segunda-feira, 16 de junho de 2014

Ed. 2306

  1. Insistir no Brasil ou desistir dele?
  2. Doações
  3. Expediente I
  4. Expediente II
  5. Estacionamento I
  6. Estacionamento II
  7. Estacionamento III
  8. “Na corte” I
  9. “Na corte” II
  10. Radicci
  11. Passamento
  12. Califórnia
  13. Precoce
  14. Carnaval I
  15. Carnaval II
  16. Carnaval III
  17. Carnaval IV
  18. Trânsito
  19. Papa Francisco: A Alegria do Evangelho (4)
  20. Gerente da Corsan usa empresa com fins políticos
  21. Município cobrará uso de sacolas biodegradáveis
  22. Saúde faz mutirão para recadastramento no SUS
  23. Santa Casa dos horrores: Falha no diagnóstico pode ter determinado a morte de um paciente
  24. Lideranças lutam pela construção da Ponte do Ibicui
  25. Abono salarial é antecipado
  26. Nomeação dos novos guardas acontece hoje
  27. Fraude com cartão de crédito prejudica três em cada 10 brasileiros
  28. Procon tem lista de 388 sites não recomendados
  29. Mega-Sena acumula, e prêmio pode alcançar R$ 11 milhões na quarta
  30. Estudo do Sindireceita revela falta de controle nas fronteiras
  31. Homem é morto com tiro no peito
  32. “Trio do Santana Quantum” ataca na madrugada
  33. Reforço da PRF está com dias contados
  34. Meia hora após ser preso, casal bandido volta a atacar
  35. Foragido: Se você o viu, denuncie:
  36. Furto abigeato
  37. Penha
  38. Ameaça
  39. Furto descuido
  40. Furto
  41. Por pouco
  42. Brigada suspende concurso
  43. Deputada protocola projeto de lei para combater e prevenir violência contra Professores
  44. Primeira chamada do Prouni sai no meio do ano
  45. ProUni tem 50% a mais de inscritos que em 2013
  46. Agricultura familiar deve aumentar participação na merenda escolar
  47. A Culpa é das Estrelas mantém a liderança
  48. Filme sobre Tiradentes terá João Miguel como protagonista
  49. Dicas de livros
  50. 15 maneiras de seguir uma alimentação saudável
  51. Jonatas Faro é assaltado no Rio Grande do Norte
  52. Novela terá um mês para cativar o público
  53. Sobrinha de Bündchen estreia em novelas
  54. Ingressos falsos e cambistas preocupam Fifa e COL na Copa
  55. Dana White aprova luta para Anderson Silva
  56. Juiz ‘vira figurinha’ com camisa do Brasil
  57. Schumacher sai do coma

Vereador cogita a existência de “mercado da multa” em Uruguaiana

Informações sobre o desempenho da empresa responsável pelo estacionamento rotativo em Uruguaiana, Megapark, serão solicitadas pela Câmara Municipal. Através de requerimento de autoria do vereador Egídio Carvalho (PSDB), o parlamento busca relatório sobre a prestação de serviços e a arrecadação da instituição. 
Os valores arrecadados mensalmente por parquímetro e repassados mensalmente ao município desde sua implantação; o número de auto de infrações aplicadas mensalmente por monitor (funcionário da empresa) e pela empresa são questionados pela Câmara.
Durante o programa informativo da Câmara de Vereadores, Egídio ressaltou sua preocupação quanto a existência de um “mercado da multa”, onde o funcionário que apresentar o maior número de multas à empresa recebe gratificação. 
Nas próximas semanas, deve ser protocolado pelo parlamentar o pedido destas informações à Secretaria de Trânsito para análise da Câmara.

Projeto proíbe pesquisas eleitorais fora dos padrões técnicos

A Câmara analisa o Projeto do deputado José Stédile, que proíbe a divulgação de sondagens ou enquetes eleitorais que não sigam os padrões técnicos definidos na legislação. Atualmente, há apenas uma resolução do TSE sobre divulgação de enquetes ou sondagens eleitorais sem controle de amostra. Nesses casos, de acordo com o TSE, deverá ser informado que não se trata de pesquisa, mas de mero levantamento de opiniões contando apenas com a participação espontânea do entrevistado. De acordo com o deputado, a resolução do TSE necessita de uma base legal clara que proíba a divulgação de consultas desse tipo à opinião pública. Para Stédile, cabe ao Congresso legislar sobre o assunto e retirando-as do processo eleitoral. O deputado acredita que as enquetes “têm sido utilizadas com muita frequencia para distorcer o processo de formação da vontade do eleitor”.

Entregue projeto arquitetônico da nova sede da Secretaria de Ação Social

Em breve, o prédio onde atualmente funciona o Restaurante Popular, sediará também a secretaria de Ação Social e Habitação. O projeto inicial, assinado pela coordenadora da secretaria de Obras, arquiteta Vanessa Pepe, foi entregue ao prefeito Luiz Augusto Schneider nesta semana.
De acordo com o projeto, o Restaurante continuará no local, mas utilizará apenas parte do térreo da construção, que possui dois andares e está localizada na Rua Dr. Maia, próximo à Estação Rodoviária. A metade direita do térreo receberá uma entrada independente e funcionará como Restaurante. Já o restante será destinado à Secretaria.
De acordo com o secretário Elton da Rocha, todos os setores da Secretaria serão transferidos para o local. O projeto prevê várias estações de trabalho, salas de reunião, de apresentações, banheiros masculinos e femininos nos dois andares, copa, depósito e o gabinete do secretário, entre outros.
Ainda de acordo com o projeto, a padaria, implantada aproximadamente dois anos atrás, permanecerá no local. O projeto teve imediata aprovação do Prefeito e do Secretário.

Instituto Farroupilha: Campus Avançado de Uruguaiana é oficializado


Uma comitiva formada pela reitora do Instituto Federal Farroupilha, Carla Comerlato Jardim, diretores e professores que atuam em Uruguaiana e no Campus São Borja estiveram reunidos com o prefeito Luiz Augusto Schneider para oficializar a implantação da instituição de ensino em Uruguaiana. Até o momento, o Instituto funciona no prédio da antiga Faculdade de Filosofia, mas já no início de agosto deve mudar-se para sua sede, o prédio construído inicialmente para abrigar a Universidade Federal do Pampa. O local foi doado ao IFF pela Prefeitura, e está sendo reformado.
Durante a reunião, a Reitora entregou ao Prefeito a Portaria 505 do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que oficializa a implantação do Campus Avançado de Uruguaiana como parte do Instituto Federal Farroupilha. “Isso significa que vamos passar a estender nossa área de atuação, que até então se limitava a Alegrete e São Borja”, destaca ela. Carla Jardim também ressalta a perspectiva de atender um número maior de alunos e a possibilidade de atendimento binacional. “Nosso projeto pedagógico prevê a oferta de cursos binacionais. Para isso nossa equipe aqui em Uruguaiana irá buscar parceiros na Argentina”, explica, lembrando ainda a grande participação da Prefeitura na implantação do Campus.
O encontro, ocorrido no Salão Nobre da Prefeitura serviu ainda para uma apresentação, a cargo dos professores e diretores Carlos Eugênio Balsemão, de Uruguaiana, e Alexander Machado, do Campus São Borja. Trata-se do procedimento de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFF. Conforme a Reitora, o plano engloba todas as questões referentes ao Instituto, como oferta de cursos, projeto pedagógico, atividades de extensão e infraestrutura. Ela explica que a equipe vem colhendo informações ao longo dos meses, sobre questões como necessidade e perspectivas das regiões, a fim de elaborar o PDI, que deve ser concluído na primeira semana de agosto e tem a validade de cinco anos.
Os secretários Delmar Kaufmann, de Educação, Jorge Prestes Lopes, de indústria e Comércio e Fernando Alves, de Governo, também participaram da reunião.

Auditores-Fiscais protestam contra decisão do STJ

Os Auditores-Fiscais da Receita Federal protestaram na quarta-feira, à noite contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que os proibiu de realizar ‘operação-padrão’ ou quaisquer ações que venham a interferir direta ou indiretamente no andamento de atividades da Receita Federal do Brasil e, assim, refletir nos serviços essenciais prestados à população, sob pena de multa de quatrocentos mil reais por dia. Em solidariedade aos auditores, fiscais agropecuários uniram-se ao protesto.Desde setembro do ano passado os servidores aguardam pela regulamentação da Indenização de Fronteira, confiantes no acordo feito com o Ministério da Fazenda por ocasião da campanha salarial de 2012, quando ficou pactuado que o MF envidaria todos os esforços a seu alcance para a instituição da Indenização.
“Passados nove meses da sanção da Lei que criou a Indenização de Fronteira, o Poder Executivo permanece inerte quanto a sua regulamentação. Sendo assim, fundamentados na Lei de Greve, que permite movimento paredista cujo objetivo seja cumprimento de cláusula de acordo, e respaldados por assembleia nacional da categoria”. Os auditores de Uruguaiana deflagraram, no dia 10, Operação Padrão.No entanto, no mesmo dia de início da Operação, foram surpreendidos pela decisão do STJ que, atendendo a um pedido da Advocacia Geral da União, tolheu seus direitos legais e constitucionais.

Amigo que deu título agora dá atestado a Felice


Pela segunda vez em 10 dias, o ex-prefeito José Francisco Sanchotene Felice apresentou atestado de saúde recomendando “repouso absoluto” de 48 horas para safar-se de audiências judiciais. 
O primeiro, do dia 2/6, foi assinado pelo cardiologista Eduardo Saad e livrou-o de comparecer a audiência em processo de danos morais movido pelo também ex-prefeito Neito João Antonio Bonotto. O segundo, da lavra do dentista Mário Manfro (que também é vereador do PSDB em Porto Alegre), levou ao adiamentopara 12 de setembro, de audiência que estava marcada para ontem, 13/6, às 9h25, na 2ª Vara Criminal, fruto de representação do Ministério Público por conta de ofensas que teriam sido proferidas contra Fernando Alves, secretário Municipal de Governo, em entrevista a uma rádio local e em carta dirigida pelo ex-prefeito ao deputado Federal Onyx Lorenzoni (DEM).
Mário Manfro é do mesmo vereador que propôs o título de Cidadão de Porto Alegre ao ex-prefeito. São amigos. Inclusive, esse vereador tem uma filha, Isis Manfro, que é CC na Assembleia Legislativa. “Não digo que seja falso, mas é tão idôneo quanto o título”, ironizou Fernando Alves.

Catarina exclui perfil e diz que ‘Hotel Felice’ é apenas ponto de referência


A assessora parlamentar de Elisabete Bretas Felice, Catarina Silveira Pimentel, resolveu se manifestar sobre a matéria publicada na edição de quinta-feira no Jornal CIDADE.
Catarina, que mora em Uruguaiana e é companhia contumaz do ex-prefeito Sanchotene Felice quando este comparece às audiências de processos que responde na Comarca, apresentava-se como funcionária do Hotel Felice em sua página em uma rede social, excluída após a divulgação feita pelo Jornal.
Em nota ela declarou que nunca foi funcionária ou prestou serviços de qualquer forma ao Hotel Wamosy, propriedade notória da família Felice, e fechado há mais de três anos. 
“Quando inserido em meu facebook a informação de que trabalhava no ‘Hotel Felice’, quis dizer, em realidade, que este é o endereço do meu trabalho, por ser de conhecimento de todos que aço funcionou o hotel. Sou funcionária da Assembleia Legislativa. Ocupo cargo em comissão no gabinete da deputada Elisabete Felice e, nos termos da lei, fui designada a desempenhar minhas funções em Uruguaiana e região”, disse ela. 
Segundo ela, a sede do escritório político de Elizabete Felice é no antigo hotel, sem qualquer custo para o Legislativo Estadual.

Uruguaiana realizou a maior campanha do agasalho dos últimos tempos

Cerca de 60 mil agasalhos, além de 3,2 mil cobertores, foram arrecadados pela secretaria de Assistência Social na campanha do agasalho 2014. Os números comprovam o sucesso da campanha que foi a maior já realizada pela Prefeitura. Em administrações anteriores, mesmo com altos investimentos em publicidade, a Secretaria dependia da ajuda de entidades sociais, e mesmo assim não alcançava o objetivo.
A distribuição dos agasalhos às famílias carentes centralizou-se no dia de ontem, no Ginásio Municipal, onde mais de 1 mil famílias inscritas nos programas sociais do Governo Federal receberam sacolas contendo quatro peças de roupas infantis, duas de roupa feminina adulto, duas de roupa masculina adulto, um par de calçado, dois cobertores e três peças de roupas novas, de sua escolha, além de dois quilos de arroz.
Conforme o secretário Elton Rocha, as famílias que não puderam comparecer ontem ao ginásio, ainda podem receber doações. O que não foi doado nesta sexta-feira foi encaminhado à Secretaria para ser doado no interior do município. Após, ainda deverão ser feitas doações para as associações de catadores e o saldo é encaminhado ao Centro de Referência em Assistência Social, para ser distribuído à população que buscar auxílio no local. Elton ressalta, no entanto, que as famílias contempladas com a doação no Ginásio não poderão recebê-las novamente, e destacou a importância dos meios de comunicação para o sucesso da Campanha, evidenciando a colaboração e confiança da comunidade na organização do evento.

Ministério da Saúde lança nova campanha de doação de sangue


O Ministério da Saúde lançou na quarta-feira (11), a nova campanha de incentivo à doação de sangue, que neste ano, ressalta o crescimento de diversas áreas da saúde pública, como transplantes, cirurgias e atendimentos de urgências e o importante papel do sangue doado na garantia desse processo. Com apoio dos Estados e Municípios, por meio da Hemorrede Pública Nacional, a meta é aumentar continuamente a quantidade de doadores de sangue no país e também comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue.
O Ministério da Saúde decidiu manter o slogan utilizado na campanha anterior ‘Seja para quem for, seja doador’, devido à necessidade de reforçar junto à população que não é preciso conhecer ou ser próximo de alguém para se sensibilizar com a causa e doar sangue. A campanha passou a ser veiculada em rádio, TV, internet e mídia impressa. Além disso, os 32 hemocentros coordenadores e 368 regionais, mais de 1.400 agências transfusionais, além dos núcleos de hemoterapia vão receber o material explicativo (folders).
Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro doar sangue é um ato de solidariedade, que salva vidas. “Todos sabem da necessidade e da importância deste ato. É preciso criar o habito de doar. Este é um ato seguro”, afirmou. O ministro acrescentou que o Ministério conseguiu expandir as idades mínima e máxima dos doadores o que possibilitou a abertura para 8,7 milhões novos voluntários.
Atualmente, são coletadas no País, cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde trabalha para aumentar este índice. Em 2012, o Ministério da Saúde reduziu a idade mínima de 18 para 16 anos (com autorização do responsável). Com a expansão das idades mínima e máxima dos doadores, houve a abertura para 8,7 milhões novos voluntários.
Durante o período da Copa do Mundo, os hemocentros estarão disponíveis para prestar o atendimento regular aos doadores.
O Ministério da Saúde vem investindo na rede de sangue em hemoderivados. Os investimentos chegaram a R$ 1,1 bilhão. Os recursos foram aplicados no custeio do serviço (R$ 500,6 milhões), na qualidade da coleta e na modernização das unidades (R$ 610,4 milhões), inclusive com a implantação de tecnologias mais seguras. A ampliação e a renovação do parque tecnológico dos hemocentros incluem itens como a aquisição de centrífugas refrigeradas e reforço de equipamentos de laboratório.

Marido mau é preso por dar tiros a esmo


A Brigada prendeu um homem na noite de quinta-feira, por porte ilegal de arma. Após solicitação do Ciosp, a BM compareceu ao local, onde um homem havia sido denunciado por estar efetuando disparos de arma de fogo em via pública. Ao constatar a veracidade das informações, os policiais encaminharam o sujeito à Delegacia de Polícia, onde foi feito flagrante. 
Ao ser indagada quanto a arma, a esposa do acusado disse ter sido surpreendida com a existência da arma.

Na cibrazém é assim: Foi “copar” e levou chumbo

Um homem foi baleado ontem à tarde, por volta das 15h, na área do bairro Cidade Nova conhecida como Cibrazem. Éverton Cristiano Rocha, de 24 anos, teria sido atingido por um tiro feito por um integrante da conhecida gangue UDP. 
Conforme o relato feito pela vítima, ele passava pelo local quando avistou dois jovens debruçados em cima de um muro. Ao cumprimentar a dupla, disse: “olha esses roubos ai”, ao que os indivíduos resolveram lhe “passar fogo”. Apenas um tiro atingiu Éverton. A Brigada Militar fez buscas aos autores até por volta das 18h, mas não obteve êxito. 
A vítima foi hospitalizada para retirada da bala que o atingiu no tórax.
Outra tentativa de homicídio também foi registrada na quarta-feira, quando um homem foi ferido com tiro no abdômen. Após ser atendido na Santa Casa, ele foi liberado, e revelou à Polícia o nome do autor, mas desconhece os motivos do fato.
Os crimes estão sendo investigados pela Polícia Civil.

Mais um barra-brava foi barrado em Uruguaiana

Três torcedores argentinos já foram impedidos de ingressar no Brasil para a Copa do Mundo em postos de fiscalização no Rio Grande do Sul, na fronteira entre os dois países, informou a Polícia Federal (PF). Os casos foram registrados na quinta-feira (12) em cidades de Uruguaiana e Porto Mauá. 
De acordo com a PF, em Porto Mauá, dois argentinos se apresentaram como turistas que vinham de Buenos Aires com destino ao Rio de Janeiro. Durante a fiscalização, porém, a dupla teria apresentado versões confusas sobre a viagem e acabou impedida de entrar no país.
O outro caso ocorreu durante a madrugada em Uruguaiana, na fronteira com a cidade argentina de Paso de Los Libres. Lá, um torcedor foi barrado por ter suposta ligação com os barra bravas, como são conhecidas as facções violentas das torcidas dos times argentinos. O homem de 40 anos, que não teve a identidade revelada, viajava em um ônibus de linha que faz o trajeto Buenos Aires-Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Ao passar pelo controle migratório, os policiais federais constataram que seu nome constava em um banco de dados de torcedores com histórico de violência entregue pelas autoridades argentinas à polícia brasileira. Antes disso, outro argentino já havia sido detido e deportado pela polícia local.

190 em ação

Cão sem proteção
Um morador da Rua Feliciano Ribeiro fez registro contra a vizinha por causa de um cão. Segundo ele, a vizinha permite que o cão de grande porte saia para rua sem proteção e na manhã de quarta-feira, ele invadiu sua residência e mordeu a sua mãe, que foi levada ao Pronto Socorro. 

Arrombamento
Mais uma escola foi alvo dos bandidos. Desta vez o ataque foi a Moacyr Pereira Jacques. Para entrarem, os marginais quebraram uma janela. A direção não constatou a ausência de materiais, apesar do arrombamento.

Perturbação do sossego
Uma mulher também prestou ocorrência contra os vizinhos, na Sete de Setembro, por volta das 13h de quinta-feira. Segundo ela, os vizinhos passaram o dia inteiro soltando rojões em direção a sua casa e escutando música e som alto. Disse que procurou a polícia, pois não conseguiu resolver o problema amigavelmente. 

Maria da Penha
Uma briga de família acabou em Maria da Penha na tarde de quinta-feira. Pai e filha discutiram e entraram em vias de fato, sendo que ele ficou com um corte e ela com escoriações.

Tráfico
Um menor de idade foi apreendido por tráfico de drogas na manhã de quinta-feira, na Rua Borges da Costa. Após denúncia de moradores das proximidades, a Polícia patrulhou aquela área da cidade, chegando á identificação de um sujeito que portava três papelotes de maconha.

Santana tem excesso de aluno por turma

O Sindicato dos Professores RS/Sinpro, publicou no site Limite de Alunos por Turma o levantamento sobre o excesso de estudantes em sala de aula praticado por instituições do ensino privado no estado, no primeiro semestre de 2014. O estudo mostrou turmas em escolas de educação básica.
Desde 2010, o Sindicato vem monitorando as instituições de ensino e denunciando o excesso de alunos por turma como fator de adoecimento dos professores e de prejuízo à qualidade do ensino. O levantamento foi feito junto aos professores do ensino privado que, por um formulário eletrônico enviado pelo Sinpro/RS, indicaram as turmas com o problema.
No site desenvolvido pelo Sindicato para a campanha, pais, estudantes e a comunidade em geral também podem se manifestar sobre o assunto. 
Em Uruguaiana, a escola particular com excesso de alunos é o Santana. O foi levantamento realizado no primeiro semestre de 2014.

Painel Ed.2305

Em foco: Banda Municipal

Durante a fria manhã desta sexta-feira, 13/6, a entrega da Campanha do Agasalho, ocorrida no Ginásio Municipal, foi animada e aquecida pelas belíssimas canções tocadas pela Banda Municipal.

Nova presidência 

Zila Fidel foi eleita a nova presidente do 21º Núcleo do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul, localizado em Uruguaiana. Na fotografia, a presidente aparece ao lado de Glaci Weber, que também já ocupou este cargo. Todos os núcleos do CPERS elegeram novas representantes.

Limitação I
O Sindicato dos Representantes Comerciais de Santa Rosa está proibido de cobrar contribuição sindical acima de R$ 5,70 por sindicalizado. Caso contrário, terá de pagar multa de pelo menos R$ 5 mil por profissional prejudicado e a cada oportunidade em que for constatado o descumprimento da obrigação de não fazer.

Limitação II
As determinações partiram do juiz Cláudio Roberto Ost, titular da 1ª Vara do Trabalho da cidade, ao condenar o sindicato na Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho.

Não vai rolar
Ainda sem presidente, a Comissão de Carnaval não terá condições de realizar o Seminário de Preparação para o Carnaval 2015, que estava marcado para este sábado.

Turista
Os turistas estão sendo muito bem recebidos em Uruguaiana. A Prefeitura disponibilizou centros de atenção do turista, com informações aos estrangeiros que conseguirem entrar na cidade em razão da Copa do Mundo.

Karatê
A secretaria de Esportes e Lazer segue oferecendo gratuitamente a população o projeto Karatê Além do Esporte, da Fundação Gaúcha de Carate e Moacir Quevedo (im). As aulas são em quatro polos, em horários variados: Centro Esportivo Zona Leste, Ginásio Municipal, Cova da Onça e Ilha do Marduque.

Indesejada
Uma visitinha indesejada passou pela Prefeitura nesta semana. De tão indesejada, nem recebida foi. Schneider não comenta, mas ela veio pedir bexiga em nome do Chefe.

PT
O presidente estadual do PT, Ary Vanazzi estará hoje em Uruguaiana. A partir das 9h, ele estará reunido com seus “cumpanheiro” na Câmara de Vereadores.

Dança árabe
No próximo dia 20/6, das 22h às 0h, será realizado o Gala Show da VI Expo Árabe de Radam, evento que reunirá 200 bailarinos, em sua primeira apresentação no Brasil. O objetivo da Expo é a difusão da cultura árabe na América do Sul.

Precoce
Na próxima quinta-feira, 19/6, às 17h e às 19h, acontecem apresentações da comédia adulta Antes de Abrir a Porta. Com direção de Paulo Melo, o espetáculo aborda a gravidez precoce e o uso de preservativo. As apresentações ocorrem no teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, e o ingresso custa R$ 5.

Retribuindo I
Falando em Campanha do Agasalho, a Câmara de Dirigentes Lojistas, com cerca de 400 associados, mostrou o tamanho do seus corações fazendo uma superdoação de 100 cobertores, ou ¼ de cobertor por associado, ou ainda, reuniu 4 associados para doar um cobertor.

Retribuindo II
A ‘poderosa’ Sapatolândia também fez sua parte. Mesmo com 5 lojas na cidade, doou 17 cobertores, mais de 3 por loja.

Retribuindo III
Na P&S, cada cobertor custa R$ 14, com ou sem impostos.

Corredor para turistas I
Desde o início de junho, é fluxo de estrangeiros que ingressam no país é intenso nas cidades de fronteira no Rio Grande do Sul. Só por Uruguaiana, entraram 1.770 turistas de outros países nos 10 primeiros dias do mês, conforme balanço da PF. Nos 30 dias do mesmo mês no ano passado, foi computado o ingresso de 2588 pelo local.

Corredor para turistas II
A grande maioria dos visitantes que entraram no Brasil pelo Rio Grande do Sul é formada por argentinos. São 1473 até o momento. O país que está em segundo na lista, divulgada pela PF ao GloboEsporte.com, é o Chile, com 177. Os vizinhos Uruguai e Colômbia vem logo atrás com 33 e 12, respectivamente. Ainda ingressaram no país: mexicanos, britânicos, franceses, peruanos, paraguaios, entre outros.

Santander
O Banco Santander foi condenado pelo Tribunal de Justiça do RS a pagar indenização por danos morais e materiais de R$ 9,5 mil – R$ 6 mil por danos morais – referente a seis saques, totalizando o valor de R$ 3,5 mil, que foram efetuados em sua conta. O correntista disse não ter sido o autor dos saques e ingressou com ação de ressarcimento e danos morais.

Padronização
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fixou prazos para padronizar os sistemas usados nas Justiças Federal, estadual e do Trabalho. A Justiça Federal terá até o dia 18/8 para executar a tarefa. O prazo para a Justiça estadual se encerrará no início de julho. Já a Justiça trabalhista terá seis meses a contar de julho. Após o processo, haverá uma única versão do Processo Judicial Eletrônico (PJe), com atualização automática para todos os tribunais.