quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Mudanças na Saúde: Município treina 150 agentes para programa ESF


A secretaria Municipal de Saúde iniciou ontem, 15/12, o curso introdutório para agentes comunitários de saúde. As aulas estão ocorrendo na Biblioteca Municipal das 8h30min às 12h e das 14h às 18h, até a próxima sexta-feira, 19/12.
Para o prefeito Luiz Augusto Schneider, a medida representa uma mudança na política de saúde do município. “A cultura em nosso município vem sendo de procurar sempre o pronto socorro do Hospital ou o posto central. Nosso objetivo é que a população procure o atendimento de seu bairro e os agentes comunitários de saúde têm grande papel nessa mudança”, explica Schneider. “Esses profissionais têm condições de acompanhar aquela família e desenvolver com ela um vinculo de confiança tão necessário nesta área. Precisamos fortalecer cada vez mais a atenção básica”, disse.
Estão recebendo o treinamento 122 agentes aprovados no processo seletivo simplificado realizado no último dia 30/11, e 31 agentes que já estão trabalhando. De acordo com a secretária de Saúde, Saionara Marques, há cinco núcleos completos do programa Estratégia Saúde da Família, já atuando. “Com a chegada destes agentes, nosso objetivo é formar 15 núcleos”, explica a gestora.
Nos próximos meses, outros 150 aprovados no processo seletivo para agentes comunitários serão chamados para assumirem as funções.”
Tão logo o treinamento seja concluído os agentes iniciarão o trabalho nas unidades básicas de saúde.

0 comentários: