sexta-feira, 28 de março de 2014

Civil prende dez, e até o presidente da Chucha, pelo assalto à Quero-Quero

A Polícia Civil de Uruguaiana deflagrou na manhã de ontem, 26/3, a Operação Itaqui, que resultou na prisão de nove pessoas, acusadas de integrar a quadrilha que praticou pelo menos dois roubos em Uruguaiana. A Operação foi coordenada pelo delegado José Soares de Bastos, em conjunto com a Delegacia de Polícia de Itaqui, comandada pela delegada Elisandra Mattoso Batista, e com apoio ainda da Polícia Federal.
Ao todo, 65 policiais participaram da ação, na qual foram empregadas 21 viaturas. Entre os presos está o presidente da escola de samba Deu Chucha na Zebra, Alex Fabiano Rodrigues Paz. Ele dormia quando foi detido, e foi tirado de cuecas da cama pelos policiais. Além dele, Marcelo Alves Dias e Edson Santos da Rosa foram presos em Uruguaiana. Os outros seis foram presos em Itaqui. São eles Marcelo Alves Dias, Ademir Guterres Inda, José Augusto Silveira da Costa, Marcelo da Silva Ramos, Odinei Dorneles de Mattos e Cleberto Amarildo Rodrigues, que estava em regime semi-aberto.
A quadrilha seria autora do assalto praticado na loja Quero Quero, na esquina das ruas Domingos de Almeida com Santana, na tarde de seis de dezembro do ano passado. Segundo informações, cerca de R$ 200 mil foram levados do estabelecimento na ocasião, por dois homens armados. Semanas atrás, uma nova ação do grupo vitimou a empresa Rei das Cuias.
Durante a Operação Itaqui foram apreendidas quatro armas de fogo, entre elas uma de uso restrito e outra com a numeração raspada, e 23 mil pesos argentinos. Foram 25 mandados de prisão, um deles em São Borja, e com um dos acusados também foi apreendido uma pequena quantia de cocaína.

Novo delegado assume hoje a 2ª DP

A partir de hoje a 2ª Delegacia de Polícia Civil está sob novo comando. Assume o órgão o delegado Vilmar Alaídes Schaefer, vindo de Santa Maria. Nas últimas semanas, a delegacia esteve sob o comando da delegada Caroline Huber, titular da 1ª DP. A Delegada chegou a ser titular do órgão, assim que tomou posse, mas logo assumiu à 1ª DP, no lugar do delegado Marcelo Kaner Teixeira Nunes, removido para Bento Gonçalves. Antes, o delegado Rodrigo Kegler Duarte comandou a delegacia, até ser transferido para Caxias do Sul.
Schaefer chega à Uruguaiana dias depois do novo titular da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), José Enilvo Soares de Bastos, que também veio transferido de Santa Rosa e, além da 1ª DP deverá assumir a Delegacia de Barra do Quaraí.
Dos cinco delegados de polícia formados na última turma da Academia de Polícia (Acadepol) e lotados em Uruguaiana, no meio do ano passado, três já deixaram a cidade. Além de Marcelo Kaner, foram transferidos o delegado Rodrigo Veiga Morale e o delegado Guilherme Olsen Gehrard. Todos solicitaram a remoção, porque desejavam ficar mais próximo da ponte aérea, já que são paulistas e suas famílias seguem naquele Estado.
Há ainda a previsão não confirmada da vinda de mais profissionais para o município, no final do semestre. A possibilidade foi anunciada pelo delegado da 4ª Região Policial, Álvaro Ribeiro Neto.

Modulada e Instituto Penal contam com apenas atendimento básicos até abril

A Penitenciária Modulada de Uruguaiana e o Instituto Penal estão atuando somente com serviços básicos, como alimentação dos presos, visitas para parentes de primeiro grau, e saídas para consultas médicas e sessões do Tribunal do Júri. Os agentes penitenciários de Uruguaiana, Alegrete e Barra do Quaraí, estão em greve desde a segunda-feira, 24/3, e retornarão ao trabalho normal no dia dois de abril. 
Na Modulada, apenas 30% dos agentes penitenciários estão trabalhando. No Instituto Penal, quase todos os agentes pararam, e também as revistas aos presos do regime semi-aberto.
Os agentes reivindicam a aposentadoria especial para mulheres, o aumento de 15,76% no subsidio e também promoções. Há meses a categoria reivindica os pedidos, que chegaram a ser anunciados pela Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), mas não foram cumpridos.

Painel - Ed.2271

Mobilidade Urbana I
Na última sexta-feira, 21/3, foi realizado o Seminário Regional de Mobilidade Urbana da Fronteira Oeste, no Salão Nobre da Prefeitura. O evento foi coordenado pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), presidida pelo uruguaianense Érico Inda.

Mobilidade Urbana II
O objetivo central foi debater sobre um novo modelo de transporte urbano em Uruguaiana, em especial, o transporte coletivo urbano que se encontra completamente defasado e com um serviço prestado de baixa qualidade à população.

Mobilidade Urbana III
Durante a abertura do Seminário, o prefeito Luiz Augusto Schneider destacou que o município tem o máximo interesse em reverter a atual situação do transporte público local e considera fundamentais a realização de encontros técnicos para que se alcance à comunidade um serviço de qualidade

Iluminação
O projeto de iluminação nos arredores do Porto Seco Internacional passou por uma reformulação, com destaque para a ampliação da rede que se estenderá até o Trevo de Acesso a Cidade (via BR 290). O custo total está orçado em R$ 273 mil. A arquiteta Vanessa Pepe é a responsável pelo projeto, coordenado pela Prefeitura e que teve apoio financeiro de entidades ligadas ao transporte, como Sindimercosul e a empresa Elog.

Defesa Civil
Na segunda-feira, 24/03, o secretário de Planejamento, Diego Xavier Roque, realizou reunião com os 17 delegados regionais que participarão da Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil, no salão de atos do Centro Administrativo II (antigo Fórum). Atualmente, Uruguaiana conta com 11 delegados; Barra do Quarai tem três e Itaqui conta com outros três. 

Paulo Ferreira I
Durante a passagem por Uruguaiana, o deputado federal Paulo Ferreira se reuniu com o prefeito Luiz Augusto Schneider, e com o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, José Clemente Corrêa, no Gabinete do Prefeito. A pauta foi a elaboração de projetos culturais viabilizados por meio de recursos do Ministério da Cultura.

Paulo Ferreira II
No sábado, Schneider apresentou ao deputado petista, o projeto arquitetônico de construção da Avenida Beira Rio. O Prefeito aproveitou a ocasião para solicitar apoio de Ferreira para a viabilização do projeto.

Saúde
Na sexta-feira, dia 21/02, o prefeito Schneider recebeu, em seu gabinete, a secretária estadual de Saúde, Sandra Fagundes, e o deputado estadual, Adão Villaverde. Na ocasião foi debatida a ampliação de recursos oriundos do Governo do Estado para aplicação na rede municipal de saúde.

Conferência dos Esportes I
Acontece nesta quinta-feira e sexta-feira, no Salão Nobre da Prefeitura a V Conferência Municipal de Esportes, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). A cerimônia de abertura ocorre às 19h de hoje, 27/3, com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Esporte. 

Conferência dos Esportes II
O secretário Ricardo Petersen será representado por Geraldo Pereira de Mattos Filho e o conhecido atleta do Grêmio nos anos 80, goleiro Mazzaropi. Às 14h de amanhã, 28/03, acontece a reunião dos Gestores Esportivos da Fronteira Oeste, que analisarão a proposta de criação dos Jogos Olímpicos da Fronteira Oeste. Haverão palestras sobre temas variados. A participação é gratuita.

Encontro das Cidades I
Acontece nesta sexta-feira, 28/3, o 1º. Encontro das Cidades da Faixa de Fronteira da Microrregional Uruguaiana , no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa a partir das 10h30min. A mesa de abertura terá o prefeito Luiz Augusto Schneider, e o prefeito de Bagé e vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para Assuntos de Cidades das Regiões Fronteiriças, Dudu Colombo, que farão a recepção e contextualização do evento. 

Encontro das Cidades II
Das 10h às 11h, o enfoque é nos acordos internacionais vigentes e legislação para facilitar a integração na faixa de fronteira; das 11h às 12h30min, serão abordadas ações de cooperação fronteiriça para assuntos de saúde. Das 14h às 15h, serão apresentadas outras experiências bem sucedidas de integração fronteiriça da microrregional de Uruguaiana; e das 16h30min às 17h30min, haverá debate entre os prefeitos e acolhimento pela FNP dos pleitos apresentados no encontro, que tem prevista a participação de prefeitos de 55 cidades gaúchas.

Carros alegóricos ainda estão abandonados na Presidente Vargas

Cinco dias após o término do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana, o trânsito continua prejudicado. Além de a estrutura montada para receber o público permanecer no local, parte dos carros alegóricos não foi retirada pelas escolas. Segundo o secretário de Trânsito, Victor Gediel, a secretaria não determinou prazo para retirada dos alegóricos. Vale destacar que o regulamento do Carnaval estabelece o prazo de 48 horas para que as escolas providenciem a retirado dos carros da avenida, ou seja, o período já extrapolou.
Enquanto os motoristas reclamam do congestionamento, os pedestres se divertem e pousam para fotos ao lado dos carros da escola de coração. As imagens, claro, posteriormente vão parar na Internet, numa grande brincadeira. 
Na madrugada de ontem, os carros da Apoteose do Samba foram alvos de vândalos. Eles atearam fogo nos carros, que foram parcialmente destruídos. 
A estrutura montada pela Prefeitura será totalmente retirada num prazo de 15 dias. O carros, segundo Gedial, estão sendo retirados aos poucos.

Risso apresenta emendas

Em visita recente à capital do Estado, o vereador Luís Gilberto de Almeida Risso (PMDB), fez diversos encaminhamentos junto aos deputados estaduais Gilberto Capoani e Márcio Biolchi, em busca de recursos para o Município.
As conquistas do peemedebista incluem emendas que garantem a construção de 60 banheiros para famílias de baixa renda; perfuração de três poços artesianos e 15 computadores em projeto do Banco do Brasil, visando à implantação de telecentros; além de uma verba de R$ 150 mil para aquisição de dois veículos que serão empregados na secretaria Municipal de Saúde; e verba de R$ 150 mil para aplicação em piscicultura, através da aquisição de um caminhão-frigorífico para Feira do Peixe e entrepostos, e por fim, uma roçadeira hidráulica.
Já em Uruguaiana, Risso se reuniu com o prefeito Luiz Augusto Schneider na segunda-feira, 24/3, e com os secretários Diego Xavier Roque e Elton Vinícius Nicolas da Rocha, de Planejamento e de Ação Social e Habitação,respectivamente. Na audiência o Parlamentar apresentou ao chefe do Executivo os encaminhamentos feitos.

Uruguaiana recebe Seminário Regional para Adequação da Gestão Estratégica

Uruguaiana será a próxima cidade a receber o Seminário Regional para Adequação da Gestão Estratégica e Construção do Mapa Estratégico do Administrador Gaúcho, promovido pelo Conselho Regional de Administração do RS (CRA-RS). O evento, que faz parte de um projeto que visa à adequação da gestão estratégica da autarquia em prol da construção do futuro da profissão de Administrador no Estado, acontece no dia 05 de abril, das 9h às 12h e das 14h às 16h.
O encontro contará com a presença de profissionais da Administração, Empresas Registradas, Prefeitura, representantes de Instituições de Ensino Superior, lideranças e autoridades da região e será realizado no Salão Nobre Ely Alves da Trindade, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana – CDL (Rua Duque de Caxias, 2173 – 3º andar).
Integram a Comissão de Planejamento no CRA-RS os Administradores Elivelto Nagel da Rosa Finkler, Giancarlo Ferriche Fonseca, Sérgio José Rauber, Cassiano de Lucena Lahn e José Freitas de Oliveira Filho. Mais informações e inscrições pelo e-mail uruguaiana@crars.org.br ou pelo telefone (55) 3411-0093.

Inicia 2ª turma do Colégio Agrícola Municipal

Nesta terça-feira, o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado da vice-prefeita Neraí Santos Kaufmann; dos secretários municipais de Educação, Delmar Kaufmann, e de Agricultura, Wilson Dornelles; e do diretor Sandro Ferrão; participou da solenidade que marcou o início do ano letivo da 2ª Turma do Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos. O educandário abriga 27 alunos da primeira turma que iniciou as aulas em 02/09/2013, e o seu corpo docente é integrado por cinco instrutores de português, informática básica, um médico-veterinário e dois engenheiros-agrônomos. Em seu pronunciamento, o prefeito Luiz Augusto Schneider afirmou que “Desejo um ótimo aprendizado aos estudantes, destacando o trabalho integrado entre as secretarias municipais de Agricultura e Educação, visando o bom e correto funcionamento deste educandário. Também, enfatizo a excelente qualidade técnica-profissional dos instrutores, responsáveis pela formação do corpo discente. Devemos destacar que a escola é gratuita. Na terça-feira, o Colégio Agrícola obteve seu reconhecimento oficial junto ao Ministério da Educação, em Brasília”, finalizou. A segunda turma é composta por 30 alunos. As aulas práticas e teóricas duram dois anos e o estágio é de seis meses. O médico-veterinário Sandro Ferrão é o diretor do Colégio Agrícola Municipal. Informações, em horário comercial pelo telefone 3413-8753.

Marchezan fala sobre briga de Felice e Schneider

O Carnaval Fora de Época é também uma oportunidade para a visita de lideranças políticas nacionais e encontro destes com nossos representantes. Um dos jovens políticos que passou pela cidade durante os dias de festa foi o deputado federal Nelson Marchezan Jr (PSDB/RS), que concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal CIDADE, e falou, entre outros assuntos, sobre o rompimento entre o prefeito Luiz Augusto Schneider e seu antecessor e mentor, José Francisco Sanchotene Felice, e as conseqüências dessa briga para o Partido.
A vinda à Uruguaiana, segundo Marchezan Jr, foi uma oportunidade de unir o útil ao agradável. “Aproveitamos para encontrar lideranças do setor público, prefeito, vereadores e deputados da região; encontrar lideranças do setor empresarial, do setor orizícola, do transporte, industrial e do comércio; e de sair um pouco daquela ilha da fantasia, que é Brasília e botar o pé na realidade da vida das pessoas. E num momento muito bonito, que Carnaval de Uruguaiana, já conhecido nacionalmente.”, destaca. Durante as reuniões e encontros realizados durante sua breve estada na cidade, Marchezan destaca que vários assuntos foram tratados, um dos principais foi as eleições deste ano, que ocorrem em cinco de outubro e as diferenças entre os projetos que se apresentam até agora. 
O Brasil é o número 65
O Tucano destaca ainda a desanimadora notícia de que o Brasil caiu 20 posições no ranking referente à infraestrutura nos países. “Essa semana saiu um relatório apontando que, nos últimos dois anos o Brasil caiu do número 45 no mundo em infraestrutura, para o número 65. Se 44 países já trabalhavam melhor a infraestrutura que o Brasil, nos últimos dois anos outros 20 países começaram a trabalhar melhor, ou seja, 64 países trabalham melhor do que a 8ª economia do mundo, que é o Brasil.” A questão, segundo ele, atinge diretamente o Rio Grande do Sul, e municípios como Uruguaiana. “Isso afeta todo o Brasil, mas principalmente os estados e municípios, como é o caso do Rio Grande do Sul e de Uruguaiana, que ficam mais longe dos centros consumidores. Aquilo que é produzido e industrializado aqui fica bem mais caro para chegar lá. Esse é um problema do atual governo, pegar esse volume gigantesco de recursos que tira de cada cidadão e devolver em serviços, saúde, segurança, educação e infraestrutura”, afirma Marchezan. Para Ele, a saída é a transparência. “É preciso combater privilégios no setor público, combater a corrupção, que consome a cada ano R$ 100 milhões e combater a incompetência. Para mim, a única ferramenta que faz isso é a transparência. E isso vai depender da sociedade. O setor público do Brasil quer ser cada vez mais uma caixa preta, porque aí tu manténs os incompetentes, tu manténs os corruptos, tu manténs os privilégios. Todos eles arraigados dentro do setor público brasileiro em todos os níveis. Então o que acaba com isso é a transparência, e só ocorrerá com a participação da sociedade”, comenta.
Eleições 2014
Sobre o próximo pleito, Marchezan Jr destaca a coerência mantida pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) antes e depois das campanhas políticas. “A gente consegue manter essa coerência. O que o PSDB é durante a campanha, e durante todas as campanhas, o PSDB é depois das eleições. Continuamos com o mesmo discurso, com a mesma forma de pensar”. Ele está otimista quanto ao próximo pleito e destaca o resultado de uma recente pesquisa, apontando um significativo percentual da população, que é que se diz insatisfeita com o atual governo. “A pesar desse volume gigantesco destinado a uma propaganda falaciosa do governo, 63% da população diz que quer mudança e que quer mudar a presidência da Republica. Espero que a gente consiga levar isso ate as eleições e mudar os caminhos do Brasil.
A briga
O Deputado acredita ter uma boa relação com as principais lideranças tucanas no município e, questionado sobre a briga entre o ex-prefeito José Francisco Sanchotene Felice e o atual chefe do Executivo, Luiz Augusto Schneider, diz acreditar que a situação será superada. “A gente percebe e, acho que toda a sociedade percebeu aqui, a grande divergência nos últimos meses, entre os dois. Eu particularmente acho que o Sanchotene foi um grande prefeito, um grande deputado e que o Schneider é um grande prefeito atualmente. Felice será candidato a deputado estadual e eu espero que se eleja porque fará bem para o PSDB do RS e de Uruguaiana, e apoio Schneider para que continue superando as imensas dificuldades e fazendo uma grande gestão, de forma muito honrada e honesta”, diz.
Quanto às conseqüências do rompimento ao Partido, Marchezan diz que é inevitável, mas que os membros do PSDB buscam superar as divergências dos dois políticos. “Sempre que há uma divisão entre duas grandes lideranças dentro de um partido, especialmente quando ela é muito pública e transparente como é aqui, acontece um enfraquecimento. Agora, o que vejo, é um embate pessoal entre o ex-prefeito Sanchotene e o atual prefeito Schneider. Eu não vejo que os integrantes do PSDB estejam divididos; estão todos imbuídos em um grande projeto, que é fazer uma grande gestão em Uruguaiana. Conversei com nossos vereadores aqui, e este é interesse, fazer com que Uruguaiana supere, com que o PSDB supere. A população está acima desses interesses”, concluiu.

Falando em cinema

“O Voo”

Em “O Voo”, Denzel Washington nos é apresentado como um “excêntrico piloto” (para ser gentil com o protagonista), de nome Whip Whitaker. Apesar de seu inegável talento por trás do painel de comando de um avião, Whip usa como combustível drogas, bebidas e prostitutas. Essa natureza nada ortodoxa é apresentada logo de cara, na primeira cena, quando encontramos o piloto em um quarto de motel com uma garota, drogas variadas e claro, bebidas! Na cena seguinte o vemos anunciando sua despedida para sua companheira: “Tenho que voar um avião”, ele diz, com detalhes em branco no nariz cicatrizando assim o consumo desenfreado de drogas ao qual fora submetido algumas horas antes. Não fosse difícil o suficiente pilotar um avião enquanto entorpecido, um mal funcionamento na aeronave provoca uma das cenas mais eletrizantes do filme. É interessante nesse momento notar a maestria exibida por Robert Zemeckis, que outrora atuando em filmes animados (Expresso Polar, Beowulf), volta com seus velhos truques já exibidos em De Volta Para o Futuro (a saudosa trilogia), Forest Gump (o clássico!) e Náufrago (outro!) para esse live action. A sequência de takes que acompanham Whitaker no processo de virar o avião de cabeça para baixo (manobra necessária para a estabilização da aeronave) é o suficiente para manter o espectador ansioso durante os minutos de menos tensão que se sucedem. 
Depois da aterrissagem da aeronave acompanhamos o protagonista em sua queda. Denzel, que é conhecido por suas maneiras mais dramáticas não decepciona ao interpretar com muito exito o período de depressão vivenciado pelo piloto ao ver suas habilidades e talentos questionados não só pela mídia, mas por amigos próximos como o seu traficante (John Goodman) e Nicolle, interpretada por Kelly Reilly (que faz um ótimo papel como coadjuvante), uma mulher com problemas semelhantes aos de Whitaker que acaba se relacionando com o sujeito após conhecê-lo no hospital.
John Gatins, responsável pelo roteiro, não fez um ótimo trabalho. No entanto, não é justo exigir demais de um roteirista quando o filme onde o seu trabalho é requisitado é baseado em fatos reais. Aquelas letrinhas que aparecem antes da execução da obra, anunciando que os acontecimentos ali retratados são verídicos, limitam o trabalho da maioria dos roteiristas, assim como limitaram o de John. Quando o filme é livre das correntes da verdade (para ser poético), não encontramos limites, já nesse caso os diálogos haviam de ser fieis a realidade pois é fácil demais perceber as discrepâncias entre o roteiro da obra e a sucessão real dos fatos. No entanto, como bem sabemos, a realidade nem sempre é empolgante. Na maioria das vezes é bem o contrário e o compromisso de Zemeckis para retratar a realidade com a maior veemência possível é capaz de entediar o espectador mais ansioso e menos paciente, o que não é motivo nenhum para deixar de assistir essa grande obra.
O final deixa a desejar, mas como já dito, também é assim a realidade. O final que assistimos é o final que aconteceu e apesar de insatisfatório, é verídico. O filme serve muito mais como documentário do que qualquer outro gênero cinematográfico e só se percebe isso, no final, quando o diretor escolhe por nos deixar com uma lágrima nos olhos ao invés de um sorriso nos lábios.


Senac realiza matrículas dos selecionados no Sisutec

Candidatos que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) devem ficar atentos para primeira chamada, que aconteceu ontem, 25 de março. Em Uruguaiana, o Senac está oferecendo duas turmas do curso Técnico em Enfermagem, nos turnos da manhã e tarde, e duas turmas do curso Técnico Segurança do Trabalho. 
Os selecionados deverão realizar a matrícula de 26 a 28 de março, na Unidade, localizada na Travessa César Cunha, s/n, Centro. A segunda chamada será divulgada no dia 1º de abril. Mais informações pelo telefone (55) 3412-3838 ou no site www.senacrs.com.br/uruguaiana.

Arte Sesc realiza 2º Sarau Elétrico

O Arte Sesc – Cultura por toda parte promove neste sábado, 29 de março, em Uruguaiana, a segunda edição do Sarau Elétrico “Causos Literatura dos Galpões”. A atividade, que tem entrada franca e inicia às 19h, será realizada na Unidade Sesc local (Rua Flores da Cunha, 1984). O projeto busca divulgar a oralidade cultural, com o objetivo de somar conhecimentos, estimular a leitura, a criatividade e a valorização de talentos. 
A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados na Unidade do Sesc em Uruguaiana uma hora antes do evento. Mais informações podem ser obtidas no Sesc Uruguaiana pelo telefone (55) 3412-4624.
Esta segunda edição do Sarau terá a participação do músico César Santos, dos contadores Tunico Fagundes, Jorge Claudemir Soares, Arison Fagundes da Silva e Eleonora Medeiros. A apresentação fica por conta de Silvio Carvalho.

Mazzaropi participa de Conferência em Uruguaiana

Nesta quinta e sexta-feira, acontece a Conferência Municipal dos Esportes, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, acontecerá a 5ª. Conferência Municipal de Esportes, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL). O evento contará com a presença ilustre de dois atletas de renome no cenário esportivo: Geraldo de Mattos Filho (popular goleiro do Grêmio, Mazzaropi) e o Gustavo Endres (Embaixador do Esporte, do Banco do Brasil), atleta medalhista olímpico pelo voleibol brasileiro. A cerimônia de abertura ocorrerá na quinta-feira, dia 27/03, às 19h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer. Representando o secretário Ricardo Petersen estará em Uruguaiana, o ex-goleiro Mazzaropi. No dia 28/03, a partir das 9h, as palestras serão realizadas na Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo, reunindo os Gestores Esportivos da Fronteira Oeste que analisarão a proposta de criação dos Jogos Olímpicos da Fronteira Oeste. A reunião com os Gestores está agendada para o dia 28/03, sexta-feira, às 14h, na Biblioteca Municipal. A participação é gratuita.