quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

54ª legislatura da AL toma posse esta semana

Os deputados estaduais eleitos no pleito de 2014 tomarão posse neste sábado, 31/1, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Dos 55 deputados que foram escolhidos pelo povo gaúcho para a 54ª Legislatura, 25 foram reeleitos. Cinco deles, porém, não cumprirão o mandato, uma vez que foram escolhidos pelo governador José Ivo Sartori para integrar o primeiro escalão do Executivo: Pedro Westphalen (PP), MIkiBreier (PSB), Lucas Redecker(PSDB), Gerson Burmann (PDT), e Ernani Polo (PP), que se elegeu pela primeira vez. 
Em seus lugares, deverão assumir Marcel Van Hattem (PP) e Kevin Krieger (PP), José Antônio Junior FrozzaPaladini, o Catarina (PSB); ZilaBreitenback (PSDB) e Juliana Brizzola (PDT).
Entre os novos nomes a compor a Assembleia está a atual deputada federal Manuela D’Avila, que fez a maior votação no Estado, com mais de 222 mil votos. O menos votado foi João Reinelli. Médico de Nova Prata, aos 40 anos ele foi eleito com nove mil votos e será o primeiro parlamentar do Partido Verde na AL. Tiago Simon, filho do senador Pedro Simon também está entre os novos nomes. Adilson Troca (PSDB) Silvana Covatti (PP), Gilmar Sossella (PDT), Mainardi (PT), Jorge Pozzobom (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT) estão entre os reeleitos.
No último dia 1/1, sete novos deputados assumiram o cargo, porém, ainda pela 53ª Legislatura. Eles eram suplentes e entraram na vaga de parlamentares que assumiram cargos no primeiro escalão do governador José Ivo Sartori. As atividades destes se encerram neste dia 31/1, com a posse da nova legislatura. Um deles, porém, continuará na Casa Legislativa, uma vez que foi eleito em 2014, para seu primeiro mandato. Ele é Gabriel Souza (PMDB), que entrou na vaga deixada por Giovani Feltes – agora secretário de Fazenda.

0 comentários: