sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Agora é oficial: Unipampa tem Medicina


“Já está tudo pronto. Em 2016 abrimos mais um curso aqui, o curso de medicina”. Foi com essas palavras que o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Paulo Speller, anunciou a implantação do curso de medicina no campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa. O anuncio ocorreu durante a abertura do seminário “Desafios ao provimento e fixação de médicos na Fronteira Oeste do Estado do RS”, naquele educandário, na manhã de ontem, 15/10. As aulas iniciam no primeiro semestre de 2016 e serão 60 vagas disponibilizadas.
Embora a implantação já estivesse confirmada pela reitora da Universidade, Ulrika Arns, a manhã foi de fortes emoções com o anúncio oficial. “É a concretização de um sonho e resultado de uma luta de meses e meses, com pessoas se dedicando ao máximo”, diz o prefeito Schneider, que encabeçou a luta. Em 2013, logo após a concretização da vinda do Instituto Federal Farroupilha, Schneider fez uma peregrinação por todos os municípios da região, solicitando apoio a vinda do curso para o município, e recebeu apoio total dos prefeitos vizinhos.
Outros dois pontos cruciais nessa luta e citados pelo Chefe do Executivo em seu discurso foi o encontro com o governador Tarso Genro e a visita da presidente Dilma Rousseff. “Tivemos a oportunidade de conversar com o governador Tarso em Alegrete, quando voltamos a tratar deste pedido e, quando a Presidenta nos visitou em razão da enchente, não podíamos deixar de apresentar o projeto pedagógico da faculdade de medicina”, disse ele. Ele agradeceu a todos os envolvidos, citando especialmente a Reitora e o diretor do Campus, João Cléber Theodoro de Andrade. “Também quero agradecer a professora Maria Medianeira, o Olíbio de Freitas e o Denizart Ramires, incansáveis na luta pelo hospital universitário e os engenheiros Paulo Ruas e Maher Jaber, que auxiliaram muito, inclusive no encontro com o governador Tarso”, finalizou.
O evento teve a presença ainda do coordenador de atenção básica do Departamento de atenção à saúde da secretaria estadual de Saúde, o diretor de desenvolvimento da Educação em saúde do MEC, Vinícius Ximenes. O prefeito de São Borja, Farelo Almeida, também esteve presente, bem como todo o secretariado municipal e a vice-prefeita, Neraí Kaufmann.

0 comentários: