sexta-feira, 31 de outubro de 2014

As cinco principais propostas de Sartori para o Rio Grande


Eleito governador, José Ivo Sartori (PMDB), acusado pelo PT de não ter propostas, ainda fala pouco sobre o governo que fará e diz que “ainda não caiu a ficha”. Porém, já foram divulgadas propostas para cinco importantes áreas. O peemedebista alegou que desconhecia a real situação financeira do governo, informação solicitada por meio da Assembleia Legislativa. Confira as principais propostas.
Saúde
Sartori pretende implantar o programa Primeira Infância, que acompanha a vida de uma criança até a idade pré-escolar. O projeto foi implantado por ele em Caxias do Sul, e reduziu a mortalidade infantil. Outra ideia é descentralizar o acesso a médicos especialistas, que passaria a ser feito em macrorregiões, objetivando agilizar as consultas daqueles que vivem longe da capital. Ele também fala em aumentar o horário de atendimento nas unidades básicas e postos de saúde.
Segurança
Ele fala em incentivar a criação de guardas municipais, investimentos nos setores de inteligência e científicos da polícia e aumento do efetivo da Brigada Militar, tirando policiais de funções administrativas para colocá-los no policiamento ostensivo. Também está prevista a implantação da “cultura da paz” nas escolas, como forma de ensinar às crianças respeito e convívio em grupo, e a criação de Parcerias-Público-Privadas (PPPs) para a reforma e construção de novos presídios.
Educação
A proposta do PMDB é criar metas de qualidade de ensino nas escolas, mas também coloca que é “necessário corrigir o que está dando errado e incentivar o que está dando certo”. Uma das ideias é incentivar o ensino de alemão, italiano e espanhol nas regiões que no passado receberam imigrantes desses países e nas cidades que fazem fronteira com o Uruguai e Argentina. Outro item é a valorização dos professores, que segundo Sartori, não se resume a questões salariais. Ele fala ainda sobre a implantação de um novo sistema de qualificação profissional permanente. 
Infraestrutura
A busca de recursos para asfaltar e recuperar estradas e a atualização da malha ferroviária, portuária e aeroportuária são um dos pontos. O apoio a empresas localizadas nos parques tecnológicos com o objetivo de fomentar ideias mais criativas e inovadoras, também está em meio a proposta, que fala ainda do fortalecimento de cooperativas, pequenos produtores e agricultura familiar, como forma de garantir o abastecimento e melhores preços de produtos e alimentos, gerando distribuição de renda, e o apoio a exportadores para qualificar a exportação, principalmente, no setor primário.
Dívida
A proposta de Sartori é manter o pagamento em 13% da Receita Líquida Real (RLR), e tentar reduzir esse percentual, alongando ainda o prazo de pagamento e a redução do valor das prestações. A dívida pública, que hoje passa de R$ 50 bilhões, já fez com que o Executivo recorresse ao saque de depósitos judiciais, além de engessar os investimentos.

0 comentários: