quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ed. 2192

  1. PEC 457 seria desastrosa para a jurisdição de primeiro grau
  2. Gabinete dos Prefeitos I
  3. Gabinete dos Prefeitos II
  4. Elogio
  5. Emprego
  6. Pró-HU
  7. Seminário
  8. Feijoada
  9. Instruthuras I
  10. Instruthuras II
  11. Concurso I
  12. Concurso II
  13. Seminário II
  14. Jogos universitários
  15. Alcoolismo I
  16. Alcoolismo II
  17. Alcoolismo III
  18. Schneider vai ao PSDB Estadual esclarecer “fofoquinhas” de Felice
  19. Frederico recebe Yeda no banco dos réus
  20. TSE aprova criação do partido Solidariedade
  21. Democratização nos Conselhos é aprovada na Câmara
  22. Comissão de Justiça aprova nova Lei de Prevenção de Incêndio
  23. Mãe de Sabrina Manoela oferece perdão ao assassino da filha
  24. Schneider diz que falta de estrutura laboratorial é questão de tempo
  25. Inscrições iniciam na segunda
  26. Cursos de Idiomas só em 45 dias
  27. Oportunidade de capacitação é apresentada
  28. Rede de lojas é condenada por dano moral coletivo no RS
  29. Empresa não pode impedir entrada de sindicalista
  30. JF de Uruguaiana rejeita denúncia contra acusados de operarem rádio clandestina
  31. Feto é encontrado em Estação de Bombeamento de Esgoto
  32. Lei Maria da Penha não reduziu morte de mulheres por violência, diz Ipea
  33. Somente réus primários terão direito a saída temporária
  34. Mais uma motocicleta é furtada
  35. Homem é preso por roubo a pedestre
  36. Casa é arrombada na Salgado Filho
  37. Polícia Comunitária volta a ser defendida
  38. Cpers remete proposta de reajuste no vale-refeição do magistério
  39. 10ª CRE abre inscrições para contratos temporários
  40. Manual traz orientações para aplicação do exame nas unidades prisionais
  41. Educação sexual deve começar aos 10 anos, defende especialista
  42. ‘Filmes de herói ainda serão impostos pelos estúdios por muito tempo’, diz autor de livro
  43. Sustentabilidade é tema de Concurso Sesc de Fotografias
  44. Faça desverminação periódica de seu Pet
  45. Justin Timberlake teria ficado com atriz no Brasil
  46. Funkeiras do Bonde das Maravilhas são emancipadas
  47. Inter transfere jogo contra o Fluminense para Caxias do Sul
  48. Basqueteiros realizaram mais um encontro em Uruguaiana
  49. Campeonato de Raquetes acontece neste final de semana
  50. Chael Sonnen ataca Wanderlei: “As vitórias dele no Pride foram armadas”

Assassino de Ana Carolina diz ainda não entender os motivos do crime

Um dos crimes mais chocantes ocorridos em Uruguaiana nos tempos - a morte de Ana Carolina Collazzo completou um ano na última sexta-feira, 20 de setembro. Ana Carolina foi morta por um golpe de faca no pescoço que praticamente a degolou. Ana e o namorado Leonardo Matte estavam num piquete improvisado quando começaram a discutir. Leonardo a levou até a frente do piquete e lá a briga ganhou intensidade. Na sequência, ela foi atingida pelo golpe que tirou a sua vida.
Leonardo Matte tentou suicídio, porém para atentar contra a própria vida ele teve a mesma precisão ou força. O jovem foi encaminhado ao Pronto Socorro com cortes superficiais. O jovem ficou hospitalizado por alguns dias e depois de feito o flagrante na Delegacia de Polícia, Leonardo foi levado à Penitência Modulada. 
Denunciado por homicídio triplamente qualificado, Matte conseguiu recentemente que uma das qualificadoras fosse retirada, a de crime cruel. Ainda, a Defesa tenta na Justiça retirar a qualificadora que atribui motivo fútil ao crime. 
Leonardo aguarda o julgamento atrás das grades e segundo informações, não consegue justificar a brutalidade praticada. O próprio assassino ainda não teria entendido os motivos o levaram a matar a namorada. 

Ana Carolina despertou sentimentos
Ana Carolina Collazzo despertou além de emoção, a conscientização de muitas famílias. Depois do caso, os pais passaram a prestar maior atenção ao relacionamento das filhas e o crime de agressão a mulher (Maria da Penha) passou a ser discutido nas rodas de amigos, na sala de casa e na sala de aula. O sofrimento da família da jovem comoveu a todos e até mesmo a dor da família de Leonardo foi entendida pelos uruguaianenses. O bairro onde Ana Carolina morava, Ilha do Marduque, se colocou de luto e a escola de samba abriu espaço no seu desfile para manifestar a dor de ter perdido uma de suas filhas. Ana Carolina tinha 19 anos quando teve a vida interrompida pelo namorado com quem ela fazia planos.

Mulher é presa por “gato”

Uma mulher foi presa na manhã de quinta-feira, acusada de estelionato. O assunto que poderia ter sido resolvido no escritório da empresa AES Sul acabou sendo discutido atrás das grades. Acontece que a presa, ao tentar evitar o acesso dos funcionários da AES a sua residência, partiu para agressão. Ela tentava esconder a ligação clandestina existente na residência, conhecido “gato”. A cliente da AES Sul foi encaminhada pela Brigada Militar à Delegacia, onde foram feitos dois registros – de estelionato e agressão.

Ex-detento tenta atear fogo no Case

Um menor de idade, ex-detento do Centro de Atendimento Sócio Educativo tentou atear fogo no prédio da instituição na tarde de quarta-feira. Em ocorrência feita pelo diretor do Case na Brigada Militar, o menor tentou ingressar na instituição, sendo proibido pelos funcionários. Revoltado com a proibição, o menor de idade ateou fogo no Centro, sendo contido pelos agentes. O jovem já esteve internado por crimes cometidos recentemente.

Tradição: Brigada prende dois no vinte de setembro

A Brigada Militar prendeu na manhã da última sexta-feira, 20/9, na Avenida Presidente Vargas, dois homens, ambos com prisões solicitadas pela Justiça. Um dos homens foi preso próximo ao palanque aonde as autoridades assistiam ao desfile farroupilha. O outro foi identificado e preso pela Brigada Militar próximo ao Parcão. A cidade se manteve tranquila até o término do desfile, por volta das 12h30min.

Gate detona granada da Cidade Nova

Na manhã de quinta-feira, o Grupo de Operações Táticas Especiais (Gate), da Brigada Militar detonou o artefato encontrado por populares na tarde de quarta-feira, no Bairro Cidade Nova. O artefato foi encontrado por populares, que imediatamente acionaram a BM. A área foi isolada até a manhã do dia seguinte quando o Grupo chegou ao município vindo de Santa Maria. O artefato, segundo o Gate, era do Exército Argentino. A detonação aconteceu no terreno do Quartel de Policiamento Aéreo.

Homem é assassinado com tiro na perna

Uruguaiana registrou na noite de quarta-feira, mais um homicídio. Ao todo foram 10 homicídios e um latrocínio registrado ao longo do ano. A vítima foi Josias Farias de Souza, de 19 anos. O homem foi atingido na perna por um disparo de arma de fogo, por volta das 21h e, mesmo ferido, ainda caminhou cerca de uma quadra pela Rua Telmo Bastos, caíndo na esquina com a Pinheiro Machado, de onde foi socorrido pela Brigada Militar. Josias chegou ao Pronto Socorro e aguardou atendimento por quase uma hora e meia, entrou em óbito enquanto recebia socorro. Seus familiares questionam quem realmente matou Josias: o atirador, ou o atendimento médico. De acordo com o delegado de Polícia Guilherme Olsen Gerhardt, ele apresentava apenas um ferimento de tiro na perna, que o levou a morte. 
A Polícia Civil iniciou as investigações na noite de quarta-feira, e prendeu David Fonseca, o assassino, na manhã do dia seguinte. David é morador da Rua Telmo Bastos, próximo a Rua Salgado Filho, aonde o crime aconteceu. David assumiu a autoria e disse ter agido em legítima defesa, já que Josias havia invadido o seu pátio. David, que estava preso em “regime domiciliar” por roubo, não possui uma perna e depois de atirar contra Josias, foi ao rio se desfazer da arma. 
A mãe do preso disse que ele agiu para defender a segurança da família. O assassino foi encaminhado à Penitenciária. Segundo o advogado de David, a espera desumana da vítima por atendimento será suscitada em sua defesa, pios há a possibilidade de co-autoria.

Secretário de prefeitos estará na sessão da Câmara de amanhã

A Câmara Municipal receberá o Secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas do Estado, Afonso Motta, na sessão ordinária do dia 26, a partir das 11h. Por proposição do vereador Marcelo Lemos, na próxima quinta-feira, a autoridade apresentará aos parlamentares e à comunidade as atividades projetadas pela Secretaria para a fronteira oeste. 
O momento oportuniza a articulação do Parlamento de Uruguaiana junto às ações do Governo do Estado para o desenvolvimento da cidade e da Região. “É relevante para os vereadores terem conhecimento dos recursos disponibilizados e apresentarem ao Secretário as demandas do município”, considerou Marcelo.

Vem aí a 22ª Romaria Diocesana

Nesta quarta-feira, dia 18/09, prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado do secretário municipal de Segurança e Trânsito, Vitor Manoel Gediel Machado, manteve audiência com o Frei Paulo Prigol, os padres Jonison Mallmann, Adomar Wandescher, Silvano Mello e Mario Benachio Auzani; e Paulo Pereira. Na pauta, o apoio da Prefeitura Municipal na realização da 22ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora Conquistadora que será realizada no dia 27 de outubro de 2013, com concentração a partir das 8h, em frente da Catedral. Este ano, o lema da Romaria é “Com a Mãe Conquistadora anunciamos a Boa Nova em nossa Terra Santa”.

Prefeito visita o Instituto de Cardiologia

Na última quarta-feira, 18/9, o prefeito Luiz Augusto Schneider, atendendo a convite do administrador da Santa Casa de Caridade, Geovane da Silva Cravo, visitou as futuras instalações dos serviços de alta complexidade em cardiologia, onde funcionários colocavam as placas que patrimonializam os equipamentos que a Prefeitura Municipal está cedendo gratuitamente ao Hospital para que seja implantado o instituto de cardiologia. Após, foi visitada a área onde está sendo construída a nova sala de manutenção. Também, acompanharam a visita, o diretor clínico da Santa Casa, médico José Vitório Moccelin; os advogados Paulo Henrique Fernandes Inda e Maurício Félix Blanco; o secretário Wilson Dornelles; e o servidor municipal, Silvio Gonçalves.

Lei não é cumprida no DI de Uruguaiana

Uma senhora procurou nossa redação para contar que na manhã de quinta-feira, ao encaminhar o pedido de emissão de Carteira de Identidade, foi informada por uma das atendes do Departamento de Identificação, de que não existia o benefício de gratuidade às pessoas que não tem condições financeiras de pagar a segunda via do benefício. 
A funcionária do setor disse à vítima que a segunda via do documento somente não é paga quando o solicitante foi vítima de roubo ou furto, devendo nesta situação apresentar cópia da ocorrência. Diante da informação, a senhora desistiu de encaminhar o documento, pois não teria dinheiro para pagar a quantia cobrada pelo setor. 
O descumprimento da Lei é evidente nesta situação. De acordo com as informações existentes no site do IGP/RS, órgão responsável pela emissão do RG no Estado, a gratuidade é assegurada em diferentes casos e esses critérios constam na Lei Estadual. Confira: 
Isenção para maiores de 65 anos, para confecção da 2ª via.
- Lei Estadual 11.632, de 15.05.2001
Isenção para pessoas em situação de pobreza, declarada nos termos da Lei Federal 7.115/83.
- Lei Estadual 14.003, de 06 de junho de 2012
Isenção para confecção da 2ª via da carteira a pessoas vítimas de roubo na forma do art. 157 do Código Penal Brasileiro – É obrigatória a apresentação da ocorrência policial.
- Lei Federal 12.687, de 18 de julho de 2012 que altera o dispositivo da Lei nº 7.116, de 29 de agosto de 1983 
- Torna gratuita a primeira emissão da carteira de identidade.

Painel - Ed. 2190

Ecoponto
Na quinta-feira, foi carregada mais uma carreta de pneus inservíveis que estavam depositados no Ecoponto, localizado no antigo DNER, na União das Vilas. O material será enviado para cidade de Araucária, no estado do Paraná.

Galpão de Triagem
O prefeito Luiz Augusto Schneider entregou a presidente da ACLAN - Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza, Maria Tugira da Silva Cardoso, cópia do Decreto nº. 378/2013, pelo qual a Prefeitura desapropria gleba de terra onde será construído um galpão de triagem.

IPTU 2013
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana informa aos contribuintes que no dia 10 de OUTUBRO vencerá a 9ª. parcela do IPTU 2013. Informações na Central Integrada de Atendimento ao Cidadão, na rua Santana, n° 2467 (antigo Fórum), ou acesse o site www.uruguaiana.rs.gov.br 

Tributo I
Com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, do SESC e promovido pela Associação dos Basqueteiros, acontecerá neste sábado, a partir das 20h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, o show Tributo aos Anos 60. A Associação dos Basqueteiros é formada por uruguaianenses, que na década de 60 disputavam jogos de basquete representando as escolas onde estudavam, principalmente no Dom Hermeto, Instituto Metodista União e Colégio Marista Sant’Ana. Atualmente aqueles adolescentes atletas dos anos 60 em Uruguaiana, estão espalhados em inúmeros municípios gaúchos e em outros estados. São médicos, empresários, professores universitários, advogados, etc. 

Tributo II
Estarão reunidos numa só banda, músicos que atuaram nos diversos conjuntos de baile dos anos 60: Hi-Fi, Os Mugs, Os Zumbis, Sambeat, Brazilian Jazz, Gemini 7 e outros. O repertório passará por músicas dos Beatles, Renato e Seus Blue Caps, Golden Boys, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Leno e Lilyan, Credence, Los Iracundos e Los Angeles Negros, além de outros nomes que marcaram o cenário artístico musical dos anos 60. No palco estarão os músicos Valdir Santana, Kako, Chico Alves, Jorge André Brittes, Oristela Alves, Enio Rodrigues, Valceu, Cleber, Miranda, João Quintana e Nilton Rosa. Não haverá cobrança de ingressos.

Trânsito I
Na quarta-feira, em frente ao Palácio Rio Branco, o prefeito Luiz Augusto Schneider, participou da abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito em Uruguaiana. Também, estiveram presentes ao ato: o vereador Irani Coelho Fernandes; a vice-prefeita, Neraí Santos Kaufmann; o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Vitor Manoel Gediel Machado; o Cônsul do Brasil em Paso de los Libres, Lucas Lage Brandão; o comandante da Brigada Militar, Tenente-Coronel Roberto Ortiz Pereira; o comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Valdinei Rosa; o diretor do Sest/Senat, Eder Dalberto; o administrador d o Hospital Santa Casa de Caridade, Geovane da Silva Cravo; o presidente do Comitê da Operação Balada Segura, Paulo Rosa Woutheres, e demais autoridades e convidados.

Trânsito II
Programação da Semana Nacional de Trânsito:
22/9 - 16h - Passeio Ciclístico (dia sem veículo), seguido de blitz educativa Balada Segura;
23/9 - 9h - Palestra educativa na Escola Municipal Cabo Luiz Quevedo;
24/9 - 9h30min e 14h30min - Blitz com ICM e Brigada Militar; 
25/9 - 21h - Operação Balada Segura.
Durante toda semana, visitas as escolas da rede pública (municipal - estadual) e privada do município realizando palestras e orientando os alunos sobre o trânsito e fazendo referência sobre a Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito. Informações com Jeckson Guarche - (55) 9641-6806-8432-8320.

Veterinária I
Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana, participaram da I EMBRACRIO (Encontro Minitube sobre Biotecnologia da Reprodução Aplicada à Raça Crioula) que aconteceu nos dias 14 e 15 na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O encontro teve palestras de pesquisadores renomados do Brasil, Estados Unidos e Europa e teve como objetivo discutir a aplicação das biotécnicas da reprodução de cavalos da raça crioula. Os temas abordados foram Fisiologia da Reprodução, Ultrassonografia, Endometrite, Transferência de Embriões e uso do sêmen Resfriado e Congelado na Inseminação Artificial.

Veterinária II
Segundo o aluno Giovane Carloto, as palestras foram interessantes pois buscaram alternativas para melhorar os índices reprodutivos da raça. O acadêmico também destaca que a participação em eventos externos complementa a formação acadêmica. O evento também teve apresentação de trabalhos científicos, como o Mini Percoll e Swim up como métodos de seleção espermática aplicado ao sêmen congelado do cavalo crioulo dos acadêmicos Giovane Carloto, Aline Moysés, Natan Carvalho, Cecília Machado e Daniele Missio. A acadêmica Aline Moysés apresentou os resultados de experimentos conduzidos no Biotech (Laboratório de Biotecnologia da Reprodução do campus Uruguaiana) que visam melhorar a utilização do sêmen equino congelado. O trabalho foi orientado pela professora Daniela Brum.

Fadisma
Em seu gabinete, o prefeito Luiz Augusto Schneider manteve audiência com o Coordenador-Geral da Faculdade de Direito de Santa Maria – Fadisma, Carlos Norberto Belmonte Vieira e o Coordenador de Cursos, Ricardo Xavier Coelho. Na pauta foi debatida a possibilidade de instalação de um Curso de Direito em Uruguaiana. A proposta foi muito bem aceita pelo coordenador-geral da Fadisma, que prometeu encaminhar para seu departamento técnico, o estudo de viabilidade de implantação deste curso em Uruguaiana.

Na manhã de quinta-feira, o Grupo de Operações Táticas Especiais (Gate), da Brigada Militar detonou o artefato encontrado por populares na tarde de quarta-feira, no Bairro Cidade Nova. O artefato foi encontrado por populares, que imediatamente acionaram a BM. A área foi isolada até a manhã do dia seguinte quando o Grupo chegou ao município vindo de Santa Maria. O artefato, segundo o Gate, era do Exército Argentino. A detonação aconteceu no terreno do Quartel de Policiamento Aéreo.

Bancários de Uruguaiana aderem à greve

Os bancários decidiram iniciar greve na quinta-feira (19) em todo o país, por tempo indeterminado. Em Uruguaiana, a categoria decidiu aderir ao movimento, cruzando os braços por melhroes salários. O presidente do SindBancários, Mauro Salles, diz que a greve é um direito, e que os bancários não devem aceitar pressão. A categoria pede reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação), Participação nos Lucros e Resultado (PLR) de três salários mais R$ 5.553,15, e piso de R$ 2.860, além de outras reivindicações.
Já a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) oferece reajuste de 6,1% (inflação do período pelo INPC) sobre salários, pisos e todas as verbas salariais (auxílio-refeição, cesta-alimentação, auxílio-creche/babá etc). A proposta é de PLR de 90% do salário mais valor fixo de R$ 1.633,94, limitado a R$ 8.927,61 (o que significa reajuste de 6,1% sobre os valores da PLR do ano passado), além de parcela adicional da PLR de 2% do lucro líquido dividido linearmente a todos os bancários, limitado a R$ 3.267,88. A Fenaban disse que apresentou no dia 6, às lideranças sindicais dos bancários, propostas à categoria e se mantém aberta a negociações.

Ginásio Municipal recebe nova iluminação

Na segunda-feira, 16/9, foi realizada vistoria nas obras do Ginásio Municipal Gilberto Oscar de Miranda Schmitt, pelos fiscais da Caixa Econômica Federal. Várias reformas estão sendo realizadas no local, inclusive, com a troca de toda a iluminação da quadra poliesportiva e, também, da parte externa do complexo esportivo. Estiveram presentes os integrantes da Caixa Econômica Federal: os engenheiros Vitor Hugo Caeta e Otávio Almeida; o engenheiro elétrico Vilmor Vicente Antonello; e o engenheiro responsável pela obra, Dalge Dilmar Madeira da Silva. A verba para troca e melhoramento da iluminação interna e externa do Ginásio foi originada de pedido do secretário municipal de Esportes e Lazer, Vicente Majó da Maia, para a Deputada Manuel D’Ávila, quando a realização da Conferência de Esportes, por meio de Emenda Parlamentar. O prefeito Luiz Augusto Schneider determinou realização da iluminação externa, para efeitos de segurança aos usuários do Ginásio e do Parque Dom Pedro II. No próximo final de semana, a nova iluminação estará à disposição nos três eventos previstos: VII Encontro dos Basqueteiros de Uruguaiana, Semi-final do Campeonato Estadual de Futsal de Base (sub13) e no jogo da Celemaster Uruguaianense pelo Campeonato Estadual de Futsal Feminino.