terça-feira, 28 de maio de 2013

Policiais Militares espancam desportista

O filho do empresário Paulo Afonso Gonçalves Moreira, Alexandre, foi espancado por policiais militares durante um jogo de futsal realizado no Ginásio de Esportes de Uruguaiana. Um vídeo postado pelo empresário em uma rede social mostra a ação dos policiais. Alexandre e o Árbitro estavam prestes a entrar em vias de fato quando a BM interviu invadindo a quadra para contê-lo. Ao notar a intervenção policial, Alexandre demonstra claramente o propósito de subjugar-se, postando-se contra a parede, e com as mãos erguidas. Mesmo assim, os policiais o agridem desferindo vários golpes de cassetete. Paulo Afonso tenta, civilizadamente, conter os Policiais e também é agredido, sendo jogado por um deles mais de 3 metros de distância, caindo ao solo.
O empresário registrou ocorrência na Policia Civil, e o comandante do 1º Bpaf, Major Joni Alvim, após assistir o vídeo, disse que aquele procedimento não é o padrão da Polícia em situações como essa, instaurando sindicância para apurar o fato.
Paulo Afonso foi agraciado na última sexta-feira, 25/5, com a Grande Condecoração Municipal Medalha de Ouro, concedida pela Câmara Municipal de Uruguaiana, como reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade uruguaianense.

Uruguaiana contabiliza mais um homicídio no interior do município

Mais dois crimes contra a vida foram praticados em Uruguaiana no último final de semana, ambos no interior do município. Dois homens receberam tiros no rosto, um que foi socorrido pela Brigada Militar e encaminhado ao Pronto Socorro para atendimento, e outro de nacionalidade uruguaia, cujo corpo foi encontrado ontem, nas imediações da local onde o brasileiro foi socorrido. Ao tomar o depoimento do sobrevivente, o delegado Rodrigo Duarte concluiu haver conexão entre os crimes, e tomará novo depoimento assim que ele se recuperar.

Confira os eventos culturais no Teatro Municipal

Na quarta-feira, dia 22/05, às 19h30min, o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado da primeira-dama, arquiteta Maria Rita Carvalho Schneider; de secretários, assessores e convidados, participou da noite de autógrafos do poeta uruguaianense Luiz de Miranda, que lançou o livro Salve Argentina. Apontado como destaque na poesia nacional e internacional, com destacada premiação foi indicado para receber o prêmio Nobel de Literatura.
Após, houve inauguração do painel Domingo na Praça, confeccionado pelo pintor Alejandro Arnutti e alunos da ELBA – Escola Livre de Belas Artes, no foyer do Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa. Em seu pronunciamento, Alejandro destacou que "Esta obra é fruto de um ano de convívio no Curso de Desenho e Pintura com o professor Hermes Alejandro Arnutti dela Porta, oferecido pela ELBA no ano de 2012, gestão Sanchotene Felice, com a singela intenção de homenagear Uruguaiana." O grupo formado por Niura de Souza Rodrigues, Denise Aymone Prato, Dirce Figueiredo, Elizabeth Valls, Jairo Schmidt, Maria Luiza Lago, Rossana Nery, Stela Paiva, Susele Carneiro e Tereza Goltz, adquiriu o material necessário para o início do trabalho. Durante meses vários alunos acompanhados de perto pelo professor contribuíram para a sua execução, destacando-se pelo empenho as alunas Denise Prato, Tereza Goltz, e principalmente Niura Rodrigues, quem trabalhou em todas as etapas de criação. Coube-me a concepção e terminação da obra. Após finalizado, o grupo decidiu doar o painel ao Município de Uruguaiana, exaltando o ponto de encontro mais tradicional da comunidade”, finalizou. O prefeito Luiz Augusto Schneider agradeceu ao poeta Luiz de Miranda, ao professor Alejandro Arnutti e aos alunos da ELBA pela contribuição cultural ofertada para Uruguaiana na semana em que comemora seus 167 anos de Emancipação Política”.

Oficiais Generais visitam comandante do 1º Bpaf

Na última sexta-feira, o comandante do 1º BPAF, Major Joni Alvim de Oliveira, recebeu a visita do comandante da 3ª Divisão de Exército, General de Divisão Geraldo Antonio Miotto, e do Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada - Brigada Charrua, o General de Brigada Carlos Jorge Jorge da Costa. Na oportunidade foram tratados assuntos atinentes à Operação Ágata, a qual está em curso e visa coibir delitos característicos de área de fronteira, com a participação dos demais órgãos de segurança em apoio ao Exército Brasileiro. Ontem, o Exército Brasileiro mantinha barreiras nas proximidades da Ponte Internacional.

Homem mantinha “barraca de drogas” às margens do rio

Um homem de 54 anos foi preso pela Brigada Militar na madrugada de ontem, acusado de tráfico de drogas. Carlos Alberto tinha com ele 38 trouxinhas de maconha. A Brigada chegou ao paradeiro do sujeito após denúncia. Carlos mantinha uma “barraquinha”, próximo ao rio, pela Rua Iris Valls. Segundo os denunciantes, o homem montava sua barraquinha assim que anoitecia e desta forma abastecia os que fazem do local um esconderijo para o uso de drogas. O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia e posteriormente à Penitenciária Modulada.

Depois da "Clientela", "Sattine" enfrenta a "Sentinela"

A Polícia Federal cumpriu na quinta-feira, quatro mandados de busca e apreensão, em três residências e em um estabelecimento comercial em Uruguaiana. O objetivo das buscas era reforçar o conjunto probatório para comprovar o crime de operação de instituição financeira, ou seja, empresa que funcionava como verdadeira casa de câmbio, sem ter autorização para tanto. Verificou-se ainda que o estabelecimento comercial, Sattine, vendia grande quantidade de produtos sem comprovação de origem, provavelmente produto de crime de descaminho, o que prejudica o comércio local e ilide o pagamento de tributos. Foi apreendida grande quantidade de dinheiro nacional e estrangeiro, estima-se que aproximadamente 300 mil reais. Também foram apreendidos computadores, celulares, mercadorias e medicamentos com suspeita de falsificação. 
A Receita Federal auxiliou nas buscas por mercadorias estrangeiras e irá elaborar o laudo merceológico indicando a origem dos produtos e o valor dos impostos suprimidos. Os medicamentos serão encaminhados ao Setor Técnico Científico da Polícia Federal para elaborar laudo acerca da suspeita de falsificação. O dinheiro apreendido será depositado em conta em nome dos investigados. Os crimes estão previstos no artigo 16 da Lei nº 7.492/86, artigo 334, § 1º, c e 273 do Código Penal As penas podem chegar a 20 anos de reclusão. A realização das prisões faz parte das ações da Operação Sentinela, que é uma intensificação do controle, fiscalização e inteligência policial na faixa de fronteira do Brasil com países vizinhos. Hélio Romeiro, proprietário do Sattine terá que prestar contas sobre mais essa acusação. Ele é um dos acusados de exploração sexual no caso Clientela.

Escolas são homenageadas na Câmara

A homenagem pelos 60 anos da escola Escola Estadual de Ensino Médio Dom Hermeto e do Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari Valls foi realizada ontem, dia 23, na Câmara Municipal de Uruguaiana. A história e a colaboração das instituições na formação dos uruguaianenses foi destacada pelos parlamentares proponentes da sessão especial. O Instituto Elisa foi reverenciada pelo vereador Rafael Alves (PSDB), proponente da láurea, pelas atividades desenvolvidas com cerca de 1.400 alunos e pela representatividade no município desde sua fundação. “A homenagem é do povo de Uruguaiana para o Elisa”, considerou Rafael. A presença da Escola Dom Hermeto no crescimento dos cidadãos foi realçada pelo autor da homenagem, vereador Ronnie Mello (PP). Atualmente, a instituição que atende cerca de dois mil estudantes foi citada pelo parlamentar como digna da honraria. “Tenho orgulho de ter feito parte desta história”, afirmou Ronnie.

Irani batalha por melhorias no cemitério municipal

O vereador Irani Coelho apresentou nesta semana, documento solicitando melhorias no cemitério público municipal. Em seu requerimento, o vereador relata ser a falta de segurança um dos itens mais preocupantes. “A guarda municipal não dispõe de carro, armamento ou qualquer equipamento de proteção pessoal. As câmeras de monitoramento foram furtadas há algum tempo. Não há iluminação pública na frente do cemitério. Falta desde material para limpeza dos banheiros e o local da guarda é deficitário. É impossível acreditar que apenas um guarda municipal, sem as condições ideais para exercer seu trabalho, vá conseguir coibir a ação de vândalos, ladrões e gangues no interior e arredores”, disse Irani. O vereador relata que nestas condições não se pode esperar o adequado serviço de segurança ao patrimônio e aos munícipes que visitam seus entes no cemitério. “O servidor municipal corre o risco de sofrer represália, intimidações, e o que é mais grave: o atentado contra a sua vida”, relatou.
Também foi solicitada através de requerimento, a recuperação do prédio onde funciona o Setor de Administração e a Capela Velatória, junto ao Cemitério Público, e instalação de luminárias naquele local.
O mesmo apresenta inúmeros problemas estruturais que comprometem as adequadas atividades ali desenvolvidas. “São problemas que vão desde a parte elétrica, hidráulica, telhado, rachaduras, má conservação das paredes, pintura e, mais grave, o total abandono da parte que serve de capela velatória às pessoas carentes. Embora carentes, não significa que devam ser tratadas com o descuido nas instalações que ora apontamos”, disse o vereador. O requerimento foi aprovado e apoiado pelos demais vereadores.

Câmara aprova aumento para servidores

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou na terça-feira, dia 23, o projeto de lei que concede reposição salarial aos servidores públicos municipais. Por unanimidade dos vereadores presentes, foi acatada a proposta do Poder Executivo prevendo a atualização dos vencimentos do funcionalismo através da aplicação do índice de 8,93%, calculado com base na variação do Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM). O percentual será aplicado de forma retroativa a 1º de maio do ano em curso. 
Serão beneficiados os servidores ativos, inativos e pensionistas, com exceção dos: ocupantes de cargos em comissão, que obtiveram reposição no ano anterior; membros do magistério beneficiados pela implantação do novo Plano de Carreira do Magistério; agentes políticos (prefeito, vice-prefeito e secretários municipais) e detentores de contratos temporários que obedecem lei específica. Também ficou definido que os salários básicos das categorias com valores inferiores ao mínimo legal, terão a complementação necessária até atingirem o piso nacional.

Painel - Ed. 2139

Empáfia I
Políticos (nem todos, é verdade), contam com a impunidade reinante no País. Aplicam golpes, desviam verbas, legislam em proveito próprio, pagam propina (com o nosso dinheiro) em troca de apoio nas suas ações, quase sempre escusas (vide MENSALÃO), empregam parentes, e até namoradas, pois sabem que tudo fica por isso mesmo, eis que se perde em um emaranhado de processos que nunca acabam, e quando acabam, é em “pizza” com sabor de fel.

Empáfia II
Apesar disso, não perdem a empáfia. Até vereadores gastam fortunas em campanhas eleitorais, e só quem deveria fiscalizá-los não vê. Quando criticados, esbravejam contra quem “ousa” apontar seus equívocos, como se as suas tramoias públicas, vez que homens públicos são, não existissem.

Empáfia III
Ameaça por ameaça, as tentativas de denegrir quem não tem medo de cumprir sua missão de informar não conduz a outro resultado senão o mesmo que seus mandatos: NADA. A verdade sempre vem, “duela a quem duela”.

Empáfia IV
E são esses mesmos políticos que, assim como lutam pela “PEC da Impunidade”, para retirar o poder de investigação de órgãos que ainda conseguem resistir ao aparelhamento do Estado, lutam pela Lei da Mordaça, na tentativa de impedir a Imprensa livre de apontar a origem do dinheiro posto fora em suas suntuosas campanhas eleitorais, ou acumulados nas suas gordas contas bancárias, enquanto eles saltitam livremente entre os Poderes.

Ligeirinho I
Se cochilar o cachimbo cai. Nosso nobre vereador Rafael Alves foi mais esperto que os demais e não perdeu a oportunidade de “primeriar” os colegas requentando um tema recorrente na fronteira: Uma nova ponte. Aguardemos os deputados.

Ligeirinho II
Em breve conseguirão uma nova ponte entre Brasil e Argentina. Em Itaqui. Pra dividir mais uma vez o transporte internacional.

Comemoração
Em comemoração a semana de Uruguaiana,os alunos da E.E.I Cavalinho de Pau realizaram uma eleição para prefeito da escola.Para enriquecer nosso trabalho recebemos visitas ilustres como a vice prefeita Nerai Kaufmann; o vereador Ronnie Mello e o ex vereador Rogério de Moraes. Na quarta-feira dia 22/05 os candidatos juntamente com seus coleguinhas foram recebidos pelo Sr prefeito Municipal Luís Augusto Shineider.

Eleições I
O primeiro turno das eleições gerais de 2014 será realizado no dia 5 de outubro, conforme o calendário eleitoral, aprovado nesta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na data, o eleitor votará para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Caso candidatos a presidente e governador não alcancem a maioria absoluta dos votos neste dia, haverá segundo turno no dia 26 de outubro. Até o dia 5 de outubro deste ano, todos os partidos que desejarem participar das eleições devem estar com seus estatutos registrados no TSE. Também os futuros candidatos de 2014 devem ter seu domicílio eleitoral no estado onde pretendem concorrer e estar filiados ao partido um ano antes do pleito.

Eleições II
As convenções para a escolha dos candidatos devem ocorrer entre os dias 10 e 30 de junho. As emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programas apresentados por candidato escolhido em convenção neste período. Outras definições do calendário eleitoral para 2014. A partir de 1º de janeiro de 2014, os institutos de pesquisa ficam obrigados a registrar suas pesquisas perante a Justiça Eleitoral. 

Eleições III 
Os pedidos de registros dos candidatos devem ser feitos, pelos partidos ou coligações, até o dia 5 de julho de 2014. No dia seguinte, passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios e propaganda na internet (desde que não paga), entre outras formas. A propaganda eleitoral gratuita na rádio e televisão inicia no dia 19 de agosto de 2014. Nas terças, quintas e sábados, o espaço é destinado para candidatos a presidente e deputado federal. Nas segundas, quartas e sextas serão veiculadas propagandas dos candidatos a governador, deputado estadual e senador. 

Eleições IV 
De 28 de julho a 2 de agosto, os partidos políticos, os comitês financeiros e os candidatos devem enviar à Justiça Eleitoral o primeiro relatório dos recursos em dinheiro que tenham recebido para financiamento da campanha eleitoral e dos gastos quem tiverem realizado. Em 6 de agosto, a Justiça Eleitoral divulgará este primeiro relatório na internet. Entre 28 de agosto e 2 de setembro os partidos políticos, os comitês financeiros e os candidatos têm de enviar o segundo relatório, que será disponibilizado pela Justiça Eleitoral em 6 de setembro.

Eleições V
Até 4 de novembro, os candidatos, inclusive a vice e a suplentes, comitês financeiros e partidos políticos têm de encaminhar à Justiça Eleitoral as prestações de contas referentes ao primeiro turno. A exceção é para os candidatos que concorreram ao segundo turno das eleições. Estes devem prestar contas até 25 de novembro. Os candidatos eleitos serão diplomados até 19 de dezembro de 2014. O TSE diploma o presidente da República e os Tribunais Regionais Eleitorais são os responsáveis pela diplomação dos governadores, deputados e senadores do seu respectivo Estado. 

Tecnologia
O prefeito Luiz Augusto Schneider, em reunião com o secretário municipal de Administração, Ricardo Barbará Dias, definiu a aquisição de 14 micro-computadores para implantação de um Centro de Formação Tecnológica itinerante. O projeto idealizado pela Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, consiste na criação de cursos de informática que funcionarão em uma unidade móvel, em uma prática de descentralização da formação básica profissional, levando o conhecimento até a população.

Município enfrentará cidade chilena no Dia do Desafio

Aconteceu na terça-feira, a reunião de divulgação do Dia do Desafio que esse ano será realizado no dia 29. A já tradicional data ocorre na última quarta-feira do mês de maio e Uruguaiana vai para sua 12° participação. Nesse ano, enfrenta a cidade de Talcahuano, do Chile, e a expectativa é vencer pelo sexto ano seguido, já que desde 2007, Uruguaiana tem êxito na saudável competição entre cidades consideradas do mesmo porte. 
A expectativa do SESC e da prefeitura é de superar a marca de 2012, quando os uruguaianenses contabilizaram 58.612 participantes, ficando um pouco abaixo da metade da população total, segundo o Censo 2010.
O Dia do Desafio é difundido mundialmente pela The Association for International Sport for All (TAFISA) e começou em uma pequena cidade do Canadá, em 1983, quando os termômetros marcavam -20° e o então prefeito sugeriu uma ação que necessitaria a ajuda de todos: propôs que todos os moradores apagassem as luzes, saíssem de suas casas e caminhassem durante 15 minutos nos quarteirões mais próximos. Além de estimular o exercício físico e combater o dominante sedentarismo, o gesto acarretou em uma economia de energia ainda não vista na história do país. A ideia teve sequência no ano seguinte e mobilizou as cidades vizinhas fomentando ainda mais o espírito. Hoje em dia é uma data mundial que ano-após-ano quebra recordes de participantes.
Aos que tiverem interesse, em Uruguaiana, as bases de exercícios serão no Parque Dom Pedro II, Parcão; e no Calçadão da cidade. Além disso, o SESC e a prefeitura montarão uma equipe que percorrerá as principais ruas da cidade convocando pedestres, motoristas, comerciantes, ciclistas, moradores, enfim, todos. O objetivo, além da vitória “do bem” contra os chilenos, é mobilizar as pessoas para que se movimentem e reconheçam a importância do exercício físico diário.
A CDL Uruguaiana, como representante forte do comércio uruguaianense, apoia e solicita a participação de todos, sendo sócio ou não. Qualquer dúvida, 3412-4233/3412-4751 na CDL ou diretamente no SESC, 3412-2482/3411-2433.

Poetisa Cora Coralina é tema de encontro da Maturidade Ativa

As poesias de Cora Coralina foram tema do encontro de maio no Programa Sesc Maturidade Ativa Uruguaiana. O "Chá com Poesia" aconteceu no último dia 10, em comemoração ao Dia das Mães. ´Contamos com 89 participantes e primeiramente fizemos uma abertura contando sobre a vida da poeta Cora Coralina. Em seguida, explicamos para os participantes que em cada mesa haviam arranjos de flores e dentro estariam os origamis com poesias da Cora Coralina. Uma pessoa de cada mesa deveria ir a frente para ler a poesia e quem leu foi presenteado com violetas. O Chá com Poesia foi uma tarde muita agradável marcada pela emoção´, explica a auxiliar de Cultura e Lazer do Sesc Uruguaiana, Bárbara Zambelli Jorge.
Um dos destaques do evento foi participação do maestro Antonio Carlos Souza de Lara (Kako). Com teclado, o músico apresentou canções que emocionaram o público. A programação teve o apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, através da Secretaria de Cultura e do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, e fez parte da agenda do Programa Sesc Maturidade Ativa, que durante todo o ano desenvolve ações de estímulo à qualidade de vida na terceira idade. Para participar, pessoas com idades a partir de 50 anos podem se inscrever gratuitamente no Sesc (Rua Flores da Cunha, 1984).

Josefina Soares assumirá Mulher Progressista

O Partido Progressista de Uruguaiana realiza neste domingo, das 9h às 13h, no plenário da Câmara de Vereadores, a sua convenção municipal para eleição de diretório e logo em seguida da executiva, ao mesmo tempo ocorre às convenções da Juventude e da Mulher Progressista. Na oportunidade, o partido fará o recadastramento de seus filiados, atualizando todas as formas de contato para uma maior aproximação e divulgação dos trabalhos de suas bancadas tanto a nível municipal, estadual e federal. 
Na Juventude Progressista, o vereador Ronnie Mello é o nome indicado para assumir a presidência do órgão partidário, já na Mulher Progressista a também vereadora Josefina Soares é que assumirá a presidência. 
A realização das Convenções em praticamente todos os municípios do Rio Grande neste fim de semana é uma demonstração da força do PP, segundo o presidente estadual, Celso Bernardi. “Estamos trabalhando intensamente para conseguirmos a totalidade da renovação dos diretórios municipais e a implantação naqueles que ainda não estamos constituídos. Lembro que os eleitos para o Diretório e Executiva 2013-2015 terão a grande responsabilidade de comandar o Partido nas eleições gerais de 2014”, enfatizou Bernardi.