segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Ed. 2248

  1. O Graal de Tarso Genro
  2. Assembleia I
  3. Assembleia II
  4. Braço estendido
  5. Ana Amélia quer saber
  6. Câmara
  7. Bingo
  8. Horário especial
  9. Em foco
  10. Feira
  11. Senado
  12. Retorno I
  13. Retorno II
  14. Nova administração I
  15. Nova administração II
  16. Dia Mundial do Doente
  17. Município oferece desconto de 15% para pagamento integral no próximo dia 10
  18. Crea apresenta metodologia de fiscalização ao Legislativo
  19. Federação de Associações de Bairros do RS visita Câmara de Vereadores
  20. Ação dos bombeiros provoca crime contra o patrimônio
  21. Casa de empregados perto de estábulos fere norma de saúde
  22. Prefeitura trabalha pela retomada do Carnaval da Barragem
  23. Trojan descarta atraso na construção da avenida e mudanças de datas
  24. Procissão de Navegantes perde público
  25. Fevereiro de Carnaval sem Carnaval
  26. Consumidores alteram os hábitos de compras no Rio Grande do Sul
  27. Endividado, Estado empobrece e perde importância no PIB nacional
  28. Homem é esfaqueado na Cohab II e depara-se com a falta de socorro
  29. Delegados de polícia retornam à Uruguaiana na próxima semana
  30. Detento é flagrado traficando e tenta subornar PM’s
  31. Final de semana registra várias ocorrências de Maria da Penha
  32. Furto I
  33. Furto II
  34. Vias de fato I
  35. Vias de Fato II
  36. Injuria/Dano
  37. Perturbação de sossego
  38. Final de semana registra duas tentativas de homicídio com arma de fogo
  39. Escolas têm calendários diferenciados em 2014 em razão da Copa
  40. Vem aí concurso público na Ação Social
  41. Senac está com as inscrições abertas para cursos Técnicos a distância
  42. Acadêmicos da Unipampa prometem mobilização nesta manhã
  43. Presidenta empossa Henrique Paim com a missão de ampliar a qualidade da educação
  44. ‘O horror vai ter espaço no cinema brasileiro’, diz diretor de ‘Quando Eu Era Vivo’
  45. Gabriel Byrne se une ao elenco de Os 33, sobre resgate dos mineiros chilenos
  46. Música Alone Yet Not Alone perde indicação ao Oscar 2014
  47. Vin Diesel fala sobre a sequência de Riddick 3 e agradece aos fãs
  48. Ausência de sintomas na fase inicial leva a diagnóstico tardio do glaucoma
  49. Mel Lisboa sai de novela da Record para fazer peça e deixa autor ‘perplexo’
  50. Cantor Leonardo é detido em aeroporto por porte de munição
  51. Sem obras de mobilidade, chegar a estádios será desafio para torcedor na Copa
  52. Palmeiras fica próximo de contratar volante do Inter
  53. Nelsinho Piquet pilotará na abertura da Stock Car

Correios entram em nova greve, agora por plano de saúde

O sindicato dos trabalhadores dos Correios anunciou que os funcionários de Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Campinas, São José do Rio Preto, Piauí, Amazonas, Paraná, Ceará, Santa Catarina, Pernambuco, Paraíba, Vale do Paraíba, Roraima estão de greve desde quinta-feira (30) por tempo indeterminado.
Os funcionários querem impedir que a Empresa dos Correios e Telégrafos (ECT) privatize o convênio médico da categoria, que segundo o sindicato, é o maior benefício dos trabalhadores. 
O número de cidades em greve deve aumentar ao longo dos próximos dias, visto que ainda serão realizadas outras assembléias.
Os grevistas reivindicam a manutenção do plano Correios Saúde, conforme determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) emitida após o fim da última paralisação da categoria, em outubro do ano passado. Segundo eles, a ECT quer mudar para o plano Postal Saúde, que tem outra pessoa jurídica e é submetido às normas da Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS). Em nota, os Correios informaram que estão cumprindo o que foi definido pelo TST no ano passado a respeito do plano de saúde da empresa: “todos os benefícios estão garantidos, incluindo dependentes cadastrados, porcentagem de compartilhamento, não cobrança de mensalidade ou tarifas, rede credenciada e cobertura de procedimentos entre outros”.

Vereador defende acusada de fraude e diz que ela trabalha até fora do horário de expediente

O presidente da Câmara de Vereadores da Barra do Quarai, Valdemar Alves, contesta as informações de falta da funcionária Cláudia Dedeco ao trabalho. Ele confirmou que a mulher acusada pela Polícia Federal de participação de um esquema de fraude ao Bolsa Família agora trabalha na Câmara, porém ressaltou que a funcionária comparece diariamente ao local de trabalho. “Esta funcionária, que recebe um salário mínimo e trabalha também fora de horário de expediente, não faltou nenhum dia ao serviço e sempre chega dentro do horário. Apesar de os funcionários que ocupam cargo em comissão não terem a necessidade de assinarem o livro ponto eu coloquei um funcionário de carreira (efetivo) para fazer o controle do horário de chegada e saída e das faltas e presença de todos os funcionários em comissão e está tudo registrado.”
Cláudia Dedeco trabalhava na secretaria de Assistência Social quando um esquema de fraude foi revelado pela Polícia Federal. Ela e acusada de manter o benefício do Bolsa Família à sua irmã já ausente - a sobrinha estaria recebendo os valores. 
O prefeito Iad Sholi afastou Cláudia do serviço público, sendo ela contratada pela Câmara, agora presidida por Valdemar.
Ao receber as denúcias de que Cláudia não cumpria o expediente da Casa Legislativa , nossa reportagem tentou falar com ela na Câmara, mas nunca a encontrou.

Pescadores querem criação de um escritório regional do Ministério da Pesca e Aquicultura

Com o objetivo de discutir melhorias para o setor pesqueiro, 75 pescadores artesanais do Baixo Rio Uruguai participaram, no sábado (25/01), do 14º Seminário Regional da Pesca. O evento aconteceu no CTG Porteira do Rio Grande, em Barra do Quaraí. Organizado pela Associação de Pescadores Profissionais Artesanais de Barra do Quaraí, com apoio da Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Barra do Quaraí, através da Secretaria do Desenvolvimento Social, o Seminário reuniu representantes dos municípios de Barra do Quaraí, Itaqui, Manoel Viana e Uruguaiana.
A bacia hidrográfica do Rio Uruguai compreende cerca de dois mil pescadores artesanais que afirmam estarem sendo prejudicados com a atual legislação, já que se trata da mesma destinada à pesca industrial, realizada no mar. Por este motivo, as Associações de Pescadores Profissionais Artesanais do Baixo Rio Uruguai uniram-se no Seminário para elaborar um documento com algumas reivindicações do setor, destinado aos órgãos competentes da atividade pesqueira como Ministério da Pesca e Aquicultura, Marinha, entre outros.
A criação de um escritório regional do Ministério da Pesca e Aquicultura, fiscalização territorial que impeça a pesca por pescadores de municípios vizinhos e legislação específica para a pesca na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai foram algumas das reivindicações dos pescadores presentes no 14º Seminário Regional da Pesca. Além destas, os pescadores de Barra do Quaraí reivindicam a liberação da pesca artesanal de rede no Rio Quaraí, jurisdição de Uruguaiana, e a liberação da captura do peixe dourado.
O prefeito de Barra do Quaraí, Iad Choli, o vereador de Barra do Quaraí, Carlos Alberto da Rosa Filho, os secretários de Meio Ambiente e Turismo e de Assistência Social de Barra do Quaraí, respectivamente, Luciano Ramos e Richard de Souza, a presidente da Associação de Pescadores e secretária do Meio Ambiente de Itaqui, Ilca Figueiredo, o secretário do Meio Ambiente de Uruguaiana, Luiz Bortoluzzi, presidentes das Associações de Pescadores de Barra do Quaraí, Manoel Viana e Uruguaiana, representantes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) de Barra do Quaraí e do Pelotão Ambiental de Uruguaiana prestigiaram o evento.

PC deflagra operação no Morro do Piolho e prende acusado de homicídio

A Polícia Civil realizou no início da manhã de ontem, 31/1, uma operação para cumprimento de três mandados de prisão, que resultou na prisão de um homem acusado de homicídio. Eider Jardim Bitencourt da Siva, que já tem passagem por tráfico de drogas, ameaça, lesão corporal, roubo, furto e porte ilegal de arma. Ele foi preso em casa, no ‘Morro do Piolho’.
Mais de 30 policias atuaram na ação, coordenada pelo delegado Marcos Eduardo Peppe, que responde pela 1ª Delegacia de Polícia, e teve o apoio das demais delegacias de Polícia Civil e da Brigada Militar.
Além de Eider, os policiais tinham mandados de prisão expedidos para outras duas pessoas, mas os homens não estavam nas suas casas e estão na condição de foragidos, sendo procurados pela polícia. 
Eider é um dos homens apontados como autor do homicídio perpetrado contra Patrick Fernandes Flores, de 20 anos, no último dia 10. Patrick, conhecido como “João Sem Braço” e “Cagado”, tinha diversas passagens pela polícia e era usuário de drogas. 
Outro homem, Rubens Barcelos Russi Junior, conhecido como “Di Billy”, preso há alguns dias por tráfico de drogas também é suspeito de envolvimento no homicídio e está preso, também por esta acusação. Além dos dois, uma terceira pessoa também está envolvida no crime. 

Homem é preso, acusado de tentar entrar armado no Albergue

Um homem foi preso pela Brigada Militar na tarde de quarta-feira, 29/1, depois de os policiais receberamm uma denúncia de que ele tentaria ingressar no Albergue Municipal, armado com um revólver. Ao avistar a viatura da Brigada, o acusado, I.F.F., tentou se desfazer de quatro munições de calibre 38, mas sem sucesso.
O suposto revólver, no entanto, não foi encontrado pela Guarnição; ainda assim ele foi encaminhado à Delegacia de Policia de Pronto Atendimento (DPPA), onde a autoridade policial de plantão levrou o flagrante, mas deu a ele a possibilidade de responder em liberdade após pagamento de uma fiança.a fiança foi paga.

Irani quer a vinda de mais PM’s para Uruguaiana

Nesta quinta-feira, 30/1, o vereador Irani Coelho Fernandes (PP), que está em Porto Alegre, solicitou providências para o aumento do efetivo de policiais militares em Uruguaiana. o pedido foi feito durante audiência com representantes do comando-geral da Brigada Militar. Irani destacou para o assessor da Brigada Militar, major Marcel, o interesse de soldados uruguaianenses em retornarem ao município.
No encontro realizado em Porto Alegre com o assessor parlamentar da BM, major Marcel, foi relatado o interesse de soldados uruguaianenses em retornarem ao município. Fernandes pediu a vinda de 15 a 20 policiais militares da região ou de outras regiões, que queiram servir em Uruguaiana. Há cerca de 10 PMs uruguaianenses estão em treinamento. “Precisamos preencher a vacância no setor, reduzir os índices de criminalidade em Uruguaiana e possibilitar o policiamento nas ruas”, disse o Vereador, lembrando também da necessidade da vinda de efetivo para a Polícia Civil em Uruguaiana.
O comando-geral sinalizou positivo para a solicitação, buscando avaliar as necessidades da região e do Estado.

Marginal que trocou tiros com a BM já está em cana

Um dos homens que trocou tiros com a Brigada Militar na madrugada da última quarta-feira, 29/1, foi preso na manhã de quinta-feira, 30/1, na cidade de São Vicente do Sul. 
O tiroteio aconteceu no bairro Cibrazén. Adriano Almada Bueno, conhecido como “filho do Nego do Mato”, outro homem maior de idade e um menor, conhecido como “Zao”, que está recolhido a Fase/Case, estavam sendo monitorados pelo Pelotão de Operações Especiais (POE) da BM naquela madrugada; ao avistar os três, armados, em via pública, os policias se aproximaram para abordá-los e foram surpreendidos com uma violenta reação e disparos de armas de três calibres diferentes. Os PM’s revidaram e após a troca de tiro, o menor foi capturado. Adriano e o outro bandido acabaram escapando.
No entanto, Adriano, que assim como os outros, tem que tem passagens anteriores pela polícia e, segundo o POE, é um conhecido traficante, foi baleado durante o tiroteio e deu entrada no pronto socorro de um hospital em São Vicente do Sul, com um ferimento no ombro. Depois de ser atendido, o bandido fugiu, pois as autoridades policiais daquele município já haviam sido informadas sobre sua situação. Porém, ele foi preso no interior do município, na localidade de Loreto. Ele está preso em Santa Maria e, hospitalizado, aguarda cirurgia para reconstituição do ombro esquerdo.
Mas ele acabou detido e está preso em Santa Maria. Na manhã de quinta-feira, em conjunto com a Polícia Civil, a BM cumpriu mandados de busca na casa de Adriano e do outro homem envolvido no tiroteio.
Na noite do tiroteio os policias militares apreenderam com o menor detido, um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 20.

Homem descumpre domiciliar e vai para o IPU

L.R.F. que cumpria pena em regime de prisão domiciliar foi encontrado na rua, na noite de quinta-feira, 30/1. A Brigada Militar abordou o homem e, ao constatar a situação em que o rapaz se encontra o conduziu ao Instituto Penal de Uruguaiana.

COLUNA DO MAGRÃO

... e nada mudou.

“É claro que a mobilização para reverter essa situação já começou. O carnaval gosta deste tipo de expediente – superação - provar que tem capacidade de... esse tipo de situação agrega os que defendem e disputam a mesma causa é um discurso fácil para mobilização. Agora o carnaval tem um inimigo a ser batido. Existe quem o esteja atrapalhando, no caso a Lei e os poderes nela constituídos. Os consertos e adequações apareceram e o carnaval será soberano na sua incumbência de alegrar o povo. Mas nesta quarta-feira, 29/01/2014, as Escolas de Samba estão com suas sedes e quadras de ensaio lacradas em descumprimento da Lei.”

Assimterminou a penúltima coluna do Magrão...e nada mudou. Algumas Agremiações tiveram sua interdição levantada por conta do cumprimento das exigências de segurança e prevenção de incêndio; porem não mudou o panorama. As Escolas de Samba que levaram a sério suas obrigações, lamentavelmente, não terão com suas atitudes e bom exemplo, o poder de colaborar com o coletivo carnavalesco.As Escolas de Samba que estão neste final dejaneiro, aptaspara desenvolver, promover e praticar as atividades do carnaval, são escolas de pouca expressão, conhecidas como “escolas pequenas”, tradicionais no carnaval, porém com pouca representatividade “clubista” e social.Aliás, o problema das quadras de ensaioparece superado no dia a dia das Escolas de Samba. Se não pode se ensaiar na quadra, por estarinterditada, ensaia-se na rua. Assim,as grande do carnaval de Uruguaiana vão tocando a vida, fazendodo limão uma limonada. Ao levar seus ensaios paraa via pública, as Escolas deSamba se aproximam do povo. Tornam-sese acessíveisa todos os seguimentos, faixas etáriase condições sociais, tornando “mais público” o ensaio. Em carnaval, um dos quesitos fundamentais e o deEvolução, essa solução, prática e imediata, já evolui para outro problema.Estão as Escolas de Samba com autorizaçãopara ocupare obstruir o espaço públicocom seu ensaios? Sabe se quepara ocupara via pública com qualquer tipo de atividade, seja religiosa, esportiva, política e atémanifestação artístico-cultural tem que ter autorização das autoridades de inúmeros órgãos públicos. Estão as Escolas com esse aval? Estão as Escolas preparadas legalmente para o imprevisto se não estão preparadas nem para o previsto.

Assim terminajaneiro, o outrora mês da largada de carnaval. Sendo assim,termino esta coluna do jeitoque terminei a penúltima, e, comecei esta.

É claro que a mobilização para reverter essa situação já começou. O carnaval gosta deste tipo de expediente – superação - provar que tem capacidade de... esse tipo de situação agrega os que defendem e disputam a mesma causa é um discurso fácil para mobilização. Agora o carnaval tem um inimigo a ser batido. Existe quem o esteja atrapalhando, no caso a Lei e os poderes nela constituídos. Os consertos e adequações apareceram e o carnaval será soberano na sua incumbência de alegrar o povo. Mas nesta sexta-feira, 31/01/2014, as Escolas de Samba estão com suas sedes e quadras de ensaio lacradas em descumprimento da Lei.

Secretaria dá férias para médicos, mas não garante atendimento a pacientes

Além dos médicos em férias, outros ainda terão dias de licença, deixando comunidade sem atendimento.

A falta de organização na Secretaria de Saúde é evidenciada pela distribuição de fichas e pela escala de férias dos médicos. Um cartaz exposto no setor de marcação de consultas mostra que dos médicos existentes, quatro estão de férias, inclusive o único pediatra disponível, Ricardo Tramunt. Também estão em férias os médicos Claudio Conte, Saldanha e Fernando Tarragó. Os pacientes que já agendaram suas consultas a cerca de 10 dias, são informados das férias repentinas quando voltam ao posto para consultar e de maneira desordeira não são encaminhados para um novo médico. São muitas as reclamações quanto ao atendimento no posto de saúde central, principalmente no que diz respeito ás mudanças de horário e o não comparecimento do médico ao local de serviço. O médico Saldanha é um dos mais criticados quanto ao cumprimento de jornada de trabalho, pois costuma faltar e deixar pacientes sem atendimento. Segundo a secretária Saionara Marquez, Saldanha não está em férias ainda, mas entrará na próxima semana. Ela argumentou que o médico não atendeu nesta semana, pois estava trabalhando internamente, no entanto não soube informar se os pacientes foram atendidos por outro médico ou mandados embora. A redação do CIDADE, acompanhou o “despejo” dos pacientes da sala de espera da policlínica. Com a ausência de Saldanha, eles foram mandados embora e orientados a voltar em 30 dias ou tentar agendar consulta com outro médico, numa outra oportunidade. O setor de marcação de consultas confirmou ontem á tarde que Saldanha está em férias e que haviam consultadas agendas para ele até a próxima semana. Para Saionara, se tratam de problemas internos de falta de comunicação. 


Pediatra 

A policlínica infantil da Secretaria da Saúde só atende crianças com até dois anos. Os que tiverem acima desta idade deverão consultar com clínico geral ou tentar uma consulta num postinho. Vale destacar que os atendimentos nos postinhos são agendados somente para as pessoas que residem naquele bairro, ou seja, uma criança que reside no centro e tem mais de dois anos não tem atendimento garantido.

Rotas de fuga do plenário da Câmara de Vereadores são precárias

A Câmara de Vereadores deverá ser fiscalizada pelo Corpo de Bombeiros. Segundo o sargento Ivaldo Martins, há uma vistoria agendada para o próximo dia cinco, mas ele já tem notícias de situações que deverão ser modificadas.
De acordo com o Ivaldo, que responde pelo comando do Corpo de Bombeiros, o prédio possui Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI), no entanto, o mesmo é antigo e desatualizado.
A situação da Câmara, em especial do plenário, preocupa muito os servidores, que se mostram angustiados com eventual evacuação do plenário em caso de sinistro, pois as rotas de fuga são duas escadas de madeira, uma por dentro do prédio, e outra, bastante estreita, que sai no corredor lateral - o elevador não pode ser usado em caso de incêndio.
Integra o Parlamento um vereador cadeirante, Irani Fernandes.
Ivaldo diz que não é possível saber o que deverá ser modificado, pois esta informação somente estará disponível após a vistoria, quando a Casa Legislativa, que no ano passado foi presidida pelo vereador Gilberto Risso e nada fez para resolver o problema, será notificada e receberá prazo para adequação.
Além dos Bombeiros, o Ministério Público recebeu denúncia do precário sistema de prevenção e combate a incêndios do plenário do Palácio Borges de Medeiros.

Schneider reforça a evolução da transparência em sua gestão

Foto: Ivete Carvalho/Imprensa-PMU
O início da sexta-feira, 31/1, foi marcado pelo primeiro Café com o Prefeito, onde o chefe do Executivo, Luiz Augusto Schneider recebeu, em seu gabinete na secretaria de Obras, os profissionais de Imprensa local, a fim de falar sobre diversos assuntos.
Schneider lembrou que este é um projeto novo e que precisa ser aperfeiçoado, mas reafirmou a intenção de realizar o encontro mensalmente, buscando aproximação com os veículos de comunicação e, consequentemente com a população. O encontro não teve pauta específica, e os presentes puderam fazer perguntas sobre temas variados.
O orçamento do município e sua atual situação financeira foram debatidos. O Prefeito informou que há cerca de R$ 10 milhões em caixa, porém, esse valor só pode ser aplicado na Educação, por força da Lei Orgânica. Para as demais áreas da administração, restam apenas R$ 1 milhão disponível, e encerramos o exercício financeiro de 2013 com restos a pagar de R$ 9 milhões. A postura de Schneider, no entanto, é positiva. “Estamos colocando o município em ordem”, disse.
Problemas pontuais, como esgoto pluvial, asfalto e questões da área de saúde também foram abordados e Schneider foi questionado ainda a respeito da postura que adotada pela secretária de Saúde, Saionara Marques Almeida dos Santos, que censura o acesso às informações afetas à sua pasta e proíbe os servidores sob sua subordinação de prestarem qualquer tipo de informação à Imprensa, independente do assunto, sem prévia autorização. 
O Prefeito tornou a dizer que irá se inteirar do assunto na sua próxima reunião com a Secretária, já que a transparência é um aspecto que considera importante e que vem sendo defendido desde o início de seu mandato.
O Café com o Prefeito encerrou já com o próximo encontro agendado, que deverá acontecer no dia 28 de fevereiro.

Prorrogado para 7 de março entrega da documentação do passe livre estudantil

O Governo do Estado prorrogou o prazo de entrega da documentação dos estudantes beneficiados pelo Passe Livre Estudantil. Uruguaiana é um dos municípios que aderiram ao programa. A nova data é sete de março. Segundo o Governo, a alteração se deve às diferentes datas de início do período letivo nas instituições de ensino, sendo que a comprovação da matrícula é um dos documentos obrigatórios aos estudantes. Para os estudantes de Uruguaiana e demais municípios, exceto Região Metropolitana, o benefício será concedido através de subsídio municipal ao transporte feito por fretamento. Para isso, as prefeituras que aderiram ao Programa Passe Livre deverão, até o dia 7 de março, apresentar um cadastro dos estudantes que utilizarão o benefício, além do comprovante de matrícula em instituição regular de ensino, detalhando os dias de aula, e o comprovante de residência e renda de todos os membros do grupo familiar. 

Passe Livre 

Pioneiro no país, o passe livre estudantil foi uma demanda apresentada pelos movimentos sociais durante as manifestações de junho de 2013, e construída de forma conjunta pelo Governo do Rio Grande do Sul com as entidades estudantis. O Programa Passe Livre Estudantil beneficia os estudantes com renda per capita de 1,5 salário mínimo, que residem em uma cidade e estudam em outra. 

Critérios para acessar o benefício: 
  • - Estar matriculado em uma instituição regular de ensino 
  • - Morar em uma cidade e estudar em outra
  • - Ter uma renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família (mesma da bolsa integral do Prouni) 

Onde fazer o cadastro? 

Estudantes atendidos pelas linhas da Metroplan, que atua na Região Metropolitana, devem procurar as suas entidades estudantis representativas e fazer o cadastro. Já os estudantes das demais regiões devem procurar a prefeitura do seu município. 

Dilma anuncia alterações nos ministérios

A presidente Dilma Rousseff anunciou na quinta-feira, 30/1, os primeiros nomes na reforma ministerial. No entanto, o anuncio foi somente uma oficialização do que já se sabia e, a maioria das alterações acontecem em razão das Eleições 2014, já que alguns dos nomes que saem irão concorrer. Foi confirmado que o atual ministro da Educação, Aloizio Mercadante irá chefiar a Casa Civil, até agora ocupada por Gleisi Hoffmann. Ela concorrerá à governadora do Paraná. Para substituir Mercadante, foi chamado o secretário executivo da Educação, José Henrique Paim Fernandes.
O Ministério da Saúde será ocupado por Arthur Chioro, atual secretário de Saúde de São Bernardo do Campo (SP).
Chioro substituirá o ministro Alexandre Padilha, que também concorrerá nas eleições deste ano. A nota confirmando as alterações foi divulgada durante amanhã pela Secretaria de Comunicação da Presidência.
De acordo com o Blog do Planalto, a posse dos novos ministros será na próxima segunda-feira, às 11h.
À tarde, Dilma acertou a saída da ministra da Comunicação, Helena Chagas. Ela será substituída pelo atual porta-voz da Presidência, Thomas Traumann.
A troca na equipe de comunicação, contudo, ainda não foi confirmada pelo governo. Na terça-feira à tarde, Mercadante será o responsável por levar ao Congresso Nacional a mensagem do Executivo para a abertura dos trabalhos do Poder Legislativo.

3ª Bateria de Artilharia Antiaérea

3ª Bia AAAe –  Óleo sobre tela do artista plástico Carlos Fonttes

No último dia 30/1, em solenidade presidida pelo general de brigada Carlos Jorge Jorge da Costa, comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua, o major artilheiro Fabiano Strassburger passou o comando da 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea ao também major João Ernane Provin da Silvase. A cerimônia ocorreu no aquartelamento da Unidade, diante de um seleto grupo de convidados civis e militares que, após a solenidade, foram recepcionados com um coquetel no Círculo Militar de Uruguaiana.
O major Strassburger, após três anos de comando daquela Unidade Militar, e ter granjeado as mais altas considerações e apreço na sociedade uruguaianense, foi transferido para a Diretoria de Material Bélico, em Brasília. A ele e sua família, nossos profícuos votos de felicidades em sua nova missão.
Seu substituto legal, major Provin, gaúcho de Soledade, após ser designado para o Comando desta Bateria, estava servindo no 18º Grupo de Artilharia de Campanha, na cidade de Rondonópolis, em Mato Grosso. É casado com Janilce Rodrigues Provin e possuem duas filhas. À ele e sua distinta família, as boas vindas à nossa Guarnição Militar e um ótimo comando nessa conceituada Unidade de Mallet. 
A 3ª Bateria tem seu histórico como defesa aérea em nosso Exército e origem como arma antiaérea na antiga Escola de Aviação Militar, então situada próxima a Vila Militar do Rio de Janeiro, no campo dos Afonsos, quando, conforme o Regulamento daquele educandário militar, aprovado pelo Decreto nº. 17.817, de 2 de junho de 1927, teve sua primeira instrução tática de defesa, de acordo com seu Art. 1º ...d) “para que a formação e aperfeiçoamento de Oficiais e Sargentos da arma de Artilharia, tivessem instruções especializada no emprego de material de defesa aérea (canhões e projetores).”
Em 22 de maio de 1936, foram aprovadas as instruções para o funcionamento do Curso de Defesa Aérea, destinado ao conhecimento de telemetria, escuta, projetores e metralhadoras.
Atualmente, as unidades de Artilharia Antiaérea, previstas e criadas pelo Decreto nº 22.591, de 29 de março de 1933, estabelecia no Exército que a Artilharia Antiaérea é constituída pelas unidades da arma de artilharia especializadas no combate e observação de aeronaves inimigas tendo, nos dias atuais, a necessidade de atualizar-se em face dos novos métodos de ataque por aeronaves supersônicas, onde tem se utilizado modernos sistemas de mísseis. 
Em 20 de janeiro de 1978, pelo Decreto nº. 81.239, foi criada em Uruguaiana, a 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea, ficando então subordinada ao Comando do atual 22º GAC AP, conforme a Portaria Min. nº 780, de 17 de abril de 1978, a qual ocupa instalações, até hoje, nessa Unidade de Artilharia Autopropulsada. Deixou de ser subordinada ao 22º GAC AP em 18 de novembro de 1987, pela Portaria Ministerial Reservada nº 57, passando a subordinação direta da 2ª Bda C Mec.
Em 1º de junho de 1989, adquiriu autonomia administrativa, e obteve reconhecimento como como unidade administrativa pela Portaria Ministerial nº 45, em 29 de junho de 1993. Desde a sua criação até nossos dias, permanece ainda nas instalações do 22º GAC AP, não tendo ainda uma denominação histórica e estandarte.
Em cerimônia presidida pelo general Carlos Jorge,
o major Strassburger (E) passa o comando ao major Provin (D).
Ao longo de sua história, a Bateria esteve sob comando de vários oficiais: maj. Luiz Carlos Xavier da Costa (2/1/79 a 22/5/79) – 1º ten. Nelson Reis Hoffer Von Held (22/5/79 a 1/2/80) – cap. José Mário Faccioli (1/2/80 a 4/12/81) – cap. João Carlos da Silva Ritton (4/12/81 a 17/6/83) – cap. Jorge do Nascimento Miguel (17/6/83 a 12/12/86) – maj. Luiz Sergio Azeredo de Carvalho (17/2/87 a – maj. Lencarte Lopes (4/2/89 a 29/1/91) – maj. Marcos Pereira da Costa (30/1/91 a 28/1/93) – maj. Miguel Carlos Damasco dos Santos (28/1/93 a 30/1/95) – maj. Aylton Fontes Pereira (30/1/95 a 29/1/97) – ten. cel. Uvan Neumann Ferreira (29/1/97 a 27/1/99) – cap. Jose Costa Júnior (27/2/99 a 24/1/01) – maj. Renato Mitrano Perazzini (24/1/01 a 17/1/03) – cap. Roberto Lucio de Souza Sales (17/1/03 a 26/1/06) – cap. Cleber Jose Salles de Vasconcellos (26/1/06 a 10/01/08) - maj. Alexandre Linhares Alves. (10/1/08 a 11/01/10) – maj. Gerson Ricardo Parzianello (11/1/10 a 12/12/11) – maj. Fabiano Strassburger (12/12/11 a 30/1/14) e maj. João Ernane Provin da Silva (desde 30/1/14). 

O novo comandante revista a tropa.



Jovens de Uruguaiana e Libres participam de encontro de formação em comunicação

Entre os dias dois e cinco, cem jovens de Uruguaiana e Paso de los Libres, com idade entre 13 e 26 anos, participam de uma formação sobre o uso das ferramentas de comunicação para a transformação das realidades locais. A atividade é uma etapa do projeto Diz Aí Fronteiras, desenvolvido pelo Canal Futura com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Em Uruguaiana e Paso de los Libres, o projeto recebe o apoio do Sest/Senat. Durante os quatro dias de oficinas serão abordados conteúdos como criação e produção audiovisual, gravação, linguagem, edição, fotografia e uso de blogs. A atividade tem a assessoria da TV Ovo, de Santa Maria, e do Centro de Assessoria Multiprofissional (Camp), de Porto Alegre. Durante toda a formação questões sobre cidadania são trazidas para o debate como meio para destacar o uso da ferramenta de mídia com uma finalidade transformadora. Neste encontro os jovens irão produzir vídeos, com tema escolhido por eles, sobre questões presentes na realidade juvenil e no desenvolvimento local. “Estamos afastados do grande centro, o que é produzido fica aqui. A possibilidade de expor para fora a nossa realidade, pela perspectiva do jovem, é uma grande oportunidade” afirma Stael Soraya Rosa, representante do movimento negro em Uruguaiana, uma das instituições parceiras do Projeto no município. 

Integração entre jovens de fronteira

Iniciado em 2013, o projeto Diz Aí também é realizado nas cidades de Santana do Livramento e Rivera, no Uruguai. Nestes municípios, entidades que atuam para diferentes questões – rural, étnicorracial, pessoas com deficiência, catadores de materiais recicláveis, protagonismo juvenil, etc – identificaram e selecionaram jovens para participar do projeto. Em novembro foi lançado o projeto com o Seminário Cinema e TV - a arte que aproxima. Ainda em novembro, cinco jovens de cada cidade, indicados pelas instituições locais, participaram de uma formação em cidadania e audiovisual, durante três dias consecutivos, em Uruguaiana. “O ponto positivo do projeto não é apenas a visibilidade que cada cidade vai receber, mas sim a integração que nos foi proporcionado pelo convívio com jovens do outro lado da fronteira. O que sempre tentei passar para os jovens é isso, envolve audiovisual, mas o mais importante é que envolve a cidadania, então o que levarei e que os outros jovens também é mais ligados a cidadania, de respeitar para ser respeitado, de saber escutar, de estender a mão sem a intenção de receber ou não algo em especial” relata Bruno Rezes, jovem dinamizador em Uruguaiana. Foram esses 20 jovens dinamizadores os responsáveis por mobilizar mais 45 jovens em cada município para participarem de formação em comunicação, agora em janeiro. 
Nos meses de março e abril, os 20 jovens dinamizadores irão replicar a formação para outros jovens das instituições que integram, buscando ampliar, desta forma, o uso da comunicação como ferramenta transformadora.

Painel - Ed. 2247

Doação
O advogado, poeta e compositor uruguaianense, Carlos Omar Villela Gomes entregou ao município, 35 exemplares de seu livro “Os dez mil poetas”. A doação foi feita ao secretário de Cultura, Paulo Henrique Inda.

Semana da Paz
Entre 23 de fevereiro e 1º de março acontece a Semana da Paz 2014. Para abertura das atividades, estão previstas apresentações artísticas na Praça Barão do Rio Branco. O presidente das comemorações neste ano será o tradicionalista Paulo Renato Carvalho Moraes, empossado pelo secretário de Cultura, Paulo Inda, na quarta-feira, 29/1.

Cultura nos finais de semana
Aos finais de semana, das 18h às 23h, a Biblioteca Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo e o Centro Cultural Dr. Pedro Marini, localizados na frente da Praça Barão do Rio Branco, pela Rua Santana, estarão abertos para receber o público. 

Aeromodelismo

Uruguaiana deverá sediar um encontro internacional de aeromodelismo, após a decisão pela manutenção da pista em reunião entre o prefeito Luiz Augusto Schneider e representantes do Clube Uruguaianense de Aeromodelismo, na quarta-feira, 29/1.

Concurso Público I
Acontecem no dia dois de fevereiro as provas objetivas dos concursos para guarda municipal e nutricionista da secretaria municipal de Educação. A prova para guarda escolar será aplicada às 9h, na Escola Dom Hermeto e, para nutricionista, será aplicada na Escola O Beheregaray.

Concurso Público II
Houve 926 candidatos inscritos para as 42 vagas de guarda escolar municipal e 27 candidatos inscritos para as três vagas de nutricionista.

Escola de Ginástica
Com aulas gratuitas nas segundas, quartas e sextas-feiras, foi criada a Escola de Ginástica Aeróbica Ritmos, no Centro Esportivo Zona Leste, localizado no bairro Santo Inácio. As aulas acontecem a partir das 8h30min, com a professora Juliana Alves.

Microcrédito
Ao todo, o Município liberou R$ 53 mil a pequenos empresários uruguaianenses através do Programa Municipal de Microcrédito. Nesta primeira fase foram 17 contemplados, que receberam crédito no valor entre R$ 2 mil a R$ 10 mil. O valor máximo para o crédito é de R$ 15 mil.

Despedida

Nesta sexta-feira, 31/1, o sargento Paulo Parcianello, do Corpo de Bombeiros se despediu da corporação de Uruguaiana, depois de 25 anos de trabalho, em razão de transferência. Uma confraternização para marcar a despedida ocorreu no quartel dos Bombeiros e o Sargento recebeu homenagens dos colegas.

Pescadores
Acabou nesta quinta-feira, 30/1, o prazo para cadastramento das redes dos pescadores profissionais de Uruguaiana na Secretaria de Meio Ambiente (Sema). As inscrições estavam abertas desde o dia quatro de novembro.

Projovem
Aconteceu na segunda-feira, 27/1, às 19h no Salão da Biblioteca Municipal, a cerimônia de formatura do Programa Projovem Adolescente Uruguaiana/Trabalhador.

Minha Casa
Encerrou ontem. 31/1, as inscrições para os programas habitacionais Conjunto Salvador Faraco, que terá 357 casas no bairro Cabo Luiz Quevedo; e na União das Vilas, que contará com 1,2 mil unidades.

 Em foco 

Carros nas calçadas, pessoas nas ruas. Como os pedestres irão usar esta calçada? Nossa reportagem flagrou cinco carros, CINCO, sobre a calçada, porque a foto não mostra a outra calçada. Enquanto isso, a rua esburacada é a única opção para os desafortunados pedestres. Nesse desrespeito, esta aqui superou a Pinheiro Machado. Mas isto, nem os “azuizinhos”, nem a Brigada, enxergam.