quinta-feira, 23 de abril de 2015

Passaporte do Pampa: Deputados debaterão travas à integração

Um requerimento para que seja realizada audiência pública, pela Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa, para debater as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros para ingressar na Argentina, principalmente na divisa entre Uruguaiana e Paso de los Libres, foi protocolada ontem, 22/4.
Os transtornos vêm ocorrendo em razão da Tarjeta de Transito Vecinal Fronterizo, criada em 2013 pela Argentina, buscando agilizar a entrada dos brasileiros em território argentino, e válida para todas as cidades que possuem fronteira entre os dois países. Com o documento, o brasileiro deixaria de realizar o processo de migração/imigração. Quem já havia encaminhado o documento e possuía o número de protocolo também estava dispensado do procedimento, porém, uma nova medida implantada pelo governo argentino passou a exigir o documento, em forma de cartão magnético. A emissão, no entanto, tem tido tempo médio de um ano.
Embora tenham ocorrido inúmeras reuniões entre o Executivo uruguaianense e o Governo de Corrientes, e entre os vereadores de Uruguaiana e Paso de Los Libres, visando maior integração entre os dois países e tendo esta como principal reivindicação, a cada dia, a burocracia para acesso de brasileiros ao país vizinho aumenta.

0 comentários: