sexta-feira, 17 de outubro de 2014

População continua prejudicada pela falta do cartão do SUS

A CNH, apesar de reconhecida nacionalmente como documento de identificação, não é aceita em Uruguaiana, no momento da emissão do Cartão do SUS. 
A Câmara Municipal sugere o empenho da Secretaria de Saúde para agilizar o recadastramento no Sistema Único de Saúde (SUS). A realização de mutirão para atender a demanda de confecção dos Cartões SUS para o novo padrão do documento é sugerida pelo vereador Egídio Carvalho (PSDB). A iniciativa busca diminuir o desconforto relatado pelos cidadãos quanto a demora para a realização do cadastro que é indispensável para atendimento de saúde em todo território nacional.
Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 14, os parlamentares anunciaram a distribuição de apenas cem cartões pela Secretaria de Saúde. “Neste ritmo, os uruguaianenses demorarão anos para usufruir dos benefícios do cartão”, considerou Egídio.
O vereador Líder do Governo, Fernando Tarragó, registrou que o recadastramento é feito em todo o país, assim, por vezes o Sistema é congestionado e causa a vagarosidade no atendimento. “Nenhum atendimento pode ser negado aos que não portam o Cartão”, garantiu o vereador.
Nesta semana, o sistema de emissão do documento voltou a apresentar problemas, prejudicando dezenas de pessoas que haviam madrugado para enfrentar a fila. Além do sistema, outra reclamação vinda da comunidade diz respeito aos documentos exigidos pelos profissionais da Secretaria de Saúde para emissão do Cartão. Segundo Itacir, a atendente exige a Carteira de Identidade, porém ao ter sua carteira furtada recentemente, ele perdeu o documento, ficando apenas com a Carteira de Motorista que estava no carro. O documento, apesar de reconhecido nacionalmente como documento de identificação, não é aceito em Uruguaiana.

0 comentários: