quinta-feira, 21 de maio de 2015

Estação de Tratamento de Esgoto: Implantação de cortina vegetal inicia nas próximas semanas


A Odebrecht Ambiental inicia nas próximas semanas a implantação de uma cortina vegetal na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A ETE está localizada próxima a BR 472, distante cerca de quatro km do centro da cidade. O objetivo é, de forma sustentável, reduzir o odor gerado pelos gases emitidos pelas lagoas de estabilização no tratamento do esgoto. O investimento previsto é de R$ 350 mil.
Sete espécies de árvores nativas serão cultivadas, entre elas estão o Angico Vermelho, Ipê Amarelo e o Camboatá. “Para formar uma cortina verde é necessário o plantio de árvores de diferentes alturas. A padronização vegetal foi baseada em critérios de reflorestamento e paisagismo. Além disso, contempla os aspectos estéticos, de segurança, conservação e manejo da estação”, explica Magnólia de Jesus, engenheira ambiental da unidade.
A cortina verde ocupará uma faixa de 12 a 16 metros de largura em todo o perímetro do terreno da estação, e deve atingir a altura final dentro de alguns anos. O investimento atende a orientação dos órgãos ambientais e será realizado de acordo com as especificações exigidas.
A implantação de uma cortina verde também é uma forma de auxiliar a natureza a neutralizar os poluentes gerados pelos empreendimentos e a melhorar o paisagismo do local. “Em áreas degradadas, o cortinamento vegetal é implantado também como forma de atrair fauna e flora ao local, facilitando o desenvolvimento de vida silvestre e a reconstituição natural do local”, afirma Elígio Caon, gerente de operações da Odebrecht Ambiental em Uruguaiana.

0 comentários: