sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Ed. 2199

  1. Cinquenta anos de comemoração e quase dois séculos sem soluções
  2. Cursos Gratuitos
  3. Credibilidade
  4. Alimentação
  5. Bretes
  6. Adalberto Silva
  7. Praça Tamandaré
  8. Tênis
  9. Federasul
  10. Errata
  11. Marduque
  12. Educação Infantil
  13. 10ª CROP
  14. Balada Segura
  15. Tribunal de Contas aponta indícios de “falcatrua” na licitação da Concha Acústica
  16. Preocupação com animais na pista é relatada
  17. Carlos Gomes defende redução de taxas em reunião no Detran-RS
  18. Parlamentares reivindicam melhorias para Uruguaiana
  19. Lixão: Prefeitura vai adquirir maquinário e contratar empresa em 2014
  20. Bancários decidem fim da greve até segunda-feira
  21. 45mil proprietários de veículos que não pagaram IPVA serão notificados
  22. Câncer de mama mata uma mulher a cada 2 dias
  23. Frutas e legumes congelados podem ser mais saudáveis que frescos
  24. Metade da população global pode sofrer escassez de água até 2030
  25. Primeira vacina contra malária pode entrar no mercado a partir de 2014
  26. Uruguaiana já contabiliza 14 assassinatos em 2013, dois deles na nesta semana
  27. Uruguaianense é morta pelo irmão em Alegrete
  28. Apenados de São Borja gravam músicas em estúdio profissional
  29. Brigada vistoria área do Porto Seco
  30. Vovó de 73 anos apanhava do namorado
  31. O Educador: Distração
  32. Aulas da rede estadual em 2014 começam em 24 de fevereiro
  33. Inscrições para vagas nas escolas estaduais
  34. Sinpro/RS lança livro
  35. Tom Hanks será sequestrado por piratas somalis no “Capitão Phillips”
  36. Governo deve enviar em breve proposta para alterar lei dos direitos autorais
  37. Netflix anuncia filme independente brasileiro para ser exibido no mercado internacional
  38. Bem vinda á ala das mulheres!
  39. O que desanima as mulheres no sexo
  40. Cleo Pires é internada às pressas no Rio de Janeiro
  41. Thales consegue publicar livro e gasta o resto
  42. Ator quer voltar às novelas
  43. Sem Werley, Renato pode mudar esquema do Grêmio novamente
  44. Uruguaiana tem campeonato de videogame no final de semana
  45. Felipão critica os amistosos da Seleção Brasileira em solo asiático
  46. Inter não teme zona da degola e quer colar no G-4

Mountain Bike reuniu 56 atletas

- No último domingo, a equipe de esporte e lazer do SEST/SENAT de Uruguaiana, organizou uma prova de Mountain Bike, que contou com a participação 56 ciclistas. O circuito foi montado dentro da sede da entidade e teve a organização do professor Emerson Fechner Bahi. Na ocasião, o secretário de Esporte e Lazer, Vicente Majó da Maia, tratou com a entidade e com grupo de ciclistas do Clube União, a realização de uma prova entre Barra do Quaraí e Uruguaiana, ainda em 2013.

Iniciadas as obras da quadra de skate do Parcão


Iniciaram as obras de recuperação da pista de Skate do Parque Dom Pedro II. Serão investidos valores conquistados, através de Emenda Parlamentar do deputado federal Nelson Marchezan Junior. A pista será totalmente reformada e ampliada. Previsão de término da obra ainda no ano de 2013. A empresa vencedora do processo licitatório, acompanhado pela Caixa Econômica Federal, é a Construtora Henzek, de Uruguaiana. O prefeito Luiz Augusto Schneider pretende, em breve, entregar outro local para os skatistas, localizado na Praça dos Esportes e da Cultura, localizada na Vila Rui Ramos, fundos do antigo Cacau.

II Seminário Internacional sobre Tai chi chuan inicia amanhã

Acontece em Uruguaiana, de 11 a 13 de outubro, II Seminário Internacional da WCTA Brasil, sobre tai chi chuan. O evento contará com a participação do Grão Mestre Chen Xiaowang e do Mestre Jan Silberstorff. Será Jan o ministrante da palestra gratuita que acontece amanhã, no Salão Nobre da Prefeitura, ás 20h. 

Jan Silberstorff nasceu em 1967, na Alemanha. Em 1989, com apenas 22 anos de idade, recebeu o diploma que a República Popular da China outorga a nível estatal por seus estudos em Taijiquan (tai chi chuan), e foi o primeiro ocidental a conquistar uma medalha de ouro no torneio de Chenjiagou. Em 1993 foi nomeado pelo Grão-Mestre Chen Xiaowang como seu discípulo “a portas fechadas”, tornando-se o primeiro ocidental a receber este tipo de transmissão. Jan residiu com o Grão-Mestre na China e na Austrália para receber treinamento. Em 2006, Jan participou, a convite do Grão-Mestre Chen Xiaowang, da cerimônia tradicional do kowtow realizada no templo da família Chen em Chenjiagou, sendo admitido na linhagem da família Chen na 20ª geração. Ainda em 2006, Jan fundou o ramo brasileiro da WCTA, com autorização formal do Grão-Mestre Chen Xiaowang. Em 1994 co-fundou com o Grão-Mestre Chen Xiaowang a World Chen Xiaowang Taijiquan Association (WCTA), e tornou-se o presidente daWCTAG, o ramo alemão da Associação. 

Sob a liderança de Jan Silberstorff a WCTAG tornou-se membro-fundador da DDQT, a organização geral na Alemanha para Taijiquan (tai chi chuan) e Qigong. A DDQT desenvolveu a sua Orientação Educacional Geral (AALL) baseada nos conceitos de educação da WCTAG. 

Além disso, a WCTAG é o ramo alemão da IAMTJQA, a associação de Taijiquan (tai chi chuan) de Chenjiagou, e é membro da TCFE, a Federação Européia de Taijiquan. A WCTAG é a maior associação independente de Taijiquan (tai chi chuan) da Europa, contando com quase 150 professores e 2000 alunos filiados, e está presente em 35 cidades do seu país.

Jan fala e escreve fluentemente em chinês, e já produziu numerosos livros, DVDs e séries de televisão sobre Taijiquan(tai chi chuan). Viaja regularmente para ministrar seminários em mais de 15 países. No Brasil, Jan Silberstorff é o Diretor Técnico da WCTA-Br (CXWTABR: Chen Xiaowang World Taijiquan Association Brasil), ministrando seminários anuais desde 2003, supervisionando a qualidade técnica da Associação e examinando seus professores e instrutores filiados.

Boxe: Uruguaiana participa de evento em Artigas

Boxeadores de Uruguaiana participam no sábado, Artigas/Uruguai, do Campeonato Uruguaio de Boxe. Nossos atletas estarão participando das lutas preliminares. O campeonato é disputado na categoria Peso Pesado. O grupo de boxeadores de Uruguaiana é composto pelos atletas Leonardo Goulart (peso médio), Diogo Fernandes (peso meio médio), Giovane Spat (peso super-meio médio), Amanda Lopes (peso leve), Fabiana Lopes (peso galo). O grupo tem como técnico, Eduardo Milder.

Aeromodelismo recebe área própria

O prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado dos secretários municipais de Esportes e Lazer, Vicente Majó da Maia, e de Planejamento, Diego Xavier Roque, assinou o decreto que concede a permissão de uso, por parte da Associação de Aeromodelismo Pegasus Uruguaiana, de área localizada no Itapitocaí para a prática de aeromodelismo, nautimodelismo e automodelismo, sob a responsabilidade da associação. Oficialmente autorizada a utilizar a área, a Associação Pegasus irá adaptar o espaço para a prática do esporte, além de realização de encontros e demonstração da modalidade que vem ganhando cada vez mais adeptos em Uruguaiana e na Fronteira Oeste. O prefeito Schneider destacou sua satisfação em cumprir mais um compromisso de campanha. O presidente do Clube Pegasus de Aeromodelismo, Leandro Trindade, agradeceu ao apoio do prefeito Luiz Augusto Schneider e ao empenho do secretário Majó da Maia para que esta área fosse destinada a prática destas modalidades esportivas.

Instituto Penal de Uruguaiana entrega Manual da Liberdade



A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio do Instituto Penal de Uruguaiana, viabilizou para os apenados recolhidos na casa prisional, o Manual da Liberdade. O defensor público, Ricardo Gick, que atende os detentos uma vez por semana no instituto, foi quem realizou a entrega. A publicação é de autoria da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e se trata de uma cartilha voltada às pessoas privadas de liberdade. O manual contém informações que visam auxiliar os presos na superação das dificuldades do cárcere e esclarecer sobre os direitos que possuem durante o período de prisão, por meio de uma linguagem simples. Todos os apenados do presídio, totalizando cerca de 80 homens dos regimes aberto e semiaberto, foram beneficiados com a obra.

Entregador de farinha é assaltado na saída de padaria

O entregador de farinha da empresa SM Monteiro foi assaltado por volta das 12h de segunda-feira, ao chegar a padaria São Marcos, localizada na Rua Joaquim Murtinho. Assim que desceu do caminhão, ele foi surpreendido por um homem negro, de estatura média, que armado de revólver ordenou que ele entregasse o dinheiro que estava em seu bolso. Coagido, ele foi forçado a entregar a quantia de R$ 1.380. O dinheiro pertencia á empresa. O sujeito foi identificado como sendo “Cururu”, um bandido com várias passagens pela Polícia. A padaria São Marcos, apesar de ser frequentada diariamente por policiais militares de plantão, é alvo constante dos bandidos.

Polícia Civil deve prender o quinto envolvido no caso Repique

Depois de prender quatro homens citados no processo de abuso sexual que resultou na Operação Repique, a Polícia Civil trabalha para prender mais um envolvido. O sujeito já está com o mandado de prisão expedido, porém ainda não foi localizado. Sua prisão deve acontecer nos próximos dias. O último dos presos se apresentou na Delegacia de Polícia na sexta-feira da última semana. Trata-se de um pedreiro de nome Nóe. Os demais envolvidos foram presos no mês de setembro, através de investigação que deu sequencia à operação Clientela. 

Anunciado o fortalecimento da Guarda e melhoria nos Bombeiros

Na terça-feira, o prefeito Luiz Augusto Schneider, esteve presente na reunião do Gabinete de Gestão Integrada, que é presidido pelo professor Douglas Thompson. Também, participaram do encontro os secretários municipais de Segurança e Trânsito, Vitor Manoel Gediel Machado, e de Planejamento, Diego Xavier Roque; e os advogados Paulo Henrique Fernandes Inda e Paulo César de Mello Kleinübing. Na oportunidade foi discutida a inserção de projetos municipais na Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça – Senasp/MJ, já que a mesma encontra-se com edital aberto para consórcios municipais referentes a ações de fortalecimento da guarda municipal, secretária de segurança e trânsito ou órgãos equivalentes. 
Também nesta semana, o Schneider recebeu em seu gabinete o Coronel Pedro Ricardo Moraes Gurgel, Comandante Regional do Corpo de Bombeiros/RS e o comandante do Corpo de Bombeiros/Uruguaiana, Tenente Valdinei. Foi informado pelo Coronel Gurgel a ampliação de melhorias na guarnição de Uruguaiana, através de recursos oriundos Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras - Projeto Enafron

Gangues se confrontam no refeitório da Roberval

Na noite de segunda-feira, os estudantes e professores da escola Roberval Beheregaray foram coagidos por um confronto entre duas gangues. O fato envolveu pelo menos 10 menores, sendo que com a chegada da Brigada Militar, o grupo se dispersou e apenas três dos meliantes foram identificados, entre eles, menores de idade. A diretora da escola, disse que os envolvidos no caso são alunos e que durante o tempo em que está á frente da direção nunca havia presenciado uma briga deste nível. Também relatou que o educandário tenta combater a criminalidade de todas as formas e que depende da colaboração da Brigada para coagir o crime do lado de fora. 
A escola localizada no Bairro São João tem como estudantes, membros da gangue estudantil UDP. O delegado Guilherme Alexandre Olsen Gerhardt disse que a Polícia Civil continua o trabalho de identificação e combate as gangues juvenis e que existem vários grupos na cidade, todos sendo monitorados. 
Um dos problemas enfrentados pela escola Roberval e que contribui com a insegurança é a falta de iluminação nas imediações da escola.

Schneider promete recursos às ONGs que cuidam dos animais


O Poder Executivo esteve na manhã de ontem, reunido com representantes das ONGs que trabalham em defesa dos animais e com o vereador Ronnie Mello. Na oportunidade, os grupos expuseram as dificuldades e falaram sobre a necessidade de combater a proliferação dos animais de rua. Durante a reunião foi sugerida a implantação de um projeto móvel de castração de animais. Através do programa, profissionais visitariam os bairros agendando castrações, posteriormente o veterinário iria ao bairro castrar os animais inscritos. Hoje, as ONGs custeiam castrações com recursos viabilizados através de promoções sociais. A ideia será avaliada pela Prefeitura de Uruguaiana através da Secretaria de Saúde. Também, o prefeito Luiz Augusto Schneider comprometeu-se em doar recursos aos grupos. Os valores serviriam para custear o trabalho hoje realizado nos bairros e canil municipal. Os integrantes da ONGs aguardam ansiosos pelo cumprimento da promessa.

Usina de Uruguaiana está sem operar desde fevereiro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na terça-feira, o ressarcimento de R$ 22,490 milhões para a usina térmica de Uruguaiana. O valor se refere aos custos fixos necessários ao acionamento da usina, que estava desligada desde 2008. Os recursos serão pagos via Encargos de Serviços de Sistema (ESS), em parcela única, em novembro.
w
A usina de Uruguaiana funcionou por apenas dois meses, em fevereiro e março deste ano, mas foi novamente desativada. Ela foi ligada devido à escassez de chuvas, que provocou queda no nível dos reservatórios das hidrelétricas. O empreendimento já havia recebido cerca de R$ 250 milhões pela geração de energia no período. Com o valor aprovado, Uruguaiana deve receber R$ 272,580 milhões ao todo. A expectativa é que a usina volte a operar no verão.
Relator do caso, o diretor da Aneel Edvaldo Santana afirmou que os valores aprovados se referem ao custo pelo não fornecimento de gás pela Argentina, que não envia combustível há anos para a usina. “Foi o custo para colocar a usina em operação de novo. E, que eu saiba, já está tudo desligado e encaixotado de novo”, afirmou. A usina pertence à AES Brasil, que havia pedido R$ 32 milhões como ressarcimento. A empresa pode recorrer da decisão na Aneel. 
A reabertura da Usina era uma esperança econômica para Uruguaiana.

Funcionários dos Correios voltaram a trabalhar

Julgado na tarde desta terça-feira, em Brasília pelo TST o dissídio dos funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), que estavam em greve desde 12 de setembro. A decisão do TST agradou os servidores, que decidiram voltar ao trabalho a partir da zero hora desta quinta-feira. O TST atendeu parcialmente às reivindicações dos empregados dos Correios. Concedeu 8% de reajuste salarial, 6,27% de aumento nos benefícios (auxílio de alimentação, creche e outros) e manteve o plano de saúde da categoria, que estaria sob ameaça de ser privatizado.
O Sindicato dos Trabalhadores de Correios e Telégrafos do Rio Grande do Sul (Sintec-RS) comemorou principalmente o fato de o TST ter considerado a greve legítima. Os dias paralisados deverão ser recuperados, no prazo de 180 dias. O Correios gaúcho calcula quanto tempo será necessário para normalizar a correspondência represada. Ontem, era de 2 milhões de volumes, o que equivale a um dia de trabalho dos carteiros.

Uruguaianenses conviverão com fumaça tóxica até janeiro

O Lixão de Uruguaiana voltou a incendiar nesta semana. A fumaça produzida pela queima atingiu vários bairros na cidade, deixando Uruguaiana coberta por nuvens cinzentas. Os moradores de bairros como Cohab Emílio Brandi, Cidade Nova, Santo Inácio e Vila Betania reclamam de mau cheiro e da exposição a fumaça tóxica, porém, segundo o secretário de Meio Ambiente, Francisco Roballo a situação só começará a ser solucionada em janeiro de 2014, quando os resíduos passarão a ser retirados do local e levados para o Aterro Sanitário de Santa Maria. Para a construção do aterro local ainda não há previsão. Vale lembrar que o local designado para a construção do aterro ainda não é o mais indicado, pois está próxima a uma bacia de captação do Pindaí Mirim e sítio arqueológico.

Plano Alto terá coleta de lixo

Em reunião com o Assessor para Assuntos do Interior, Luiz Fernando Franco Malfussi, o prefeito Luiz Augusto Schneider informou o início da coleta de lixo orgânico na localidade do Plano Alto, 3º. distrito de Uruguaiana. O caminhão da prestadora do serviço de recolhimento do lixo inseriu a localidade em seu cronograma, passando atender aquele distrito semanalmente, sempre às quartas-feiras, pela manhã. A ação foi um compromisso firmado pelo prefeito Schneider perante os moradores do Plano Alto. Destaca o subprefeito, Juarez Peralta que concretiza-se uma reivindicação antiga daquela comunidade.

Câmara terá salas em prédio anexo

A Câmara de Vereadores anunciou a instalação de cinco novas salas, através da locação de um imóvel localizado ao lado do prédio da Casa Legislativa. A Mesa Diretora dispensou a licitação para locação, pois segundo Luiz Gilberto de Almeida Risso, o processo pode ser dispensado quando o valor da contratação for inferior a R$ 8 mil. Neste caso, o aluguel do imóvel custará quase R$ 6 mil por mês. Risso explica que o prédio da Câmara não oferece infra-estrutura para atender as necessidades do Poder Legislativo e que enquanto o novo prédio da Câmara não é construído, a Casa contará com a extensão. O contrato, de acordo com Risso, é de seis meses.

UPA receberá verbas e Pronto Socorro recebe médicos

A aplicação de 750 mil reais para a conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Uruguaiana foi pauta em audiência do vereador Marcelo Lemos (PDT) com o Secretário Estadual de Saúde, Ciro Simoni. Na oportunidade, o parlamentar solicitou o repasse de verbas apresentando as dificuldades dos uruguaianenses na área da saúde e a necessidade do início das atividades da Unidade.

O Secretário confirmou a liberação dos recursos para os próximos dias, anunciou a possibilidade de demandar verbas emergenciais direcionadas ao serviço de cardiologia e a disponibilidade de vir ao município atender as demandas referentes à sua pasta.

O Ministério da Saúde implanta as UPAs como estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, completando uma rede organizada de atenção às urgências. De acordo com o vereador, a medida beneficia de maneira exponencial toda comunidade.

A estratégia de atendimento será localizada no terreno da antiga Santa Casa no bairro Boa Vista e estará diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

Durante a semana, segundo o vereador, Luiz Augusto Schneider o procurou e solicitou apoio na liberação de recursos. Ele informou haver estes valores disponíveis na Secretaria de Saúde do Estado e solicitou o intermédio do vereador Marcelo, integrante do mesmo partido de Ciro Simoni. 

As obras da UPA estão paradas por falta de recursos e a previsão de abertura é sempre adiada, dificultando assim, o pronto atendimento de pacientes. 

Pronto Socorro 

O interventor da Santa Casa de Caridade, Geovane Cravo informou recentemente que assim que a UPA estiver funcionando, o hospital entregará o setor de pronto atendimento à Prefeitura, já que é de fato o responsável pela prestação deste serviço. Enquanto isso não acontece, a direção do Pronto Socorro tenta amenizar a falta de profissionais e atender os anseios da comunidade. Nesta semana, o setor recebeu um médico vindo de Santana do Livramento e outros deverão ser contratados pelo hospital nos próximos dias.

Painel - Ed. 2198

Plano Alto
O Assessor para Assuntos do Interior, Franco Malfussi, recebeu de Schneider a garantia de que iniciará a coleta de lixo orgânico na localidade do Plano Alto. Segundo Malfussi, o caminhão de coleta passará às quartas-feiraspela manhã. Juarez Peralta, subprefeito do Plano Alto, disse que se finalmente concretizauma antiga reivindicação daquela comunidade.

Skate I
Com dinheiro de emenda do deputado federal Nelson Marchezan Júnior, o Executivo de Uruguaiana deu início a recuperação e ampliação da pista de Skate do Parcão. E em breve haverá mais uma pista na Praça dos Esportes e da Cultura, na Vila Rui Ramos, em frente ao Supermercado Braga.

Skate II
Independente disso, alguns skatistazinhos de meia tigela continuarão a atrapalhar o trânsito fazendo com que os motoristas rezem para que eles não surjam diante dos carros.

Bandeira I
A cabeceira da nossa Ponte Internacional recebeu as bandeiras do Brasil e da Argentina. Porém, afoito as honrarias cívicas, quem as hasteou, inverteu suas posições. Em território nacional, com bandeira de outro país, a bandeira Nacional deve ser colocada à direita, e a do país visitante, à esquerda do dispositivo.

Bandeira II
A questão é que à direita de um dispositivo de bandeiras considera-se a direita de uma pessoa colocada junto a ele e voltada para a rua, no caso, para o exterior, de modo que aquele que chega ao Brasil vê a bandeira soberana à esquerda, e não à direita, como está posta a nossa bandeira hoje.

Refisc I
O Programa de Recuperação Fiscal -Refisc– Anistia 2013, encerrará no dia 31 de outubro e não será prorrogado, diz o secretário de Fazenda, Luiz Henrique Fanti. Aproveite e faça o pagamento ou parcelamento com desconto de multas e juros.

Refisc II
Pagamento à vista com desconto de 100% em multa e juros; Pagamento em um bloqueto ou em 3 parcelas: uma no ato, outra em 30 dias e, a terceira, em 60 dias, com desconto de 100% de juros e multa; Parcele em 12 meses com desconto de 80%; Parcele em 24 meses com desconto de 60%; Parcele em 40 meses, com desconto de R$ 50%. Parcela mínima de R$ 45,40. O Governo Municipal também concede desconto adicional de 10% até o vencimento da parcela, para quem fizer os pagamentos em dia.

Refisc III
Existe uma condição especial válida para os proprietários de um único imóvel, de uso residencial, com débitos oriundos do IPTU, em execução fiscal, poderão parcelar em 120 vezes, com desconto de 100% de juros e multa. – Parcela mínima de R$ 20,00. Os contribuintes devem procurar a Central de Atendimento ao Contribuinte, no saguão do Teatro Municipal RosalinaPandolfo Lisboa, das 8h30min às 17h, sem fechar ao meio dia, de segundas-feiras aos sábados. Telefone para informações: 3413-8355.

Negativas
Está em fase final o projeto que permitirá ao contribuinte obter certidões de débitos municipais pela internet. O projeto segue diretriz do prefeito Schneider, de agilizar e modernizar os processos administrativos do Executivo.

Água e esgoto
Em reunião entre o titular da Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação, a empresa Foz Uruguaiana e Associação de Moradores do Bairro Mascarenhas de Moraes, ficou acertado a implantação da rede de água e esgoto no local denominado “Beco da Marduque”. O início das obras está marcado para amanhã, quinta-feira, dia 10 de outubro, tendo o prazo de conclusão estimado em 30 dias. De acordo com secretário de Ação Social e Habitação, Elton da Rocha com a melhoria serão beneficiadas 33 famílias, aproximadamente 150 pessoas.

IPE
Na terça-feira, o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Saionara Marques Almeida dos Santos, e de Governo, Fernando Fagundes Alves, manteve audiência com a Coordenadora do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE) na região Fronteira Oeste, Giovana Silveira Vargas. A representante do Instituto de Previdência trouxe ao prefeito Luiz Augusto Schneider o projeto de ampliação de serviços do IPE em Uruguaiana e na região.

Melhorias
O prefeito Luiz Augusto Schneider recebeu em seu gabinete o Coronel Pedro Ricardo Moraes Gurgel, Comandante Regional do Corpo de Bombeiros/RS e o comandante do Corpo de Bombeiros/Uruguaiana, Tenente Valdinei. Foi informado pelo Coronel Gurgel a ampliação de melhorias na guarnição de Uruguaiana, através de recursos oriundos Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras - Projeto Enafron. Também participou da reunião o ex-comandante da Corporação, Tenente Paulo Duarte Mota.

Gestão de Projetos
O secretário municipal de Planejamento, Diego Xavier Roque, informa que nos dias 24 e 25/10, na Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo, a partir das 8h30min, será realizado o 1º. Congresso de Gestão de Projetos. As inscrições podem ser feitas no site da Prefeitura de Uruguaiana, no NUMESC. São 100 vagas disponíveis.

Casa Popular 
O secretário municipal de Ação Social e Habitação, Elton Vinícius Nicolas da Rocha, destacou que estão abertas as inscrições para o Programa Minha Casa Minha Vida, que constrói unidades habitacionais. Inscrições no Setor de Habitação no prédio central da Prefeitura. Informações: 3413-8540.

Tai chi chuan
“Os cinco níveis do Taijiquan” é a palestra que será apresentada pelo mestre Jan Silbertstorff, nesta sexta-feira, 11/10, às 20h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Uruguaiana. Jan foi o primeiro oriental a receber os ensinamentos, “portas fechadas”, pelo Grão-Mestre Chen Xiaowang. Hoje, ele fala e escreve fluentemente em chinês, e já produziu numerosos livros, DVDs e séries de televisão sobre Taijiquan, e regularmente, ministra seminários em mais de 15 países. No Brasil, é o Diretor Técnico da WCTA-Br (CXWTABR: Chen Xiaowang World TaijiquanAssociation Brasil), ministrando seminários anuais desde 2003, supervisionando a qualidade técnica da Associação e examinando seus professores e instrutores filiados.