quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Governo promete concurso público para final do ano


O governador Tarso Genro recebeu na segunda-feira, a nova gestão do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers) no Palácio Piratini. O encontro, que foi a portas fechadas e teve duração de aproximadamente 1h20min, tinha como objetivo retomar o diálogo com o governo gaúcho e apresentar algumas pautas que serão negociadas neste ano.
Segundo a presidente do sindicato, Elenir Oliveira, o governo vai reconhecer as funções dos vice-diretores e anular a ordem de serviço de 2013 que determinava que, quando um vice era afastado, toda a chapa eleita também era obrigada a sair. Agora, a determinação é que as direções poderão escolher outros nomes após a saída dos vices. Além disso, o governo também prometeu o pagamento retroativo aos vice-diretores pela função exercida.
O secretário estadual de Educação, Jose Clovis de Azevedo, afirmou que haverá um concurso público no final deste ano para funcionários de escolas. Além disso, o secretário apontou que a função docente será regulamentada para efeitos de aposentadoria especial. Conforme Azevedo, professores que exerciam funções fora da sala de aula não poderiam contar para a aposentadoria.
O secretário também declarou que, com a nova gestão do sindicato, haverá mais diálogo sem “interesses ideológicos”. O governo do Estado apontou que tanto os recursos dos royalties do petróleo, quanto a promessa de 10% do PIB nacional para a educação, ainda precisam de regulamentação do governo federal.

0 comentários: