segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Partidos devem respeitar cota de gênero

Os partidos políticos ou coligações devem respeitar o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada gênero para os cargos proporcionais. A exigência só passou a valer a partir de 2009, quando houve a sanção da primeira minirreforma eleitoral. O texto original da Lei das Eleições previa apenas a reserva de vagas para a participação feminina.
No caso de descumprimento dessa cota, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ao analisar o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP), pode intimar o partido ou a coligação para, em até 72 horas, sanar a irregularidade, apresentando novos candidatos que atendam à norma. Se não sanada a irregularidade, o DRAP será indeferido pelo TRE. Mas ainda pode haver recurso da decisão.

Prefeitura faz lançamento da feira das etnias

Acontece entre os dias 10 e 12 de outubro a I Feira das Etnias – Uruguaiana de todos os povos, promovida pela Prefeitura Municipal, através da secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho. O evento será realizado na praça Rio Branco. Participarão o Movimento Negro, o Lions Clube, que representa a etnia Alemã, o Lions Clube, que representa a etnia alemã e a Sociedade Árabe-Palestina, que representa a etnia árabe-palestina.
O lançamento do evento, ocorreu no foyer do Teatro Rosalina, na noite de 11/9, reunindo as entidades participantes, autoridades e convidados. O prefeito Luiz Augusto Schneider falou que o projeto tem o objetivo de integrar as comunidades e lembrou a recente criação do Gabinete Municipal de Promoção da Igualdade Racial – o primeiro do Estado, fora da região metropolitana.

Marcelo Lemos retoma trabalho na câmara

O vereador e candidato a deputado estadual pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Marcelo Cardoso Lemos, mal se licenciou da cadeira na Câmara e retornou ao posto. Conforme ele, a decisão tem como principal motivo “não deixar a Câmara sem um vereador”.
A primeira suplente do Vereador, Liliane Repiso Riela manifestou interesse em não assumir o cargo. Outros dois suplentes tiveram problemas em razão de troca de partido.
Lemos ficou uma semana afastado da Casa Legislativa e retornou os trabalhos nesta sexta-feira, 12/9, quando ocorreu uma sessão extraordinária para votação de três projetos do Executivo. O parlamentar participou das três votações, cujo primeiro turno ocorreu na quinta-feira, 11/9.

Califórnia da Canção Nativa: Califórnia é lançada e executivo assina convênio para repasse financeiro


A 38ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul foi oficialmente lançada em Uruguaiana nesta sexta-feira, 12/9, durante ato formal no Salão Nobre da Prefeitura. O evento é realizado pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sinuelo do Pago e Fato Singular Projetos Culturais e Eventos, com apoio, inclusive financeiro, da Prefeitura Municipal.
O apoio financeiro acontece através de um convênio, que passou pela Câmara de Vereadores e foi aprovado pelos parlamentares. De acordo com o projeto, o valor a ser destinado á Califórnia, de acordo com o cronograma da secretaria da Fazenda. Será repassado R$ 85 mil, mesmo valor que foi alcançado em 2013, na 37ª edição do evento.
O evento recebe recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), porém, os repasses não cobrem os custos do evento, razão pela qual se fez necessário o apoio do município. A assinatura do convênio foi feita durante o ato de lançamento da Califórnia, pelo prefeito Luiz Augusto Schneider.
Também foi apresentado o presidente da 38ª edição da Califórnia, professorv Luís Machado Stábile, que ressaltou a importância do evento e o apoio do Executivo. Também compondo a mesa principal, o secretário de Cultura, Rubens Montardo Junior falou sobre a historia da Califórnia, desde sua fundação, em 1971. Schneider lembrou o sucesso do evento no ano passado e destacou que o mesmo traz benefícios a Uruguaiana em vários aspectos, inclusive no econômico, pois movimenta o comércio e traz um grande número de turistas para o município nos dias do evento.

Prefeito empossa novo Conselho Municipal do Fundeb

O prefeito Luiz Augusto Schneider deu posse nesta quinta-feira, 11/9, ao Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A posse ocorreu no Salão Nobre, com a presença do secretário de Educação, Francisco Robalo, e da então presidente, professora Dirce Gracioso.
O novo presidente é o professor Emerson Barreto Ortiz, que no Conselho representa os diretores das escolas municipais de ensino fundamental e, a vice-diretora é Mirian Cristina Pinheiro Ramos, que representa o Conselho Municipal de Educação. São integrantes titulares ainda: Lissara Bittencourt Fagundes e Shirla Adriana Souto Jacques (secretaria de Educação); Guilherme Brum Fagundes (professores das escolas municipais de ensino fundamental); Leocádia Picoli (diretores das escoals municipais de educação infantil); Fabio Rosa Telles (funcionários das escolas municipais); Marielle de Cássia Pilar Rodrigues e Paulo Adir Delgado Mercant (pais ede alunos das escolas municiapais); Rodrigo Soares e Izaura de Freitas Paz (estudantes da educação básica); Margaret Mezadri (Conselho Tutelar) e Alice Andéia Nunes (associação de bairros).
Na ocasião, Schneider destacou a importância dos conselhos, que segundo ele são “formas de transparência e de extrema ajuda para a administração municipal”. Ele desejou um bom trabalho aos novos conselheiros, que ficam no cargo por dois anos, e agradeceu a Dirce Gracioso e demais membros da gestão anterior, pelo trabalho desempenhado.

Vereadores aprovam mini-reforma tributária


Os projetos de readequação da taxa do lixo, readequação da taxa de contribuição de iluminação pública e de instituição da contribuição de melhoria, foram aprovados pela Câmara de Vereadores na manhã de ontem, 12/9. Os projetos, de autoria do Executivo, já tinham sido apresentados em 2013, quando foram rejeitados pelo Parlamento.
Encaminhados pela segunda vez, os projetos passaram por significativas alterações e, após a apresentação, um intenso trabalho de conscientização sobre a necessidade das alterações foi realizado, com destaque para a atuação do assessor legislativo, Rogério de Moraes.
No caso do lixo, trata-se de uma readequação na forma de cálculo do valor a ser pago. Atualmente, o valor é calculado com base na matrícula do imóvel, o que faz com que não haja diferenças entre imóveis de uso residencial e de uso comercial, além de não levar em conta o tamanho de cada um. Com o projeto, é a destinação e a área construída que definem o valor. Para os moradores, muito pouco altera. A compensação é feita pelos estabelecimentos comerciais, para quem a taxa irá subir. Sem o projeto, o Executivo tem um déficit mensal de R$ 129 mil, que terá fim com o novo projeto.
Contribuição de Melhoria
A contribuição de melhoria é a ajuda dos moradores para custear as melhorias que irão valorizar seu imóvel. Tal contribuição, em forma de taxa, é paga após a realização da melhoria, que só pode ser feita com a aprovação dos moradores.

Centelhas da Chama serão distribuídas neste sábado

O presidente da Comissão Organizadora dos festejos Farroupilha, Renato Rodrigues e o Coordenador do CTU, Ricardo Lima acompanham o grupo que conduz a Uruguaiana a Chama Crioula. O grupo de cavalarianos partiu do marco das Três Divisas e chega a Uruguaiana na tarde de hoje, quando as entidades receberão uma centelha do fogo. A entrega neste ano inicia às 18h. O local da entrega continua sendo a Praça Farroupilha. O presidente da Comissão chama a atenção dos tradicionalistas para as questões de segurança. Ele lembra o perigo existente em função do trânsito de cavalos na pista e pede que os patrões orientem os participantes das atividades, em relação a participação das crianças nas atividades. Renato ressalta que as crianças menores de 12 anos não poderão desfilar sozinhas no dia 20.

MPT reúne-se com órgãos públicos para tratar de piores formas de trabalho infantil

O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) participou de reunião no Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA), subordinado à Polícia Civil, junto com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O objetivo do encontro foi o de tratar questões de interesse comum atinentes ao combate ao trabalho infantil, especialmente as piores formas, como exploração sexual de crianças e adolescentes e envolvimento de menores com tráfico de drogas, sobretudo as denúncias recebidas por meio do “Disque 100”.
Participaram da reunião o coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT, procurador do Trabalho Roberto Portela Mildner, acompanhado da servidora Vitória Raskin, o diretor do DECA, delegado de Polícia Andrei Luiz Vivan, e a inspetora de polícia e psicóloga Suzana Braun, mais o coordenador estadual do Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil do MTE no RS, auditor-fiscal do trabalho Roberto Padilha Guimarães. Conforme o procurador, “foi destacada a importância de estreitar os canais de comunicação entre os órgãos públicos envolvidos, assim contribuindo para fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes”.
Também foi salientada a necessidade de priorização de atendimento das solicitações ministeriais de diligências.

Ponte do Ibicui fechará neste domingo

A Ponte sobre o Rio Ibicuí, na BR 472 será bloqueada no próximo domingo, dia 14 de setembro das 7h às 19h, segundo o DNIT. 
O fechamento ocorrerá em função da manutenção programada e preventiva do pavimento da ponte. Importante salientar que se houver chuva o serviço não poderá ser realizado nesta data.
No mês de julho, durante a enchente que atingiu a fronteira oeste, a Ponte foi interditada por mais de 50 horas devido a problemas apresentados na estrutura. A água chegou a cobrir a pista na oportunidade. 
O municípios de Uruguaiana e Itaqui buscam através de seus representantes, a construção de uma nova ponte sobre o rio.

Secretária de Saúde do RS visita Santa Casa


Como um agradecimento especial da Provedoria do Hospital da Santa Casa de Caridade, a secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, recebeu na manhã de sexta-feira (12), em Uruguaiana, o crachá funcional da instituição de saúde. A distinção entregue pelo provedor Gennaro Alfano, foi a demonstração pelo apreço ao trabalho desenvolvido pela Secretária diante dos inúmeros pleitos e reivindicações elencados nos últimos meses e encaminhados pela equipe da Secretaria Estadual de Saúde, em benefício do hospital que é de referência regional.
A recepção foi acompanhada por gestores de saúde, corpo técnico e clínico da Santa Casa, além de funcionários da instituição hospitalar. Durante o evento, foi realizada pelo administrador do Hospital, Geovane Cravo, a apresentação do plano diretor, que prevê uma série de obras de ampliação da estrutura física da Santa Casa.
De acordo com a explanação do Administrador, um investimento de cerca de R$ 32 milhões será necessário para concretizar o planejamento assinado pela Marconi Engenharia, de Caxias do Sul. O valor será concretizado a partir de recursos oriundos dos Governos Federal e Estadual, além da própria contrapartida da Santa Casa de Caridade e de instituições parceiras.
O Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana recebeu entre 2011 e 2014 mais de R$ 10,5 milhões em incentivos estaduais pela política de co-financiamento hospitalar da Secretaria Estadual da Saúde (SES). No ano passado, através de projetos e programas de Saúde do Município foram repassados mais de R$ 8,1 milhões, valor bem maior do que no ano anterior, que ficou em torno de R$ 3,3 milhões.
Durante sua exposição no evento, a secretária Sandra Fagundes, fez questão de salientar que atualmente passou-se de tratar um hospital como um lugar de referência em saúde e com a perspectiva de que pacientes terminais o utilizem para tratamento e recuperação. “Deveremos trabalhar mais na promoção e na prevenção em Uruguaiana e região”, salientou Sandra Fagundes. Sobre prevenção a Secretária disse que as pessoas devem mudar procedimentos. “Devemos ter hábitos mais saudáveis na alimentação”, disse ainda, ao referir-se que o paciente deve se acostumar a consultar mais e a prevenir problemas de saúde antes que se instalem e venham a acarretar danos irreversíveis. “Uruguaiana tem feito o seu dever de casa, principalmente nos vários estímulos em termos de parcerias. O exemplo é a Santa Casa de Caridade”, finalizou, referindo-se a celebração dos vários investimentos com as esferas governamentais desenvolvida em Uruguaiana.
Somente em 2014, até o mês de agosto, o hospital recebeu como repasses da Secretaria o valor de R$ 6,5 milhões, como verba oriunda do Fundo Estadual da Saúde (FES). O montante, de acordo com a secretária Sandra Fagundes, é referente a investimentos destinados à atenção básica, linha de cuidado e especialidades, entre outros.
Durante o início da manhã, a secretária Sandra Fagundes, acompanhada do administrador Geovane Cravo, fez uma visita de trabalho às instalações do Hospital, onde pode constatar o que vendo realizado de investimentos diretos nas estruturas do HSCC. 
Ainda pela manhã, a Secretária foi recebida pelo prefeito Luiz Augusto Schneider.

STF quer informações sobre corte no aumento de salários para R$ 35 mil para Ministros

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu informações à Presidência da República sobre o corte na proposta de aumento de salário aprovado pelos ministros da Corte. A manifestação faz parte do mandado de segurança no qual a Procuradoria-Geral da República (PGR) quer obrigar o Poder Executivo a incluir a proposta de aumento no Orçamento Geral da União de 2015.
De acordo com decisão da ministra, a Advocacia-Geral da União (AGU), órgão que representa a Presidência na Justiça, terá dez dias para se manifestar. “Admitida a relevância do tema, entendo presentes fundadas razões para solicitar à autoridade coatora que preste as necessárias informações, em dez dias, a partir das quais examinarei os pedidos de liminar, com ou sem aquelas.”, disse a ministra.
No mandado de segurança, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pede que o Supremo determine a inclusão do reajuste na proposta original, sem modificações. Caso a concessão de liminar não seja possível, o procurador pede que a tramitação do Orçamento seja paralisada.
Conforme a proposta aprovada pelo Supremo, a partir do dia 1º de janeiro do ano que vem, os ministros do STF passariam a ganhar R$ 35.919, caso o reajuste fosse aceito pelo Congresso Nacional. O salário atual é R$ 29.462. Para calcular o aumento, os ministros levaram em conta a recomposição inflacionária de 16,11%, referente ao período de 2009 a 2014. A proposta também contempla os servidores do Judiciário.
Outro reajuste para os ministros está previsto para o dia 1º de janeiro de 2015, de acordo com a Lei 12.771, de 28 de dezembro de 2012, que definiu o valor dos vencimentos dos ministros até 2015. Os vencimentos vão passar para R$ 30.935.
O Ministério do Planejamento afirma que, em respeito à autonomia dos Poderes, as propostas originalmente encaminhadas pelo Judiciário e pelo Ministério Público da União foram encaminhadas em anexo ao texto enviado ao Congresso, para conhecimento final e deliberação sobre a matéria.

Numero de demissões foi maior que contratações no mês de agosto no RS

Pela primeira vez desde 2005, o nível de emprego para o mês de agosto fechou negativo no Rio Grande do Sul. Foram 1.370 demissões a mais que o total de contratações. Só a indústria da transformação fechou com déficit de 6.099 vagas com carteira assinada. Os únicos desempenhos positivos vieram da Agropecuária, do Comércio e do setor extrativo mineral. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados, hoje à tarde, pelo Ministério do Trabalho.
No acumulado do ano no Rio Grande do Sul, o saldo entre demitidos e contratados ainda é positivo, em 45,6 mil postos no mercado de trabalho. Para se ter uma comparação, em agosto de 2010, por exemplo, a economia gaúcha criou 15,6 mil vagas e, no ano anterior, 10.983.
Entre as cidades gaúchas com mais de 30 mil habitantes, as que tiveram os maiores resultados negativos foram, nessa ordem, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Rio Grande, Caxias do Sul e Cachoeirinha. Porto Alegre teve o melhor resultado positivo, seguida de Vacaria, Santa Maria, Bento Gonçalves e Lajeado.
No Brasil, a geração de empregos fechou positiva em 101,4 mil vagas em agosto. 
Esse é o resultado mais tímido desde 2004. Mas o governo federal minimizou a comparação dizendo que teve, em agosto, o melhor desempenho do nível de emprego dos últimos três meses.
O ministro do Trabalho, Manoel Dias, lembrou que, desde janeiro, o País soma 751,4 mil novos empregos e se firma como um dos poucos países do mundo a continuar ofertando trabalho, mesmo em meio a uma das piores crises internacionais da história.

Associação do Paraná pede fim do voto de quem tem BF


Ideia debatida na internet, o fim do voto para quem recebe o Bolsa Família se tornou polêmica no Paraná. A associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, município com 334 mil habitantes entregou documento com a proposta aos candidatos a cargos do Legislativo.
O texto pede a suspensão do direito ao voto para beneficiados de qualquer programa de transferência direta de renda, nas esferas municipal, estadual ou federal.” Apesar de não citar o programa do Governo, o pedido já provocou reações, por que fere direitos previstos na Constituição. Também é visto como uma forma de atingir a candidatura de Dilma Roussef (PT), já que a intenção de voto para ela de beneficiários do programa é de 54%, enquanto os outros nos eleitores está em 37%.

Presidente do Tribunal de Justiça assume Governo do Estado


O governador do Estado, Tarso Genro, sai de licença, na próxima segunda-feira, para se dedicar exclusivamente à reeleição. A Assembleia aprovou o pedido ainda na semana passada.
Como o vice Beto Grill e o presidente do Legislativo, Gilmar Sossella, concorrem a vagas na Câmara Federal e na Assembleia, respectivamente, o cargo vai ser preenchido pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador José Aquino Flores de Camargo até cinco de outubro, data do primeiro turno. A Lei Eleitoral impede que Grill e Sossella assumam o cargo nos meses antes do pleito.
Havendo segundo turno, Tarso pode estender a licença, que não é remunerada, até o fim da disputa.

Exportações gaúchas caem 26% em agosto


As exportações do Rio Grande do Sul somaram US$ 1,75 bilhão em agosto, o que representa uma queda de 26,1% em comparação com o mesmo mês de 2013. A China, principal parceiro comercial, influenciou nesse resultado ao diminuir em 47,1% as compras de soja, levando a uma desaceleração de 50,3% dos produtos básicos. Já o recuo de 9,1% nas vendas externas do setor industrial, que somou US$ 1,25 bilhão, foi determinado principalmente pela queda nos pedidos da Argentina e dos Estados Unidos: 32,8% e 8,8%, respectivamente. Essa foi a sétima retração consecutiva da indústria gaúcha.
As fortes perdas industriais vieram dos setores de Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias (-32,1%) e Máquinas e Equipamentos (-25,2%), ambas impactadas pelo país vizinho. Já o segmento de Produtos de Metal (-19,0%) sofreu com a menor demanda norte-americana. Outros desempenhos negativos ficaram por conta de Materiais Elétricos (-44,4%) e Tabaco (-20,1%). Já os avanços ocorreram em Coque e Derivados de Petróleo (26,3%), Couro e Calçados (18,4%) e Produtos Químicos (14,0%). Das 25 categorias industriais, somente oito apresentaram alta, enquanto 12 diminuíram e cinco registraram estabilidade.
Ainda em agosto, as importações do Estado tiveram redução de 20,8%, atingindo US$ 1,30 bilhão, ante o mesmo mês do ano passado.
Acumulado
De janeiro a agosto, as exportações gaúchas geraram US$ 12,61 bilhões, significando uma queda de 18% em comparação ao mesmo período de 2013.
Desse total, o setor industrial vendeu US$ 8,71 bilhões, uma perda de 21,1%. Dos recuos, os mais expressivos foram em Metalurgia (43,5%), Tabaco (28,6%), Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias (25,5%).

Assalto próximo a “árvore dos enforcados”

Dois homens assaltaram um estabelecimento comercial, por volta das 17h de quinta-feira, próximo ao ponto conhecido como Árvore dos Enforcados. A dupla chegou ao estabelecimento numa motocicleta e armada de revólver anunciou o assalto. A funcionária do estabelecimento entregou a dupla a quantia de R$ 400 que estava no caixa e os maços de cigarro que estavam no mostruário. Em seguida a dupla fugiu em direção ao “Beco da Guampa”. 
O caso atendido primeiramente pela Brigada Militar, agora é apurado pela Polícia Civil.

Brigada Militar prende foragido


A Brigada Militar prendeu mais um foragido nesta semana. 
O sujeito de iniciais M. A. G. C. foi preso no Bairro São João e segundo a Brigada Militar, não reagiu a abordagem. 
O mandado da justiça foi cumprido na tarde do dia 9, pelos policiais do Policiamento Ostensivo.

Brasil tem 2 milhões de viciados em crack

De acordo com avaliação do deputado federal Osmar Terra (PMDB/RS), o Brasil tem cerca de 2 milhões de dependentes de crack, o que se caracteriza como o maior problema de saúde pública, que começou a ser agravar a partir de 2006. 
O parlamentar afirmou que o número de dependentes do crack cresce de forma descontrolada. Avalia-se que no Brasil existam 2 milhões de usuários, vivendo em situação de risco. Este é o maior problema de segurança e saúde pública no Brasil. Uma verdadeira epidemia.
Terra é autor do projeto de lei 7663/2010, aprovado na Câmara e em análise no Senado.
O texto prevê aumento da pena para traficantes, incentivo oficial para as comunidades terapêuticas e a instituição da internação involuntária para dependentes químicos em crise.
Osmar Terra avalia:
- A oferta de drogas pesada, como o crack, é agravada por nossas fronteiras por onde entra a cocaína vindas de países produtores como Bolívia, Colômbia. O preço de mantém estável e isto facilita o tráfico. É preciso combater este problema com uma legislação rigorosa.
HOMICÍDIOS
Ex-secretário de Saúde do Rio Grande do Sul durante oito anos, Terra criou o primeiro programa de enfrentamento do crack avalia:
- Mais da metade dos homicídios estão ligadas direta ou indiretamente ao tráfico de drogas, especialmente ao crack. 
Seja na luta entre facções de traficantes, seja pelas dívidas de usuários ou de pessoas que são mortas em assaltos praticados por drogados.
O projeto de lei prevê a internação involuntária do usuário. O parlamentar lembra que no Brasil existe a internação compulsória, que depende de uma ordem judicial e que leva tempo para ser obtida:
- A pessoa que já vendeu tudo o que tinha, agora rouba; vive na rua comendo restos de comida, ameaça a família em busca de dinheiro, não tem mais livre arbítrio – diz Terra. Os familiares poderiam recorrer a um psiquiatra que solicitariam a internação imediata desta pessoa que, na “fissura” da droga não tem condições de decidir nada. Primeiro ele seria desintoxicado, e depois se veria ele quer continuar ou não tratamento.

Traficantes são presos pela Brigada

Dois homens foram presos acusados de tráfico de drogas na tarde de ontem pela Brigada Militar, em Uruguaiana. A ação ocorreu na Rua 24 de Maio, onde após o monitoramento do Setor de Inteligência da Brigada, policiais do Policiamento Ostensivo e POE realizaram a abordagem. No veículo Uno conduzido pela dupla, a Polícia encontrou dois tijolos de maconha e apreendeu o celular contendo informações que servirão para a investigação agora assumida pela Polícia Civil. 
Conforme a Brigada, a P2 trabalha chegou aos traficantes, ao verificar denuncias de tráfico de drogas na Barragem. A dupla estaria levando drogas de Uruguaiana para lá.

Quero Quero sofre novo ataque

Depois de ter sido alvo de mais um assalto na semana, a loja Quero Quero sofreu novo ataque na tarde de quinta-feira, só que desta fez os bandidos agiram do lado de fora da empresa. 
Conforme as informações, duas funcionárias da loja localizada na Rua Santana com Flores da Cunha, foram a uma lotérica efetuar um depósito de valores, quando foram então abordadas por dois homens numa motocicleta de cor escura. O fato ocorreu por volta das 15h. Apontando armas para as mulheres, eles anunciaram o assalto. De posse do malote, eles a ameaçaram dizendo que caso fossem identificados por elas para Polícia, suas famílias seriam prejudicadas. Eles chegaram a citar o endereço de uma das vítimas e fazer referência aos seus filhos. 
A Brigada fez buscas nas imediações, mas não encontrou a dupla. O caso foi repassado à Polícia Civil que também apura o assalto ocorrido na semana passada, quando dois assaltantes foram baleados pela PF, porém somente um preso. O outro ainda não foi identificado. O sujeito preso é conhecido como “Chuchu”, é da Cohab II e tem passagem pela Polícia por homicídio. Ele é apontado como autor da morte de um rapaz conhecido como “Pitéu”, seu desafeto.

Uruguaianense fica em estado grave após acidente em SC


O uruguaianense, Maurício Valls, de 25 anos, está hospitalizado em estado grave na UTI do hospital da cidade catarinense de Gaspar. Bombeiro naquela localidade desde 2012, ele é descrito pelos colegas como profissional exemplar, capaz de arriscar a própria vida para salvar o próximo.
Na noite da última quinta-feira, Valls e mais dois soldados se deslocavam para atender uma ocorrência na Estrada Geral do Arraial, em Gaspar, quando uma carreta com placas de Sananduva (RS) atingiu o veículo. Conforme relato da corporação e da Polícia Rodoviária Federal, a ambulância conduzida por Valls teria passado do local da ocorrência e tentava cruzar a BR-470 para retornar quando houve a colisão. O acidente ocorreu no Km 30 da rodovia, em Gaspar. 
Conforme o boletim médico divulgado pela unidade de saúde na tarde de sexta-feira, Valls foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seu estado é considerado grave. Ele está entubado e respira com ajuda de aparelhos. O bombeiro ficou preso às ferragens e, no momento do socorro, estava inconsciente, com suspeita de traumatismo cranioencefálico e politraumatizado.

190 em ação

Acidente 
Um motociclista relatou que trafegava com sua moto, pela Rua Bejamin Constant, sentido Norte – Sul, quando no cruzamento com a Rua General Canabarro, o veículo Ford Belina que trafegava no sentido contrário fez uma conversão a esquerda não tendo ele, tempo hábil de frear, vindo então a colidir na parte frontal do veículo. Com o impacto o motociclista caiu e a vítima ficou com dores na perna esquerda e braço direito. 

Acidente II
Em patrulhamento, a guarnição se deparou com um acidente de trânsito com danos materiais na Rua Dr. Maia, por volta das 12h20min, de segunda-feira. J. conduzia um veículo Chevette, quando colidiu com a traseira do veículo Corsa, conduzido por R. As partes entraram em acordo. 

Recuperação e veículo
Na tarde de segunda-feira, a guarnição fez contato com J.L.M. , a qual comunicou que já tinha feito registro do furto de seu veículo Ford Del Rey. Na quinta-feira, ela encontrou o veículo abandonado num pátio na Rua Bejamin Constant, acionando a BM. O veículo foi recolhido ao guincho para perícia.

Entorpecente na área rural
A guarnição da Patrulha Rural abordou J.A.F. na noite de segunda-feira, quando então durante revista pessoal, encontrou com ele um tijolo de substância semelhante a maconha na cintura. O homem foi preso em flagrante. 

Poste
Um poste de luz foi furtado de um frente a uma residência localizada às margens da BR 472, na madrugada de quinta-feira. Não há suspeitos da autoria do crime. 

Bebum 
Um homem foi preso por embriaguez na noite de quinta-feira, na Rua Joaquim Murtinho. A prisão ocorreu após denuncia feita à Brigada via Ciosp, quando testemunhas relataram que o sujeito estava agredindo uma mulher dentro de um carro. Lá chegando, o motorista tentou fugir e a mulher negou as agressões. O homem que estava bêbado, foi preso por embriaguez.

Painel Ed.2344

Em foco: Boa idéia

Uma idéia interessante foi aplicada em paradas de ônibus, colocadas pela Prefeitura Municipal em vários pontos da cidade. Na estrutura estão pintados os números de telefones de emergência. Uma boa idéia!

Rio Uruguai I
Nesta quarta-feira, 17/9, acontece a triagem para o IV Festival Temático do Rio Uruguai. O evento acontece no dia 11/10, na Associação dos Funcionários do Município de Uruguaiana (AFMU), a partir das 20h.

Rio Uruguai II
A premiação é de R$ 1 mil para o primeiro colocado, R$ 600 para o segundo e R$ 400 para o terceiro. Melhor Intérprete e Melhor Tema Ecológico também serão premiados, com R$ 300 cada, mais troféu.

Rio Uruguai III
O festival integra a programação da VIII Semana do Rio Uruguai, que acontece de sete a onze de outubro, com mostra de fotografia e concurso de redação e pintura, na sede da secretaria de Cultura.

Cursinho
Seguem sendo ministradas, pelo professor Leopoldo Nereo Romero Filho, aulas gratuitas de desenho, pintura e história em quadrinho. As aulas são realizadas nas terças e quintas-feiras, das 19h às 20h; e nas sextas-feiras, das 19h às 21h, na Biblioteca Municipal.

Farroupilha I
Acontece hoje, às 18h, frente à Casa do Tradicionalista, na Praça Farroupilha, a chegada da Chapa Crioula.

Farroupilha II
A localidade de Plano Alto recebe neste domingo, 14/9, o Desfile Farroupilha do Interior. A programação é coordenada pela Comissão Municipal dos Festejos da Semana Farroupilha, com apoio da Prefeitura.

Gol I
Aumento de impostos agora é readequação. Depois de acusarem Schneider de “aumentar impostos”, os vereadores reconheceram tratar-se de uma readequação justa e necessária. A aprovação unânime foi inédita, e o crédito é do secretário Rogério de Moraes, que também exerce a função de assessor legislativo.

Gol II
Foi um reconhecimento à determinação do Executivo pela busca do equilíbrio financeiro do município, sem demagogia e jogo de interesses. OLegislativo portou-se com um verdadeiro Poder, livre e independente, decidindo pelo interesse “de Uruguaiana”, não subjugado pelos desmandos e vaidades quenos colocaram na atual situação de penúria.

Sem noção
Durante a votação de um dos projetos que compõem a reforma tributária, a amiga do peito pediu reunião de bancada para ‘conhecer’ o projeto. O referido projeto ficou cem dias tramitando na Câmara e foi votado no limite do prazo. Será que não foi tempo suficiente para analisá-lo?

Sem Censura
Neste sábado, 13/9, às 19h, acontece no Teatro Rosalina Paldolfo Lisnoa, o Sarau Musical – Sem Censura, promovido pelo Sesc. Estarão se apresentando César Santos, K’nela Rios e Jamilson Rios.

Livro
O professor e escritor Pedro Xavier Duarte lança no próximo dia 25/10, o livro ‘Crônicas D’um Provinciano’. O lançamento acontece na Biblioteca Municipal, às 17h, com sessão de autógrafos.

Workshop I
O artista plástico Hermes Alejandro Arnutti Dela Porta, professor de pintura na Secult faz no dia 23/9, o workshop ‘Figura Humana – Proporções do Corpo Humano e Pintura de Retrato, às 18h30min no auditório da Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo.

Workshop II
No dia 30/9, o tema é ‘Animais – cavalos: Estudo das proporções, pelagem, crinas e cascos; no mesmo horário e local.

Tem chance?
O PP e seus grandes nomes é quem está “dominando geral”. Ronnie Mello e Luís Carlos Heinze podem acabar com os planos do Casal, já que, embora encontremos alguns cartazes e placas de Bete Brettas Felice pelas casas, são os progressistas que “estão com tudo”.

Tem chance? II
Vale a pena votar em Sanchotene para nos representar na Assembléia, onde não esconde que cumprirá meio mandato, para tentar nova eleição para Prefeito de Uruguaiana? Fala sério.

Tem chance? III
Se em Uruguaiana está tímida, nas redondezas a campanha do candidato Detran não sente falta de dinheiro. Aqui, ele está indo na carona dos dois candidatos à Câmara Federal, evitando assim, envolver os correligionários nos escândalos onde protagonizou.

Teatro
Entre seis e oito de outubro acontece o I Festival de Teatro Estudantil de Uruguaiana, com seis espetáculos de escolas da cidade. O idealizador e responsável pelo evento é o ator Christian Bonilha.

Brique
Amanhã é dia de Brique na Praça. O evento acontece a partir das 15h, na Praça Barão do Rio Branco, com feita de artesanato, apresentações culturais, pinturas, esculturas, brechó e produtos caseiros.