quinta-feira, 23 de abril de 2015

Ed. 2439 - Painel

Futebol de Várzea em foco

Ocorreu neste domingo, 19/4, o primeiro jogo de campeonato esportivo comemorativo aos 150 Anos de Retomada de Uruguaiana na Guerra da Tríplice Aliança, que será comemorado em setembro. Três tradicionais equipes uruguaianenses estiveram em campo: Sá Viana, Uruguaiana e Ferro Carril; em três categorias: adulto, veterano e sub 15.

Que exemplo!
O vereador de Santa Maria, João Carlos Maciel da Silva foi condenado a seis anos e oito meses de reclusão. Na época em que presidiu o Parlamento, ele exigiu parte dos salários dos funcionários que exerciam cargos em comissão na Mesa Diretora. Eles eram coagidos a contribuir com o Programa Caminhão da Solidariedade, sob pena de serem demitidos. Em primeiro grau ele foi condenado a cinco anos de reclusão. No recurso, a sentença condenatória não somente foi confirmada, como houve o aumento da pena.

Palestra I
‘Finanças do Governo Estadual: Reformas para o Rio Grande e Perspectivas Políticas’ é o tema de palestra que será realizada na quinta-feira, 23/4, na programação da Expoutono.

Palestra II
Os palestrantes são: Gabriel Torres, graduado em Ciências Econômicas e mestre em economia aplicada pela UFRGS; Fábio Ostermann, formado em Direito pela UFRGS e mestre em ciências sociais/ciências políticas pela PUC/RS e Marcel Van Hattem, formado em relações internacionais pela UFRGS e mestre em ciências políticas pela Universidade de Leiden (Holanda).

Expoutono
Iniciou ontem, a Expoutono 2015. A programação, durante a tarde, no Parque Agrícola e Pastoril incluiu o 6º Remate de Produção da Estância Itapitocai

Agasalho
A abertura oficial da Campanha do Agasalho 2015 acontece nesta quinta-feira, às 15h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

ArrozFoi anunciado o local da 26ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre em fevereiro de 2016. O evento ocorrerá em Alegrete, no Parque de Exposições Doutor Lauro Dornelles, através de parceria entre a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e o Sindicato Rural de Alegrete.

Contas
Termina no próximo dia 30 o prazo para os partidos políticos apresentarem suas prestações de contas referente ao exercício de 2014. Os diretórios municipais devem apresentar a prestação nas zonas eleitorais – em Uruguaiana e Barra do Quaraí, na 57ª Zona, na Rua Júlio de Castilhos.

Ideal
Na programação da Expoutono, acontece o I Curso de Jurados Raça Ideal. A iniciativa é inédita e a programação será desenvolvida em duas partes: teórica, na quinta-feira, a partir das 9h; e prática, na sexta-feira, a partir das 9h.

Raiva
Um homem de 38 anos foi diagnosticado com raiva humana. O paciente está internado em Campo Grande, desde sábado. Ele é de Corumbá, interior do MS, e contraiu a doença por meio da mordida de um cachorro. Nos últimos anos o Brasil vinha se mantendo como exemplo de erradicação da doença.

Sessão
Na quinta-feira, 23/4, a sessão ordinária da Câmara de Vereadores será realizada no Polo Educacional Crespo de Oliveira, na localidade de Itapitocai, às margens da BR 472. Esta é a primeira sessão no interior do município, uma ação de descentralização das atividades do Legislativo, iniciada há alguns anos.

Prisões
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que permite o uso de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para a implantação e manutenção de berçário, creche e seção destinada à gestante e à parturiente nos presídios. A matéria será enviada ao Senado.

Noite da Pecuária I
Acontece no próximo dia 4/5, a 14ª Noite da Pecuária. O evento, organizado pelo Centro de Tecnologia em Pecuária da Universidade Federal do Pampa, em parceria com o Sindicato Rural visa integrar a universidade ao campo e criar um ambiente de discussão técnica de excelência em pecuária e levando novos conhecimentos aos produtores rurais.

Noite da Pecuária II
A primeira palestra da noite, “Tecnologias aplicadas à bovinocultura de corte na Fronteira Oeste do RS”, será ministrada pelo engenheiro Agrônomo Luiz Antônio Queiroz, consultor pecuário e diretor da Cooperativa Agrícola Uruguaiana. Na sequência, o professor Tiago Gallina, do curso de Medicina Veterinária da Unipampa falará sobre “Como resistir à verminose ovina”. O evento inicia às 19h e a entrada é gratuita.

ICMS I
Foi promulgada pelo Senado a Emenda Constitucional 87, oriunda da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 197/12, que fixa novas regras para incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas vendas de produtos pela internet ou por telefone. A sessão foi presidida por Renan Calheiros, presidente do Senado Federal.

ICMS II
A PEC, apresentada pelo senador Delcídio do Amaral (PT-MS), havia sido aprovada por unanimidade na quarta-feira, 15/4, pelo Senado, com as modificações feitas pela Câmara dos Deputados. Segundo a proposta, os estados de destino da mercadoria ou do serviço terão direito a uma parcela maior do tributo se o consumidor final for pessoa física.

0 comentários: