo pai da adolescente. Segundo ele, a vítima voltava para casa, por volta das 12h, quando foi atacada por vários meninos. Eles a agrediram a socos e empurrões. A agressão aconteceu por que a menor namora um rapaz de outro bairro. O fato aconteceu na entrada da Profilurb. As gangues se proliferam a cada dia.

Menor de idade é ferido "à bala"

Na madrugada da última quarta-feira, o menor de idade B.G.S. foi baleado. A ocorrência foi registrada pelo irmão da vítima, Rafael Gomes. O menor não apontou o responsável pelo crime, tampouco seu irmão prestou maiores informações sobre o fato, num primeiro momento. Quando ferido, o menor também não acionou a Brigada, sendo que o fato chegou ao conhecimento da Polícia através da Santa Casa de Caridade. Diante da informação, a BM foi ao Pronto Socorro, onde fez contato com o irmão da vítima. Depois de apurados os fatos, chegou ao conhecimento da Brigada que o autor é outro menor de idade. 

População de cães já é problema de saúde pública

O grande número de cães abandonados nas ruas em Uruguaiana preocupa a população do município na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma cidade saudável tem um cachorro para cada sete pessoas. Em Uruguaiana, segundo veterinários da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), já existe um a cada três habitantes. A situação, para os especialistas, pode ser considerada um problema de saúde pública. “Em termos de mensuração de número de animais, tenho visto em alguns casos, últimas pesquisas e levantamentos, que temos 40 mil cães, podendo chegar a 60 mil animais. Esse problema tem que ser sanado. Não na ponta, que seria no caso da captura dos animais, no encarceramento deles a nível de canil ou em outros locais. Temos que trabalhar na base da pirâmide, que seria a posse responsável, a conscientização da população”, disse o veterinário Sandro Ferrão.
Os casos de abandono provocaram uma força-tarefa na cidade. Professores e estudantes do curso de veterinário da Unipampa criaram o ‘Projeto Melhor Amigo’. Eles visitam as escolas da cidade e ensinam as crianças a cuidar bem dos animais. “A gente nota que sim, existe uma melhora, mas isso é muito a longo prazo. Então a gente gostaria que realmente a população tentasse cada um fazer a sua parte para a gente tentar melhorar as condições em Uruguaiana”, disse a coordenadora do ‘Projeto Melhor Amigo’, Maria Lígia de Arruda. Apesar da pouca idade, a estudante Flávia Guimarães já aprendeu como lidar com os animais e a cada visita dos voluntários do projeto sai da sala de aula com mais conhecimento. “Aprendemos que a gente não pode maltratar os animais e que se a gente deixar eles na rua pode passar doenças para os humanos”, disse a menina.

A matéria foi publicada pelo site G1.

Vereadores referendam contratações e benefícios fiscais propostos pelo Executivo

A Câmara Municipal aprovou na sessão ordinária da última terça-feira, três projetos de lei que nas áreas de saúde, educação e habitação, todos de autoria, logicamente, do Poder Executivo. Dentre as matérias aprovadas, estão a contratação de um médico veterinário, dois engenheiros agrônomos e um profissional da área da informática para atuar no Colégio Agrícola do Município, a fim de complementar a equipe de trabalho vinculada à Secretaria Municipal de Agricultura, e a realização de novo empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida, através da concessão de benefícios fiscais, nas mesmas condições já praticadas nas fases anteriores do loteamento João Paulo II, para a construção de outras 357 unidades residenciais e 5 comerciais. A criação do cargo de nutricionista, vinculado à secretaria municipal de Educação, também foi referendada pelos Vereadores, para execução, acompanhamento e avaliação do Programa de Alimentação Escolar da Rede Municipal de Ensino, que envolve cerca de 12 mil estudantes atualmente.