segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Ed. 2257

  1. O neoescravagismo cubano
  2. HPV
  3. Guarda Municipal
  4. IPTU 2014 I
  5. IPTU 2014 II
  6. Tchê Qualifica
  7. Em foco
  8. Horário especial
  9. Carnaval Automotivo
  10. Alvarás
  11. IPTU 2015
  12. Talão de produtor
  13. Folia
  14. Empregos
  15. Magistrado
  16. Conferência
  17. Pronatec
  18. Relativismo religioso
  19. Semana da Paz começa com homenagens na Câmara
  20. Secretários se reúnem com ministro dos Esportes
  21. Saúde representa só 8% do total de investimentos públicos no Brasil
  22. Lei Federal determina que Prefeitura faça limpeza de vias e logradouros públicos
  23. Uruguaiana realiza 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil
  24. Feriadão de Carnaval altera funcionamento da Previdência e Bancos
  25. Nova interpretação da Lei libera os barracões
  26. Pagamento do funcionalismo estadual começa na quarta-feira
  27. Coluna do Magrão: Nada ainda
  28. Neri Geller diz que preço mínimo do arroz deve ser reajustado este ano
  29. Desemprego sobe em janeiro e fica em 4,8%, mostra IBGE
  30. Grupos rivais se enfrentam na frente do Clube da Cohab II e três pessoas saem feridas
  31. Polícia investiga participação da “ex-namorada” no assassinato de adolescente
  32. Família busca esclarece morte de uruguaianense em Porto Alegre
  33. Denúncia de serra em uma cela da Modulada agita presos e causa confusão
  34. Homem bate na mulher e ateia fogo na casa com ela e três crianças dentro
  35. Coordenadora de Educação diz que ar condicionados nas escolas é questão de administração
  36. Metade das escolas particulares têm desempenho igual às públicas no Enem
  37. Processo seletivo simplificado para professor substituto recebe inscrições
  38. Brasil deve melhorar infraestrutura e acesso à educação de qualidade
  39. Pelos Caminhos do tempo: Uruguaiana – 171 anos de História
  40. Por que o metabolismo é importante no processo de perda de peso?
  41. E agora? Prestes a comandar quadro no “Caldeirão”, Caio Castro está escalado em novelas
  42. Ceará beija a barriga de grávida de Mirella Santos
  43. Globo deve encurtar ‘Em Família’ e novela terminará logo após a Copa
  44. Diretor avisa torcida: “Grêmio está sub judice na Conmebol”
  45. Inter espera volta definitiva ao Beira-Rio após o Carnaval
  46. Médico de Anderson Silva diz que lutador pode voltar a lutar antes do fim do ano
  47. Pesquisa aponta que apenas metade dos brasileiros apoia Copa do Mundo no país

Uruguaiana: 171 anos de História

Óleo sobre tela, de Carlos Fonttes.
A data de 24 de fevereiro, aniversário de Uruguaiana, não é mais lembrada entre nós, e muitas vezes, além de esquecida, é confundida com a data de sua emancipação política. Vemos até mesmo nas publicidades comerciais, em 29 de maio, quando comemoram o aniversário da cidade, a confusão que fazem, mencionando essa data como da sua fundação. As comemorações de aniversário de Uruguaiana têm sido feitas, com maior ênfase no mês de maio, devido a ser o mês de fevereiro um mês “impróprio”. No governo de Oscar Schmidtt, por Decreto, oficializou-se que as comemorações de Uruguaiana fossem comemoradas em 29 de maio. Embora haja divergências interpretativas quando à data de sua fundação, é bom que, diante dos fatos expostos, façamos referência às palavras do prof. Raul Pont, que nos legou para a posteridade:

“A razão primeira da existência de uma comunidade, encontra-se no ato legal que a instituiu, quer como povoação, quer como núcleo dessa povoação”.
Para que sejamos lembrados do histórico de fundação de nossa cidade, vejamos os pioneiros que por aqui passaram:
O naturalista francês Auguste de Saint’Hilaire foi um dos primeiros a descrever sobre a Região Sul, quando por aqui passou em 1816. Sua obra, publicada em sua memória pelo Governo Imperial, foi reeditada muitos anos mais tarde, em 1974, com o título “Viagem ao Rio Grande do Sul”. Minuciosamente, ele descreveu a riqueza da fauna e da flora através de suas viagens pela região e dos poucos povoeiros que aqui habitavam naquela época.
Com maiores detalhes, outro viajante que passou, em 1871, descreveu fatos que nos chamam atenção, com interessante assertiva sobre Uruguaiana: Hemetério J. Velloso da Silveira, magistrado pernambucano que residiu em Porto Alegre, publicou suas andanças no seu diário em 1909, com o título “As Missões Orientaes e seus Antigos Domínios”.
No tocante a cidade de Uruguaiana, ele descreve:
“Ocupamo-nos agora do importante município, que tem por sede a denominada princesa do Uruguay.
Deve a Uruguayana esse título a inexcedível belleza da sua paisagem, onde a natureza não pode ser modificada pelos artifícios humanos. Entretanto ainda não encontrou, quem dezenhasse ou photographasse o seu lindo panorama.
Ninguém, como sucedeu na villa de São Jeronymo fronteira a do Triumpho, deu-se ao trabalho de collocar-se nos subúrbios, em posição elevada e tirar uma vista, comprehendendo as duas cidades vizinhas (a brasileira e a Argentina), desapparecendo o largo rio, que as separam... Também não seria difficil tirar o panorama da Uruguayana da margem opposta do Uruguay; mas não tendo-o conseguido por nem um dos dous modos, contentamo-nos em illustrar este capitulo com as vistas parciais, offerecidas pelo prestimoso Coronel Gabriel Rodrigues Portugal e photographo Sozias Vidal...”
Passado muitos anos da descrição desses viajantes, quem diria que os desejos de Hemitério Velloso, ao contemplar nosso velho rio Uruguai, um dia alguém estaria resplandecendo duas grandes cidades numa tela qualquer ou nos traços de desenhos? Quem diria que passado tanto tempo, a continuidade histórica de Uruguaiana estaria sendo contada e cantada nos versos escritos por seus filhos?
A bibliografia sobre esta cidade é vasta e riquíssima de fatos que fizeram a sua própria história, tanto na literatura, como na iconografia deixadas, onde podemos acompanhar sua história e vermos, através de uma velha fotografia ou um quadro de algum artista, toda a mudança de uma época que hoje fazem parte da nossa própria história.
Nasceu Uruguaiana sob a bandeira farrapa – daí sua denominação de “Filha Dileta da Revolução Farroupilha”.
Sua toponímia está intimamente ligada às origens indígenas e a devoção cristã. “Uruguá”, em Tupi-Guarani significa “Caracol” ou “Caramujo”. E “Y” significa “Rio” – daí, “Rio dos Caramujos ou Rio dos Caracóis”. A palavra “ANA”, em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora de Sant’Ana, advindo assim a palavra URUGUAIANA, celebrada e imortalizada pelos intelectuais, filhos desta terra, com vários cognomes que ficaram na história: “Rio dos Pássaros” de Hugo Ramires, “Atalaia da Pátria” de Urbano Lago Villela e tantos outros que fizeram desta terra o seu cantar constante.
A cidade está localizada na fronteira oeste do estado, figurando como um dos mais importantes municípios do Rio Grande do Sul. Sua localização geográfica está implantada em ponto privilegiada do território gaúcho, onde faz fronteira com a República Argentina e poucos quilômetros do Uruguai. Este florescente município, e seus fundamentos de fundação, encontram-se na epopeia farroupilha, havendo sido legados por Domingos José de Almeida e assinado em seu primeiro Decreto por Bento Gonçalves da Silva e Francisco de Sá Brito, quando esse governo estava sediado na cidade de Alegrete.
Um dos jornais mais antigos do estado, “Estrela do Sul”, editado pela tipografia Republicana Riograndense, em Alegrete, publicou na íntegra, o Decreto que instituiu a criação da povoação, em data de 24 de fevereiro de 1843, sobre a margem esquerda do rio Uruguai, uma Capela Curada, que ficou denominada de Capela do Uruguai. Já pelo Decreto nº 58, de 29 de maio de 1846, assinado pelo Presidente da Província, Patrício Correa da Câmara, elevou esta povoação à categoria de Vila, ficando assim constituído em município independente e com o seu território desmembrado da cidade de Alegrete, de que até então, pertencia àquele município, como Segundo Distrito.
Transcrevemos na íntegra o presente Decreto:
“Art. 1º - Fica elevada à categoria de Vila a nova povoação de Sant’Ana, à margem esquerda do Uruguai e gozará de todos os foros e privilégios que por lei tem as vilas;
Art. 2º - Esta vila se chamará URUGUAIANA e nela haverá uma paróquia, desde já, sendo seu orago aquela mesma santa;
Art. 3º - O Presidente da Província marcará provisoriamente os limites do município da fronteira, submetendo-os a esta assembléia, na sua primeira reunião, a fim de, definitivamente, serem afixados;
Art. 4º - Os habitantes do município farão a sua custa e promoverá a subscrição;
Art. 5º - Ficarão consignados, devendo o Presidente da Província, dá-los por prestação, à medida que o andamento da obra o exigir, ao pároco ou a pessoa, cujo cargo ela estiver.
Art. 6º - Ficam revogadas as leis e disposições em contrário. Mande, portanto a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da referida lei pertence, que a cumpram, e façam cumprir inteiramente como nela se contém”.
A história nos cobra para Uruguaiana, os 171 anos de sua fundação.

Carro-forte sofre tentativa de assalto na BR 472


Um carro forte da empresa Prosegur tombou no Km 492,3 da Rodovia BR-472, próximo à Itaqui.
O carro saiu daquela cidade com destino a Uruguaiana e no trajeto, um pneu estourou, fazendo com que o motorista perdesse o controle do veículo. O condutor disse que sentiu um forte impacto na roda, semelhante a um tiro, e então perdeu o controle do veículo, contudo, conseguiu controlar o carro por cerca de 200 metros, quando então saiu da pista e tombou no mato existente no acostamento.
Os funcionários da empresa de segurança que guarneciam o veículo solicitaram apoio à Brigada Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Quando conseguiram sair do veículo, não avistaram ninguém. BM, PF e PRF chegaram rapidamente ao local, quando perceberam que no meio da pista havia um telefone celular no qual estavam presas sete “bananas” de dinamite.
Por questões de segurança, o local foi isolado e o trânsito imediatamente interrompido. As equipes receberam reforço da Brigada Militar em São Borja, e do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), que chegou ao local pouco antes das 17h30min.
Ao investigarem o local do acidente, foram encontrados na pista os chamados ‘miguelitos’, pregos preparados artesanalmente para furar pneus.
A Polícia Federal analisa várias hipóteses, mas a mais provável é a de uma tentativa frustrada de assalto. Há dois dias, um indivíduo que se identificou como caminhoneiro, denunciou à Polícia Federal ter avistado dinamite quando passava pela ponte do Rio Ibicuí. Na ocasião, a Polícia Federal e Rodoviária Federal fizeram buscas na região, mas nada encontraram.
Por volta de 19h30min, o Gate explodiu os artefatos e o trânsito foi liberado logo em seguida.
A Polícia Federal vai instaurar Inquérito Policial para apurar a tentativa de assalto.

Apenado é preso assaltando quando devia estar trabalhando


 A papelaria Risque e Rabisque, localizada na Rua Dr. Maia nas proximidades da Praça Argentina, foi assaltada por volta de 12h de ontem, 21/2. No momento do crime, a papelaria estava sendo fechada e a proprietária aguardava apenas a saída de dois clientes. O autor é Higor Alfeu Ferreira Fernandes, de 24 anos, conhecido como “Cabeludo”. Atualmente, ele cumpre pena por roubo em regime semiaberto e trabalha em uma empresa de bicicletas na Vila Promorar. 

Ele entrou no local, armado com um revólver calibre 38 e usando um capacete. Assim que anunciou o assalto, ele tomou o controle do alarme da proprietária da papelaria e a empurrou, derrubando-a. Quando ele foi assaltar os clientes, a proprietária conseguiu sair do estabelecimento e pedir socorro. Neste momento, uma viatura da Brigada Militar esperava o semáforo da esquina das ruas Dr. Maia e General Câmara abrir e atendeu a ocorrência, chegando rapidamente ao local. Os policiais entraram pela lateral da loja e conseguiram render Cabeludo ainda lá dentro.
Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi lavrado o flagrante por roubo a mão armada. Com ele, os policiais apreenderam R$ 219 roubados do caixa da papelaria, um relógio de pulso e um anel, pertencentes a uma cliente e o controle da loja, além da arma, com numeração raspada e municiada com seis cartuchos.
O capitão Rinaldo Castro, que responde pelo comando do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) ressaltou o fato de que Higor cumpre pena em regime semiaberto e deveria estar no trabalho no momento do crime, já que o crime ocorreu pouco antes das 12h e o local de trabalho do apenado fica extremamente distante do local do crime.
Conforme o chefe de segurança do Instituto Penal, Carlos Roberto Lemos de Souza, o patrão de Higor, não avisou sobre uma possível ausência ou liberação do apenado antes do término do expediente. Segundo ele, J.C.S.R., o patrão, não poderá mais empregar apenados. Ele destaca a importância dos empregadores cumprirem o termo de responsabilidade que assinam quando empregam um detento. “O empregador assina um termo e se responsabiliza por aquele apenado. Todas as exigências estão neste termo; entre elas a obrigação de avisar sobre atrasos, saída mais cedo, ausência e demais situações envolvendo o apenado”, explica. Há uma fiscalização da Susepe aos locais que empregam apenados, no entanto, o efetivo é pequeno, dificultando as fiscalizações e aumentando a necessidade de cumprimento por parte dos empregadores.

Morre menino baleado na frente da namorada

O menino Vitor Tafernaberry, que foi baleado na cabeça durante a tarde de quarta-feira, 19/2, não resistiu e faleceu na madrugada de quinta-feira, 20/2, no Hospital Santa Casa de Caridade. Vitor estava na Praça do Trabalhador, localizada a frente da escola municipal Dom Bosco, com a namorada, quando dois adolescentes se aproximaram do local e um deles efetuou disparos contra a vítima. Vítor foi ferido com um disparo na cabeça, que entrou na têmpora esquerda, atravessou o cérebro e ficou alojado do lado direito.
Enquanto fugiam do local, os acusados atiraram contra outra pessoa que testemunhou o crime e os seguiu. Um deles, apontado como o autor dos disparos efetuados contra Vítor, foi apreendido pela Brigada Militar pouco depois do crime, na frente da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec). Ele é T.W.B.N., de 14 anos. Enquanto T. era apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), outra guarnição da BM apreendia o segundo suspeito, R.T.V., de 16 anos, conhecido como “Batatinha”, no bairro Nova Esperança. 
No momento em que Batatinha foi localizado, outros três adolescentes estavam com ele; todos tentaram fugir. Ele é apontado como líder de uma gangue do bairro Proficar, e efetuou dois disparos contra os policiais militares, que revidaram. Ninguém se feriu.
Todos foram levados à DPPA e a arma utilizada por Batatinha foi apreendida, um revólver calibre 38. Somente os dois autores do crime, no entanto, foram apreendidos em flagrantes e encaminhados à Fundação Case.

Homem agride mulher e filha e tenta atear fogo na casa

Um homem foi preso em flagrante depois de agredir a mulher e a filha de dois anos no bairro São João na noite de quinta-feira, 20/2. Depois de agredi-las, J.C.M.A. ainda tentou atear fogo na casa, cortando a mangueira de gás da residência. Ele foi impedido por familiares, mas quebrou vários vidros de uma janela da casa a socos.
O Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada atendeu a ocorrência e depois de render o homem o apresentou na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). A autoridade de plantão lavrou o flagrante no contexto da Lei Maria da Penha. Ele foi levado à Penitenciária Modulada.

Maria da Penha

Outras quatro ocorrências de Maria da Penha foram atendidas pela Brigada no mesmo dia. Por volta de 15h20min, M.C.T.B. foi apresentado na DPPA depois de agredir a irmã, M.B.B.R. Os dois foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para registro de ocorrência. Na Perimetral Norte, uma mulher disse ter sido agredida a socos e tapas pelo companheiro, R.S.M., que tem várias passagens pela polícia e é apenado do Instituto Penal.
No Conjunto Habitacional João Paulo II, E.A.L. relatou aos PMs que foi agredida a chutes pelo filho, J.L.C. Ele não foi encontrado pela guarnição e a mulher foi encaminhado ao pronto socorro, com escoriações na perna e depois levada à DP. Uma jovem de 22 anos também acionou a Brigada Militar depois de uma briga com o ex-companheiro, que resultou em agressão.

Homem que teve 70% do corpo queimado continua hospitalizado

O homem que teve 70% do corpo queimando após seu veiculo pegar fogo continua internado no Hospital Santa Casa de Caridade. Agora, ele está na UTI e necessita de cuidados, mas seu quadro de saúde está estável, de acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa.
O fato ocorreu na última quarta-feira pela manhã, quando o homem ia para Barra do Quaraí. O carro dele sofreu um curto-circuito e começou a pegar fogo. Na tentativa de apagar as chamas, ele acabou acelerando o veículo e fazendo com que elas aumentassem. Quando finalmente conseguiu estacionar, o veículo estava completamente tomado pelo fogo. Populares socorreram a vítima e chamaram o Corpo de Bombeiros. Ele foi trazido para a Santa Casa e chegou ficar no pronto socorro por horas, devido a falta e vagas na UTI.

Schneider comemora reabertura do Incar


Foi confirmado na quinta-feira (20), o retorno do funcionamento do Instituto de Cardiologia (INCAR) do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, após quase três anos de paralisação dos trabalhos. Durante o período, os pacientes com problemas cardíacos eram encaminhados a diversas regiões do Estado, principalmente à Ijuí.
A última etapa para a liberação do HSCC foi a definição da Secretaria Estadual de Saúde em reabilitar o Hospital para a realização dos atendimentos no INCAR.
A partir da publicação da resolução nº 077/14, a Comissão Intergestores Bipartite do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais, e considerando a Portaria SAS/MS nº 185, de 29/04/2011, que habilita a Santa Casa de Uruguaiana como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular, com Serviços de Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Vascular e Procedimentos Intervencionistas resolveu aprovar o retorno da referência, na Rede de Atenção ao Paciente Cardiológico, aos municípios integrantes da 10ª CRS à Santa Casa de Uruguaiana. Com isso, será remanejada a programação físico/financeira referente à Cardiologia do Hospital Caridade de Ijuí para a Santa Casa de Uruguaiana, exceto o quantitativo referente aos pacientes que já iniciaram seu tratamento e continuarão no HCI.
O administrador da Santa Casa de Caridade, Geovane Cravo, prevê que o funcionamento do INCAR se dê nos próximos dias, vista à preparação da estrutura hospitalar para as intervenções que voltarão a ser realizadas no município. “Além disso, parte da equipe do INCAR se encontra em Porto Alegre, no Instituto do Coração, realizando diversas experiências no campo da especialização em procedimentos na área da cardiologia”, explicou Cravo, enquanto recebia autoridades e membros da provedoria do Hospital em visita ao INCAR. O provedor do HSCC, Gennaro Alfano, era um dos mais entusiasmados com a notícia. “Estamos felizes em dar essa informação à fronteira, o que era aguardado há muito tempo agora é realidade”, disse.
Já o diretor do INCAR, o cardiologista Fábio Motta, disse que está ansioso em voltar a trabalhar no setor após todo o período em que o Instituto esteve fechado. Motta agradeceu a confiança de todos para que o serviço fosse restabelecido. “Com isso, ganham todos, a partir do momento em que a população não deverá ser deslocada para pontos distantes da fronteira”, garantiu.
Junto ao grupo, o prefeito Luiz Augusto Schneider disse que a Saúde Pública de Uruguaiana conquista uma grande vitória com o credenciamento dos Serviços de Alta Complexidade em Cardiologia junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. “Para o bem da comunidade, prevaleceu o bom senso e o espírito público”, finalizou. 
O fechamento do INCAR ocorreu em virtude da perseguição de Sanchotene ao grupo de médicos que atuam no local. A ira de Sanchotene surgiu após os médicos denunciarem irregularidades da gestão hospitalar de sua protegida, Ana Del Lito. 

Sefaz orienta contribuintes sobre o Imposto de Fronteira

A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul ainda não foi notificada sobre liminar em favor do Sindilojas, que derruba provisoriamente a cobrança do diferencial de alíquota de ICMS (Imposto de Fronteira), e não tem, portanto, conhecimento de seu conteúdo. 
A Sefaz segue certa de que haverá decisão judicial final favorável ao Estado e aconselha seus contribuintes a pagarem regularmente o Imposto, pois se trata de medida liminar que pode ser revertida a qualquer momento - como já ocorreu no passado sobre essa mesma matéria. A Secretaria lembra ainda que, à época, muitos contribuintes deixaram de recolher o Imposto de Fronteira, o que gerou uma dívida e consequente irregularidade fiscal, colocando em risco a condição dessas empresas de optantes pelo Simples. 
Para auxiliar o setor varejista, em janeiro, a Secretaria ofereceu programa de regularização de débitos de Imposto de Fronteira e concedeu anistia de 100% da multa, redução de 40% dos juros e parcelamento em até 10 anos (120 meses). Futuros débitos, no entanto, não poderão ser parcelados sob essas condições devido ao ano eleitoral.

Secretaria da Saúde repassa R$ 12 milhões para 106 prefeituras

A Secretaria Estadual da Saúde está repassando R$ 12 milhões para 106 municípios gaúchos. O recurso será utilizado na implantação dos projetos prioritários do governo e devem financiar a compra de equipamento e material permanente para hospitais, construção e ampliação de UPAs, além da aquisição de ambulâncias e veículos utilizados.
“Nosso objetivo é garantir que os equipamentos necessários para o atendimento de demandas específicas estejam disponíveis em todas as regiões”, disse a secretária estadual de Saúde, Sandra Fagundes. Os recursos estão previstos na portaria 136/2014, publicada no Diário Oficial do Estado, em 20 de fevereiro, e serão repassados diretamente aos fundos municipais de saúde. 
Os municípios beneficiados foram selecionados a partir de uma avaliação técnica sobre a necessidade dos serviços em cada município e tem como objetivo disponibilizar os equipamentos necessários para universalização dos serviços em todas as regiões do Estado. Do total repassado, R$ 8,2 milhões serão destinados a compra de ambulância e vans (R$ 100 mil por unidade) e veículos (R$ 50 mil reais por unidade). Para compra de equipamentos e materiais de Unidades Básicas de Saúde os recursos destinados aos municípios de Barra Funda, Cachoeirinha, Gramado Xavier e Venâncio Aires somam R$ 244 mil.

Preso de Uruguaiana tem direito de ir a culto religioso, decide TJ-RS

O direito de um homem seguir sua religião é mais importante do que os interesses da administração prisional. O entendimento fez a 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul acolher recurso que garantiu autorização para um homem condenado a prisão domiciliar frequentar cultos religiosos na Comarca de Uruguaiana.
A defesa do apenado entrou com Agravo para contestar a decisão do juiz da Vara de Execuções Criminais, que não permitiu o comparecimento em cultos. Motivos alegados: incompatibilidade com os horários de cumprimento da pena e dificuldades de fiscalização parte do Estado.
Segundo os advogados, o preso tem direito assegurado na Constituição à assistência religiosa, o que também é consagrado na Lei de Execução Penal. Sustentou também que o fato de os cultos ocorrerem no período noturno não podem se constituir em óbice para o exercício da sua crença religiosa.

Atividade ressocializadora

O relator do recurso, desembargador Aymoré Roque Pottes de Mello, afirmou que a decisão do juiz da Vara de Execução vai na contramão do objetivo ressocializador da pena. É que toda atividade que leve à ressocialização do preso, desestimulando o ócio, deve ser valorizada ao máximo.
‘‘Nesta esteira, não deferir ao apenado o direito de frequentar os cultos religiosos, em local, dias e horários determinados, sob a alegação de que ele deve enquadrar-se às regras abstratas da execução da pena, diga-se em prisão domiciliar, considerando dificultosa a sua fiscalização, significa restringir o âmbito de aplicação de institutos muito valiosos para a ressocialização do apenado e, inclusive, subtrair máxima eficácia ao princípio da individualização da pena’’, escreveu no acórdão. A decisão foi tomada na sessão do dia 30 de janeiro.

Hospital encaminha projeto para realização de cirurgias eletivas

Nove projetos foram encaminhados pela administração da Santa Casa de Caridade à 10ª Coordenadoria Regional de Saúde. Os projetos buscam a realização de cirurgias eletivas em Uruguaiana, entre elas as de traumatologia, protologia, pediatria e otorrinolaringologia. Segundo Geovane Cravo, administrador da Santa Casa de Caridade, o hospital possui plenas condições de oferecer estes serviços e com isso, findar com gastos, como os feitos para custear o transporte de pacientes a outras cidades. Nesta semana, os projetos foram analisados em reunião realizada na Santa Casa entre Provedoria, administração e Comissão de Saúde. Ficou acertado que os médicos encaminharão laudo técnico à 10ª CRE, mostrando que o hospital está apto a atender pacientes de toda a região. 

COLUNA DO MAGRÃO

Carnaval é assunto de estado

Mudou a lei, os bombeiros não sabem dizer outra coisa, aliás, o Corpo de Bombeiros volta a ser coadjuvante neste assunto de representação da lei. Seus dias de protagonismo terminaram com a interdição dos ambientes carnavalescos. Mudou a lei, é o que mandam dizer a quem quer que seja em busca de informações a respeito do levantamento das exigências da lei de prevenção contra incêndio. A informação não é mais disposta pelos homens do fogo. Carnaval não é mais para qualquer um. Esse assunto agora é assunto de segurança pública.

Circula nos ambientes carnavalescos a informação de que a Secretaria de Segurança Pública do Estado teria mandado mudar o entendimento de exigências e fiscalizações na lei de prevenção de incêndio. Dizem os cartolas e representantes que esta decisão estadual se dá porque o carnaval da capital, a exemplo do nosso, estaria comprometido, no caso deles, mais que o nosso, porque começa agora. Tudo indica que mexeram os pauzinhos.

Carnaval é assunto de segurança pública, este enredo é novo. Por ser novidade, não é de domínio público, apesar de ser de proveito público. Neste momento ninguém assume a paternidade dos movimentos carnavalescos em seus lugares de concentração e ensaio. O que se comemora agora é que, de 10 itens exigidos anteriormente na prevenção de incêndio, basta apenas o cumprimento de apenas um para que a Escola ou Ambiente Carnavalesco, ou qualquer ambiente que esteja sujeito à legislação seja liberado por cumprimento das obrigações até então exigidas.

Aqui ninguém sabe de nada. A cartolagem do carnaval prefere não tocar no assunto e recuperar o tempo perdido. Os bombeiros parecem um velho disco de vinil arranhado, o long play, ‘’mudou a lei, mudou a lei, mudou a lei’’. Como essas decisões são segredos de estado, ninguém sabe como veio, quem a repassou e quem hoje garante o cumprimento delas, carnaval agora é segredo de estado. É assunto de segurança pública.

Tudo indica que não teremos mais a possibilidade de termos julgadores vindos do carnaval de São Paulo. Isso não é informação, é vazamento. O espírito de segurança pública imposto, agora oficialmente, na folia vem de encontro com este comportamento praticado por todas as esferas carnavalescas de Uruguaiana. A maioria dos resultados do nosso carnaval só são públicos depois de encerrado o carnaval. Com esta normativa da segurança pública, esses agregados postos na direção de carnaval por determinação política sentem-se donos da razão e da verdade. Falar pra que? Informar pra que?

O que se sabe é que os jurados vêm de fora, não se sabe em que circunstâncias, aliás, isso parece não preocupar, afinal de contas este até agora tem sido o menor dos problemas do carnaval de Uruguaiana.

Além do que, sem esse esquema existente nos nossos últimos carnavais, não temos nem capacidade de fazer a apuração, afinal de contas é tudo por conta dos agregados.

Brigada Charrua completa 93 anos

Aconteceu nesta sexta-feira, 21/2, no quartel general da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, a formatura militar em comemoração ao seu 93ª aniversário, e ao 69º aniversário da tomada de Monte Castelo pela Força Expedicionária Brasileira na Itália.
A cerimônia foi presidida pelo atual comandante, general de brigada Carlos Jorge Jorge da Costa, e contou com a presença do prefeito municipal, Luiz Augusto Schneider, do juiz Guilherme Beltrami, do ex-comandante general José Alberto Leal, além de diversas autoridades civis e militares, e convidados.

Após a leitura do Boletim 

Foram agraciados com o diploma de “Amigo da Brigada Charrua” o prefeito Schneider, e os delegados da Receita e Polícia Federal em Uruguaiana, Jorge Luiz Hergessel e André Luiz Martins Epifânio.

A Brigada Charrua

A 2ª Divisão de Cavalaria, antecessora imediata da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, foi criada em 21 de fevereiro de 1921, e participou dos mais importantes eventos traduzidos pelos movimentos revolucionários que conturbaram o país, particularmente durante as décadas de 20 e 30. Em 1940, estabeleceu-se definitivamente em Uruguaiana, inicialmente nas instalações do 8º Regimento de Cavalaria Independente, hoje 8º Regimento de Cavalaria Mecanizada, em seguida do Centro Cultural Dr. Pedro Marini, onde permaneceu por 34 anos, e finalmente, em 1977, as atuais instalações, antes pertencentes ao Grupamento de Fuzileiros Navais de Uruguaiana.
Foi em 1971 que recebeu a designação de Brigada de Cavalaria Mecanizada, e em 1993, a designação história de “Brigada Charrua”, uma vez que sua área de responsabilidade está na região onde viveram e combateram esses lendários índios cavaleiros. 
O historiador Carlos Fonttes reporta documentos ministeriais de 1908 que indicam paradas da 2ª Divisão de Cavalaria em Rosário do Sul e Alegrete.

Monte Castello

A Força Expedicionária Brasileira (FEB) protagonizou uma das maiores conquistas da 2ª Guerra Mundial: a Tomada de Monte Castelo, elevação de grande importância tática e que permitiu o avanço das tropas aliadas em direção à Alemanha. A batalha foi um marco para a Campanha da FEB na Itália. A rotina desses heróis vinha marcada por combates extenuantes e adversidades causadas pelo rigoroso inverno europeu, seu maior inimigo. Mais que as intempéries, o terreno lamacento e escarpado impedia a utilização de meios blindados, e a batalha acabou se restringindo a ações da Infantaria, com o intenso apoio de fogo da Artilharia, fatos que tornaram memorável o feito dos Pracinhas que, em inferioridade numérica e tecnológica, fizeram frente à agressão de uma grande potencia militar da época.
Monte Castelo foi mais que uma grande batalha vencida, pois representa, ainda hoje, a força, a garra e a coragem do povo brasileiro, na construção de paradigmas para toda a humanidade.

Sonorização da avenida será feita por empresa de Porto Alegre

A Comissão Municipal de Carnaval informa que a Empresa vencedora para a instalação da sonorização da Avenida é a Empresa Impacto de Porto Alegre, a mesma empresa que esteve o ano passado no nosso carnaval. 
A Comissão informa também que continua a venda de Camarotes fracionados (mínimo 03 lugares) e Arquibancadas. Conforme a localização na avenida os valores dos camarotes são de R$ 120,00 - R$ 150,00 e R$ 180,00. E o valor das arquibancadas: R$ 60,00. 
O escritório da Comissão é na Flores da Cunha 20.55 fundos da Academia do Artesão e o atendimento é de segunda a sexta-feira das 09 as 12 horas e das 14 as 18 horas. O telefone é (55)3412.6822. 

Projeto garante benefícios no IPVA a motorista que recorreu de multa

O deputado Vinicius Ribeiro (PDT) apresentou projeto de lei (PL 10 2014), visando garantir que o contribuinte possa receber seu desconto no IPVA, mesmo estando discutindo administrativamente ou judicialmente alguma infração de trânsito, não precisando esperar por um tempo indeterminado para obter o benefício.
Conforme explica Vinicius Ribeiro, atualmente a lei prevê que a “interposição de recurso administrativo ou judicial, até o julgamento do recurso ou trânsito em julgado de sentença, não implica em exclusão da infração, resguardando-se o direito ao desconto instituído, atualizado monetariamente, se a infração for considerada inexistente pela decisão de recurso”, o que deixa, conforme o parlamentar, o cidadão esperando por anos, pois o tempo de julgamento de um recurso, seja administrativo, seja judicial, é imprevisível.
A matéria do deputado ainda prevê que se ação for julgada improcedente, a diferença do valor será lançado com a devida correção monetária no próximo pagamento do imposto.

Empresa que presta serviços a Uruguaiana não recebe há dois meses

A empresa responsável pela limpeza da cidade, Elias Grassi, está trabalhando sem receber a dois meses. Ontem pela manhã, os garis ameaçavam entrar em greve em apoio á empresa, que mais tarde informou através de seu proprietário, continuar em tratativas e sem intenção de atacar a Prefeitura ou entrar em brigas políticas. 
Segundo o prefeito Luiz Augusto Schneider, a dívida gira em torno de R$ 300 mil e será paga parcialmente neste final de semana. Ele explica que todas as dificuldades financeiras de Uruguaiana são em virtude das dívidas assumidas por sua gestão. 

Dinheiro do programa “Amigo de Valor” foi parar em Olinda


Em sessão extraordinária realizada na manhã de quinta-feira, 20/2, a Câmara de Vereadores aprovou mais uma inclusão de Programas e Ações no Plano Plurianual do Município (PPA) 2014/2017 e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2014. Foi incluído no Anexo III do PPA – Planejamento Orçamentário – o Programa Amigo de Valor e o apoio à realização de diagnostico que fundamentem o planejamento da política municipal de atendimento. O Programa é uma parceria com o banco Santander, que desenvolve o projeto cujo objetivo é direcionar recursos financeiros aos fundos municipais de direitos da criança e do adolescente.
Já no Anexo VII – Descrição dos Programas Governamentais metas e Custos – da LDO houve a inclusão decorrente da alteração do PPA, ou seja, a aplicação na valorização e fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Também foi aprovada uma suplementação de verbas, para o qual serve de suporte justamente o aporte financeiro vinculado ao Programa Amigo de Valor. O Projeto de Lei 013/2014 autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 181.997,60 no orçamento vigente.
De acordo com o projeto, a verba será destinada ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente para atender a seis demandas. Deste total, R$ 21 mil deverá ser empregado na rubrica de apoio à realização de diagnostico que fundamentem o plenejamento da política municipal de atendimento; R$ 28 mil em material de consumo; R$ 42.997,60 em passagens e despesas com locomoção; R$ 50 mil serão investidos em outros serviços de terceiros – pessoa física; R$ 20 mil em outros serviços de terceiros – pessoa jurídica e R$ 20 mil deverão ser utilizados em equipamentos e materiais permanentes.
Mesmo com a verba incluída no orçamento do município, os projetos previstos vão ter que esperar. De acordo com o secretário de Ação Social e Habitação, Elton Rocha, o município cumpriu os prazos, encaminhou toda a documentação necessária e passou por todos os trâmites. A parceria com o banco foi fechada sem problemas. Porém, no momento de transferir a verba, que é deduzida do imposto de renda dos doadores, dos quase R$ 182 mil, o banco repassou em torno de R$ 44 mil. Ao fazer o repasse dos aproximadamente R$ 138 mil restantes, a empresa contratada pelo Santander para administrar o programa, errou a conta. Ao invés de depositar a verba no CNPJ do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Uruguaiana (Condicau), a empresa depositou em um CNPJ do município de Olinda (PE). Conforme o Secretario, a Prefeitura aguarda um posicionamento do banco Santander sobre o assunto.

Schneider diz que só um indivíduo burro pode defender a manutenção da Unitra

Nesta semana, em matéria publicada pelo ex-prefeito no seu jornal diário, Sanchotene Felice disse estar fiscalizando o trabalho de Luiz Augusto Schneider, se colocando na condição de “xerife” de Uruguaiana. Uma fotografia mostra o ex-mandatário em frente a Universidade do Trabalhador (Unitra), inaugurada por ele em 2012 e fechada por Luiz Augusto Schneider recentemente.
Segundo o sucessor, fechar a Unitra é uma questão lógica: “o município dispõe dos cursos do Pronatec, sendo falta de inteligência custear os cursos da Unitra com verbas locais, pois recebemos através do Governo Federal os mesmos cursos” explicou o Schneider, acrescentando trabalhar pela construção de uma política diferente, participativa e sem vaidades. Quanto ao título de “xerife”, Luiz Augusto sorri e diz que o cargo é nomeado pelo prefeito, e não recorda de haver nomeou alguém.
Felice continua a usar a mídia que lhe foi pelega para enganar Uruguaiana, e mandou publicar fotografias apontando locais onde o asfalto está deteriorando, ignorando ter o único responsável pela péssima qualidade do mesmo.

Aprovada a criação do Conselho e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil

Foi aprovada pelo Poder Legislativo a criação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e do Conselho Municipal de Defesa Civil. A aprovação ocorreu na manhã de quinta-feira, 20/2, durante a sessão extraordinária realizada pela Câmara.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Uruguaiana (Comdec) deverá ser implantada em breve. A proposta busca estruturar as ações de defesa civil nos períodos de normalidade e anormalidade do município, como em casos de sinistro, calamidade pública ou situação de emergência. A criação também possibilita o recebimento e o fornecimento de subsídios técnicos para esclarecimentos relativos à defesa civil.
Já o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (CMPDEC) é um órgão consultivo e deliberativo vinculado ao Poder Público Municipal, com o objetivo de promover ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção em Uruguaiana.
A Coordenadoria e o Conselho atuarão em conjunto nas ações da defesa civil. A criação e a integração de ambos, estabelece o cumprimento de exigências do Ministério da Integração Nacional para encaminhamentos de projetos e possibilita o recebimento de verbas federais para investimento na área.

Uruguaiana deverá ser contemplada com núcleos de polícia comunitária

Uruguaiana deverá ser contemplada com núcleos de polícia comunitária nos bairros, já nos próximos meses. A implantação foi tratada em Porto Alegre, pelos vereadores Irani Fernandes (PP) e Egídio Carvalho (PSDB), com o coordenador estadual do programa, coronel Júlio César Marobin. Na oportunidade, foi compartilhada a viabilidade técnica para instalar o primeiro núcleo no município.
O programa estadual de policiamento comunitário pertencente à Brigada Militar e envolve ações de policiamento ostensivo em comunidades específicas. A proposta prevê a lotação de policiais e a disponibilidade de equipamento e estrutura nos bairros para envolver Brigada e comunidade na busca de mais segurança, melhorando a qualidade de vida dos moradores dos bairros contemplados com o Programa. De acordo com Irani, a secretaria de Segurança Pública do Estado mapeou a possibilidade da implantação de 11 núcleos em Uruguaiana. Em março, o coordenador do programa irá visitar o município a fim de apresentar a Polícia Comunitária à sociedade e explicar o funcionamento do programa.
A insegurança no município, aliás, é uma das questões que vem sendo frequentemente abordada por Fernandes. Em viagem anterior à capital, o Parlamentar já havia se reunido com o comando da Brigada Militar, pleiteando a vinda de novos policiais militares para o município, que enfrenta um quadro de efetivo abaixo do indicado – cerca de 60% do necessário apenas.

Município investe em jogos e materiais pedagógicos

Na quinta-feira, dia 20/02, no Salão de Atos da SEMED, o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado do secretário municipal de Educação, Delmar Kaufmann, foram entregues 123 kits de jogos e materiais pedagógicos (com 22 peças cada), beneficiando mais de 3 mil alunos das 123 turmas do bloco de alfabetização, composto por alunos dos primeiros, segundos e terceiros anos do ensino fundamental. A Prefeitura de Uruguaiana investiu R$ 128.130,50 na compra deste material. O prefeito Luiz Augusto Schneider destacou a importância da educação e seu papel transformado na vida de crianças contempladas com mais recursos materiais para desenvolvimento de atividades. 

Mais de 35 mil alunos voltam às aulas na região da 10ª CRE

Mais de 35 mil alunos serão recebidos por 2.351 professores para o início do ano letivo na segunda-feira (24), nas 64 escolas estaduais localizadas nos municípios de abrangência da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). 
A previsão é de que os 35.177 estudantes terminem o ano letivo em 19 de dezembro e tenham recesso de inverno entre 19 de julho e 3 de agosto. Para o período da Copa do Mundo, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) ressalta que, caso seja decretado ponto facultativo ou feriado, as escolas deverão organizar o calendário prevendo a recuperação do dia letivo e da carga horária.
Nesta quinta-feira (20), foi realizada em Porto Alegre, com transmissão simultânea para todas as Coordenadorias Regionais de Educação, a Conferência de Abertura do Ano Letivo de 2014.
O evento, com palestras e debates, tem como objetivo promover espaço de formação para gestores, professores e servidores da rede para difusão de ideias e práticas que busquem uma educação de qualidade.
“Vivemos um momento de retomada de todas as frentes que articulam os fatores que produzem o ensino de qualidade. Equipes diretivas, supervisores e professores são agentes de mudança, num momento em que a escola exige outra função social: contribuir para que os estudantes possam construir novas concepções de mundo a partir da informação”, afirma o secretário estadual de Educação, José Clóvis de Azevedo. 
Os estudantes da rede estadual, classificada como a segunda melhor do país no Enem, contam em 2014 com 200 novos ônibus escolares com bancos estofados e cintos de segurança, mais de 100 mil tablets, netbooks e computadores e 625 novos professores nomeados. Os cardápios oferecidos nas escolas estão de acordo com a Nota Técnica 01/2014, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que prevê restrição da oferta de açúcar, doces e preparações na alimentação escolar. 

Escola Aberta: oito escolas credenciadas na região

O Programa Escola Aberta, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), é realizado em mais de cem escolas, que abrem suas portas durante os finais de semana para que a comunidade possa utilizar o espaço com atividades culturais e esportivas. Durante todo ano, no período letivo, as portas da escola abrem no sábado e domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h. 

Na região, as escolas que integram o projeto são: 
  • E. E. E. F. Farroupilha – Alegrete
  • E. E. E. F. Osvaldo Dornelles – Alegrete
  • E. E. E. F. Ecilda Alves Paim – Alegrete
  • E. E. E. F. Gaspar Martins – Alegrete 
  • E. E. E. F. Paulo Freire – Manoel Viana 
  • E. E. E. F. Dom Luiz Felipe de Nadal – Uruguaiana
  • E. E. E. F. Uruguaiana – Uruguaiana 
  • E. E. E. F. Senador Salgado Filho – Uruguaiana

Restaurante Universitário

São Gabriel, Alegrete, São Borja e Jaguarão
Alunos, professores e servidores da Universidade Federal do Pampa, dos Campus de São Gabriel, Alegrete, São Borja e Jaguarão já dispõem do Restaurante Universitário. Os restaurantes foram inaugurados nos últimos dias. Em Uruguaiana, os acadêmicos realizaram protestos em defesa da instalação do restaurante, no entanto, não há expectativa para criação de um. Segundo o assessor de imprensa da instituição, Heleno Nazário, a universidade entende a necessidade, porém seria necessária a construção de um novo prédio para instalação do restaurante. Conforme Heleno, nos próximos meses, a Unipampa estará licitando o serviço para empresas terceirizadas. Desde ontem, a universidade deixou de contar com a cantina que lá funcionava. Acontece que a empresa que lá estava prestava serviços à PUC e a mesma encerrou definitivamente suas atividades em Uruguaiana nesta semana. 
Os restaurantes universitários funcionam com recursos do Programa de Alimentação Subsidiada Talheres do Pampam servindo refeições com preços mais baixos aos estudantes. Além dos preços, o RU também conta com o trabalho de nutricionistas no acompanhamento dos cardápios.

PUC encerra atividades em Uruguaiana

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ronnie Mello, recebeu nesta sexta-feira, dia 21, a visita dos representantes da Pontificia Universidade Católica (PUC) Campus Uruguaiana. O diretor geral, Cleiton Tambellini Borges e do coordenador administrativo, Adelmo Germano Etges procuraram o Legislativo neste período de encerramento oficial das atividades da instituição de ensino em Uruguaiana para agradecer o apoio contínuo da Câmara e o acolhimento da comunidade nos anos de atuação da PUC no município. No encontro, a contribuição da instituição para o desenvolvimento de Uruguaiana e para a formação dos uruguaianenses foi reverenciada. O pioneirismo na implantação do curso da área das ciências agrárias e na formação qualificada de centenas de advogados, professores, contadores, administradores, entre outros profissionais, foram destaque no legado da PUC deixado para o município, além disso, os representantes anunciaram a entrega do acervo com cerca de 40 mil livros à Prefeitura. Nas próximas semanas, o presidente da Casa Legislativa deve agendar encontro com a reitoria da PUC para manter o relacionamento entre município e universidade, visando a possibilidade de realizar ações futuras em educação. “A PUC faz parte da história de Uruguaiana, mantermos as portas abertas entre as instituições e pensarmos atividades futuras, como cursos de qualificação de professores em Uruguaiana, é imprescindível para desenvolvimento qualificado da educação”, considerou o presidente do Legislativo.

Prefeitura investe no Projeto Ensino da Música nas Escolas Municipais

Na quinta-feira, o secretário municipal de Educação, Delmar Kaufmann, destacou a implantação do Projeto “Ensino da Música nas Escolas Municipais”, que será lançado no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, no dia 28 de fevereiro de 2014, às 8h30min. 
Este projeto qualificará 480 professores (todos da educação infantil; os educadores dos 1º. aos 5º. anos do ensino fundamental e professores das salas de recurso), com 80 horas de formação. Serão utilizados 16.280 livros, 960 livros do professor, 560 flautas doces e 320 violões.
O programa tem duração de 24 meses. O secretário Delmar Kaufmann informou que este projeto é custeado com recursos exclusivos do Município, sendo utilizados R$ 63.480,00 em material didático e R$ 345.984,00 em formação de professores, totalizando R$ 409.464,00 em dois anos. Será paga uma parcela de R$ 77.896,00 e 23 parcelas de R$ 14.416,00. O valor por aluno/ano será de apenas R$ 13,50.

TRICOLOR DOS ÁLAMOS 74 ANOS DE HISTÓRIA


Uruguaiana, em seus áureos tempos desportivos, já teve páginas e páginas de glórias no futebol profissional - hoje, infelizmente, apenas recordações que ficaram “pelos caminhos do tempo”. 
Isto a gente sente naquele clima de euforismos, recordações, e de leve ainda se ouve o “apito de um árbitro” quando passamos na frente da Banca da Praça do Guaraci, onde se reúnem, quase todos os sábados, os velhos veteranos do “Uruguaiana”, do “Ferro Carril” e do “Sá Viana”; sem contar com outros pequenos times, e de outros atletas ali reunidos. E a gente os vê: o Hugo Verona, Chico (bocha), Bentevi, Paulinho, André, Grilo, Giba, Juarez, Portela e Dilson e tantos outros que nos fogem da memória. 
Então, nos regozijamos com eles, lembrando deste adágio: “Se a gente não correr a cortina do passado, para recordar homens e fatos marcantes, eis que a invencível força do tempo os irá lentamente diluindo, até apagá-los de toda a memória humana. Cumpre, pois, invocá-los, admirá-los e imitá-los, se tanto for cabível, ou para verberá-los, lastimando-lhes a queda fatal”. (anônimo). 
Mas hoje, quando comemoramos o aniversário do “Saviana Futebol Clube” – o “Tricolor dos Álamos”, que completou no dia 20 próximo passado, seus 74 anos de existência, que na verdade surgiu oficialmente em 1940. Remontamos àquele tempo: 
Sua história tem início bem antes daquele ano, quando um grupo de jovens – assim conta a tradição oral - dos times “Flamengo” e “Rio Branco”, resolveram disputar uma partida no campo que existia em uma pracinha, onde mais tarde construíram a entrada da ponte internacional, (inicio das obras dessa ponte em 18/01/1943), cuja disputa seria a escolha do novo clube com o nome do vencedor. Não se sabe ao certo qual foi o vencedor, o certo é que, quando colocaram o busto do Dr M. A. de S. SÁ VIANA, ofertado pelo Governo da Argentina e inaugurado, ali, na antiga Praça D Pedro II, em 12 de janeiro de 1928, a escolha da nova denominação do clube, recaiu na figura daquele magistrado, oficializado em 20 de fevereiro de 1940. 
Consta da pequena história deste grande clube tricolor (verde, branco e vermelho), que os pioneiros que fundaram o mesmo foram: VITOR PEREIRA DA SILVA, DERLY PRATO, PEDRO PORTUGAL, EDGAR ANDREOLLI, SETÍMIO MANDARINO, SANTIAGO BELLINI, JOÃO LUIZ NEVES, VICENTE TORRES, TASSO PORTUGAL, MARIO GOMES DE SOIUZA, JOÃO PRUNES, ALFREDO ANDREOLLI e DARCI ANDRADE. 
Anos após sua fundação, o Sá Viana inaugurou, com grande esforço de seus dirigentes, sua definitiva sede própria, à Rua Júlio de Castilhos, 2222, em 23/04/1950, com 17.424m quadrados com uma praça de esportes que tem o nome de “Estádio dos Álamos”. 
Naquele estádio, que já teve histórias marcantes no futebol de Uruguaiana, ali passaram, como Presidentes os seguintes batalhadores: DARIO SOUZA SOBRINHO (1940), CLOTÁRIO O. PORTUGAL (1941), SETÍMIO MANDARINO LOPES (1942), Major ANTONIO A. DIAS (1943), FERNANDO TARRAGÓ MOURA (1944), NEWTON C. DEGRAZZIA (1945), RAFAEL DEL CUETO (1946), RENÊ VALTER COBELI (1947), FERNANDO TARRAGÓ MOURA (1948), ANTONIO MARTINS BASTOS (1949), FELISBERTO G. DOS SANTOS (1950), JOSÉ O. FAGUNDES (1951), FERNANDO TARRAGÓ MOURA (1952), LUIZ PICAVEIA (1953), ANTONIO MARTINS BASTOS (1954), DERLY PRATO (1955), MARCO ANTONIO UCHÔA NETO (1956/59), MOACIR RAMOS MARTINS (1960), HEIDER PINTO (1961), MARCO ANTONIO UCHÔA NETO (1962), JOSÉ PAULO GONÇALVES BASTOS (1963/64), ELOY ERCIDIO TROJAN (1965), VILSON FERRETO (1967), ALBERTO MOURA (1968), LUIZ C.G. BASTOS (1969/70), GREGORIO A. CORREA (1971), LUIZ C.G. BASTOS (1972), ELOY ERCIDIO TROJAN (1973/74), EDUARDO S. DE SOUZA (1975), HUGO CASSEL (1976), ALCEBIADES A. PEREIRA (1977/78), JÚLIO L. GONÇALVES (1979/80), JOSÉ G. GOMES (1981), ARMANDO PIJUAN (1982), CARLOS FELIPE TRAMUNT (1983), JOSÉ CARLOS PRATO (1984/85), Cel RAYMUNDO DIAS BRAGA (1986/90), UMBELINO FRANCISCO GOMES (1991), HIPOLITO B. RIBEIRO (?), MILTON RAUL VIDAL LEMOS (2003), JOSÉ CARLOS PRATO (1984/95 E 2012/2013). ALCIBIADES ANTUNES PEREIRA (Bide, de 2009/2011) e atualmente preside esta entidade tradicional, o Bel ERNI FAGUNDES WOLLENHAUPT, com sua eminente Diretoria, 1º Vice – Presidente: Milton Raul Vidal Lemos; 2º Vice Luiz Carlos Leão Ferreira; Secretario - João Carlos Ritter; Diretor Administrativo: Roberto José da Silva; Diretor Financeiro: Ramão Vilmar Gonçalves Teixeira; Diretor de Patrimônio: José Antonio de Almeida Rodrigues; Diretor Jurídico: Advogado – Eder Teixeira Chamorra; Diretor de Comunicações: Eli Pereira do Nascimento; Diretora Social : Kátia Marizete Louker; Diretor de esporte : Alexandre da Cunha Almeida; Diretor de Piscinas : Wilson Gley Soares Oliveira - Diretora Cultural:Vivian Padilha; Diretor de Esporte Juvenil: Wesley Jardim Wollenhaupt. Conselho Fiscal:- José Newton Gomes - Vicente José da Maia - Eloy Trojan - Alcibíades Pereira- José Carlos Prato. Conselho Deliberativo: -Martins Lemos Neto - Edson Fan Almeida - José Antonio Rodrigues e Antonio Portes Paredes. 
O velho time do Sá Viana, em sua trajetória, obteve os seguintes títulos: “Campeão da cidade” em 1947/48/51/52 e 54, primeiro ano que disputaram em Uruguaiana o campeonato profissional – Bi “Campeão da Fronteira” em 47/48/51/52 – “Campeão do Estado” em 48 e 51, sendo também o 1º campeão da 2ª Divisão dos profissionais em 1952; também foi 8 vezes campeão nessa categoria . Na época, e por ser o caçula dentre os times da cidade, era chamado de “Benjamin da cidade” e de “Mais simpático”, etc, em virtude de suas conquistas. Teve os craques mais destacados da chamada “época de ouro”, que mencionamos alguns: LÉO, MUGICA, CATARINO, TONICO, DIRCEU, BALLEJO, ARISTEU, JOSÉ SOUZA (doutor), JUCA, CHIMBÉ, ZEBÚ, BAIA, CHATINHO, PORTUGAL, EDI, DANILO, AURÉLIO, LEIVAS, MANDARINO, NIQUE (atleta símbolo), CACAIO ACUNHA, ZÁCARO (manivela), BIRA LOPES, BENITO, BENTEVI, CHIRUNGA, SELO, BAIO, PICHICA, HUGO GARCIA, PAULO SAMUEL, e tantos outros atletas que nos fogem às pesquisas. (Bibliografia: “Jornal do Dia” de 26/7/58 – Internet “Wikipédia – Depoimentos de JC Prato, Erni Fagundes Wollenhaupt e Armando Pijuan).

Painel - Ed.2256

Em foco


O que começou ‘bombando’, estagnou! A empresa encarregada da montagem das estruturas do Carnaval 2014 começou os trabalhos ‘a todo o pano’, descarregando material e montando várias arquibancadas nos primeiros dois dias de trabalho. Logo, porém, a coisa não andou mais. A mesma carreta, no mesmo lugar, três dias depois.

Unipampa
Abriu na segunda-feira, 17/2, o prazo para o Processo Seletivo Complementar nas modalidades de Reingresso, Transferência Voluntária e Portador de Diploma para as vagas do primeiro semestre letivo de 2014 da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O prazo encerra em 16 de março e o candidato deverá se inscrever por meio do endereço eletrônico WWW.unipampa.edu.br/portal/psc. O valor da taxa de inscrição para Reingresso ou Transferência Voluntária é de R$ 10 e Portador de Diploma de R$ 50.

Empregos
A Agência Municipal de Intermediação de Empregos tem vagas disponíveis para costureira (2); vendedor interno (5); gerente de loja (2); cabeleireira (1); depiladora (1); técnico em enfermagem (3); vidraceiro (1); gari (5); consultor comercial (1); servente de obras (5); pedreiro (5); açougueiro (1); auxiliar de açougue (1); setor financeiro (1); setor contábil (1); caseiro (1), que pode ser casado e ter um filho; tratorista para lavoura (5) e auxiliar de depósito (2).

Educação 
Na quinta-feira, 20/2, foram entregues 123 kits de jogos e materiais pedagógicos destinados aos alunos de 1º, 2º e 3º ano da rede municipal de ensino. A Prefeitura Municipal investiu R$ 128.130,50 na compra do material e a entrega ocorreu no salão de atos da secretaria municipal de Educação (Semed).

IPTU 2014 I
Os contribuintes que perderam a oportunidade de efetuar o pagamento do Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana (IPTU) em cota única, em janeiro e integral com 15% de desconto no último dia 10, ainda terão uma ultima oportunidade de desconto, o pagamento integral com 10% de desconto. O pagamento deverá Sr efetuado em 10 de março.

IPTU 2014 II
Para quem optou pelo pagamento parcelado em 11 meses, caso de cerca de 60% dos contribuintes uruguaianenses, o dia 10 de março também é a data de vencimento da segunda parcela do IPTU 2014. Informações estão disponíveis na secretaria da Fazenda, no antigo Fórum.

Mudanças no trânsito
Um plano de remodelação no trânsito nos cruzamentos da Rua 15 de Novembro com Pinheiro Machado e Íris Valls com Pinheiro Machado foi apresentado pela coordenadora de projetos da Prefeitura, Vanessa Nogueira Pepe, em audiência com o prefeito Luiz Augusto Schneider e com os secretários Segurança e Trânsito, Vitor Manoel Gediel Machado, e de Cultura, Paulo Henrique Inda.

O telefone
Há dias em que tentar ligar para algumas repartições públicas é inútil em Uruguaiana. A manhã desta sexta-feira, 21/2, demonstrou muito bem o problema. Quem tentou contato telefônico com a Câmara de Vereadores simplesmente não foi atendido.

Cultura
Os uruguaianenses passaram a ter uma excelente opção cultural para os finais de semana. A Biblioteca Municipal e o Centro Cultural, ambos localizados na Rua Santana, frente à Praça Barão do Rio Branco. O horário de funcionamento aos finais de semana é das 18h às 23h.

HPV
A partir de 10 de março de 2014, serão aplicadas vacinas contra o HPV na rede municipal de saúde. O público alvo são adolescentes do sexo feminino, nascidas entre 1º. de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2003. A vacina será disponibilizada gratuitamente pelo Ministério da Saúde em todo o país. 

Processo Seletivo
Estão abertas até o dia 25/2, as incrições para processo seletivo da secretaria municipal de Ação Social, para preenchimento de três vagas para assistente social e seis vagas para cadastradores.

Conferência
Acontece no próximo dia 26, a Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil. O evento acontece a partir das 8h na Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo e, além de Uruguaiana, participam os municípios de Barra do Quarai e Itaqui.

Poder Judiciário
Durante este mês, o Poder Judiciário funcionará em horário especial. Nas segundas-feiras, o atendimento inicia às 12h e encerra às 19h e, nas sextas-feiras o expediente tem início às 8h e encerra às 15h.

Alvarás I
A data limite para o pagamento da Taxa de Fiscalização e Vistoria (Alvarás) foi alterada para 30 de abril. A mudança foi aprovada pela Câmara de Vereadores durante sessão extraordinária neste mês.

Alvarás II
Para liberação de alvarás, a secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho e está exigindo que as empresas estejam cadastradas do sistema de Nota Fiscal Eletrônica, implantada em janeiro e cuja adesão é obrigatória.